21 DE OUTUBRO – DIA DA ILUMINAÇÃO

Caro iluminado, 21 de outubro – dia da iluminação entenda porque foi escolhida esta data e como ela surgiu.

“Se fizéssemos todas aquelas coisas de que somos capazes, nos surpreenderíamos a nós mesmos.”

Thomas Edison

 

 

Em 21 de outubro de 1879, o americano Thomas Edison, “após testar em torno de 3.000 diversos materiais para criar filamento contínuo e duradouro”,  mostrou ao mundo a lâmpada elétrica incandescente, um novo produto que após energizado, conduzia energia para um filamento de carbono – feito por um fio de algodão carbonizado – fechado num bulbo de vidro (isolando o oxigênio), que tinha a capacidade de gerar uma luz visível.

Tal fato gerou grande evolução tecnológica, disputas como a “Guerra das Correntes” e o crescimento da Revolução Industrial.

cartilha de iluminação cênica

Na época de sua criação, foi elaborada para servir de luz residencial e com isso gerar investimento, ou seja, ser comercializada (foi a maior preocupação em que Edison passou horas estudando sobre a lâmpada), todos utilizavam velas ou a lâmpada a gás em sua residências, e claro que não foi tão bem aceito, em resposta a isso Edison disse que “No futuro, somente os ricos queimarão velas”; ele pensava além de seu tempo, citava frases como a seguinte:

 

“Um dia, o homem aproveitará a subida e descida das marés, aprisionará a energia solar e liberará a bomba atômica.” Thomas Edison

 

Thomas Alva Edison está entre os grandes gênios da sociedade moderna e dentre suas muitas genialidades, a lâmpada incandescente merece um prestígio enorme, mas neste não vou me preocupar em falar de princípios técnicos ou se é de sua legitimidade ter criado ou não a lâmpada, mas temos que parabenizar seu aniversário.

Mesmo que nesta data, 21 de outubro de 2016 – dia da iluminação, já tenhamos o uso da lâmpada incandescente abolido, permanecendo apenas as lâmpadas de filamento com gases halógenos pequenas para nossas residências (modelos PAR e AR) e na indústria do entretenimento seu uso ainda é muito frequente, em situações em que o LED ainda não é viável para a iluminação.

Deixo aqui algumas fontes e dicas de pesquisas sobre Edson, no qual me ajudaram neste breve post:

  1. livro: “Universo elétrico, a impressionante história da eletricidade” de David Bodanis, Editora Record, este livro recomendo, não somente por falar de Edison, mas também por citar a fantástica e curiosa história da necessidade da criação do “telefone” por Graham Bell, ficaram curiosos? Então é só buscarem.
  2. site: http://www.thomasedison.com/ , site oficial na web, contando diversas histórias e ricamente ilustrada com fotos de Thomas desde sua infância.
  3. site: http://www.edisontechcenter.org/ , site com muitas informações e história da iluminação, muito interessante para pesquisadores e curiosos sobre o tema.

Para última curiosidade, recebi um encarte institucional da TRUST Iluminação, no qual cita que:

“O dia da iluminação foi criado através de um projeto de lei elaborado pelo Sr. Evandro de Souza Rego Filho como homenagem ao dia da invenção da lâmpada incandescente.”

* O Sr. Evandro de Souza Rego é presidente da TRUST Iluminação, sua empresa foi inaugurada em 1974, conforme site: http://catalogodearquitetura.com.br/trust-iluminacao-coml-eletro-trus-ltd.html e pode ser visitada na Rua da Consolação, 2180/86 em São Paulo, capital.
 
Encerro o post com mais uma de suas célebres frases:

“Se quiser ter uma boa ideia, tenha uma porção de ideias.” Thomas Edison

 

LUZ SEMPRE.

cartilha de iluminação cênica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *