ESPECIAL DE PÁSCOA: curiosidades históricas

Amigo iluminado…

Esse post é um pouquinho longo, são apanhados que ouço há algum tempo, pesquisas de livros e internet, e, como muitos sabem, adoro falar sobre a história da humanidade e suas ligações adaptadas às suas crenças, filosofias, tradições, costumes e religião, e aqui manifesto um pouco mais sobre essa ligação do ser humano com seu pensamentos divinos, que começou bem lá atrás, quando o homem descobriu o fogo e ao sentar em votla da fogueira, iniciou suas personificações e rituais sagrados, agradecendo toda a natureza que o envolvia, por isso esse post especial.Explicando um pouco mais a relação que quero chegar: essa data surgiu no norte da Europa, para comemorar a chegada da Primavera, marcado pelo seu Equinócio, palavra derivada do latin aequus (igual) e nox (noite), que são períodos em que o dia e a noite são exatamente iguais em seu tempo de permanência no ciclo de 24 horas.

Esses ciclos astronômicos estiveram presentes nas mais diversas manifestações e cultos, desde os primórdios da civilização, foram responsáveis pela criação de calendários e festividades pelo mundo todo; equinócios e solstícios não só informam as chegadas das estações, mas também indicam grandiosas festividades e datas que foram agrupadas nesse calendário através da história, tornando-se tradições populares nas mais diversas culturas espalhadas pelo mundo.

Voltando mais uma vez na história, os povos pagãos do Norte Europeu (mais precisamente para antiga religião na Europa céltica e teutônica), para agradecer a chegada da Primavera e consequentemente que sua agricultura crescesse forte e abundante, realizavam rituais a sua deusa Ostara (lê-se Ostára), que em sua simbologia sempre aparece pintando ovos, ao mesmo tempo rodeada de coelhos, representavam “a vida nova” e a “procriação ou fertilidade”, vejam uma das representações da deusa abaixo e algumas explicações:

Ostara é tido como um momento de união e amor entre a Deusa (Lua) e o Deus (Sol), pois é um período de igualdade e equilibrio entre as forças da natureza. e isso indica também que é o momento ideal para fortalecer a energia de complementaridade ente homem e mulher. 
 
Histórias dos praticantes de Wicca contam que….
“Outra representação ao simbolismo é que um gentil coelho pedia favores a Deusa e em troca botava ovos, decorava-os e presenteava a Deusa com eles. Segundo uma lenda a Deusa, ficou maravilhada com a beleza dos ovos, e ficou tão contente que desejou que toda a humanidade pudesse compartilhar de tamanha beleza e alegria. Assim, o coelho começou a viajar por todo o mundo na época do Equinócio da Primavera, presenteando a todos com seus ovos decorados. “
 
As comparações da deusa Ostara com outras mitologias são:
na mitologia grega, a Deméter (deusa da Agricultura, que teve com Zeus a filha Perséfone)
 

na mitologia romana, é Ceres (deusa das “Plantas que brotam” e filha de Saturno e Cibele)

 
 

 

 

Aos praticantes da Wicca, são realizados rituais para a deusa Eostre, que representa a fertilidade, esta é considerada sagrada e celebram o nascimento da primavera e o “redespertar” da vida na Terra; reunem-se para rituais em volta das folgueiras, comemoram decorando ovos cozidos, desenhando neles símbolos mágicos, alguns são lançados ao fogo enquanto outros são enterrados como oferenda à deusa. Em outros lugares pintavam os ovos de Amarelo ou Dourado para honrar o deus Sol.

Vale a pena lembrar também. que na Ucrânia é uma tradição pintar à mão ovos de galinha, ganso ou codorna e darem como presentes, com o intuito de trazer boa sorte, fertilidade, fortuna e amor para que os recebe.

Na Inglaterra do século X, surge o costume de decorar ovos e darem de presente, e tinham o hábito de ofertar ovos banhados a ouro para amigos e aliados da corte, no reinado de Eduardo I (900-924).Para os Judeus, é comemorado o Pessach (do hebraico: passagem), é a Pascoa Judaica, que recorda a libertação do povo de Israel do Egito, narrado no livro de Shemot (ou Êxodo para os cristãos), e de acordo com a Torá (livro sagrado dos Judeus), o primeiro Pessach ocorreu há 3500 anos, quando Deus enviou ao povo egípcio as “10 pragas”, e antes da décima praga, Moisés foi instruído para que os hebreus sacrificassem um cordeiro e molhassem umbrais das portas com seu sangue, livrando-os das consequências da morte de seus filhos; adentrando a noite, os hebreus comeram a carne do cordeiro acompanhada de pão  ázimo com ervas amargas. A praga ocorreu mais uma vez, a morte anunciada assolou até mesmo o filho do Faraó, que temente a ira do povo e de Deus, liberta-os, dando início ao Êxodo, fato ficou instituído para todas as gerações o sacrifício do Pessach.

Percebam os nomes e suas assossiações linguísticas: Ostera deu origem a palavra inglesa Eastern (traduzida como Páscoa), e Pessach origem a palavra latina Páscoa.

A religião cristã adotou muito dos ritos citados das civilizações passadas para sua cultura, e comemorasse o mais importante ritual de sua religião, que é a ressuscitação de Cristo, que após ser julgado e condenado à morte na cruz, iniciasse sua triste saga, desde a traição de um de seus discípulos, que o entregou onde se reuniriam, passando pela sua passagem em súbida ao monte do Calvário; após sua morte por crucificação, é ressuscitado por Deus ao terceiro dia após sua morte.

Trecho bíblico de João capítulo 20 (1-8)

Outras curiosidades sobre a Páscoa que achei na net:

cartilha de iluminação cênica
Bem, acho que agora é desejar FELIZ PÁSCOA!!!
links de busca:
http://www.brasilescola.com/geografia/solsticios-equinocios.htm
http://www.bibliotecavirtual.sp.gov.br/especial/200704-pascoa.php
http://www.adeptus.xpg.com.br/ostara.html
http://www.rotadoagito.com.br/colunistas/valter_carmona/colunas/pascoa.htm
http://limiaretransformacao.blogspot.com.br/2011/03/equinocios-e-solisticios-carnaval.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal
http://www.biblia.com.br/biblesearch/?do=word&stringDeConsulta=Jo%E3o%2020:1-18&book=&chapter=&verse=&version=17&page=1&useDictionary=0&ajax=0&direct=
http://www.historiadigital.org/curiosidades/15-curiosidades-historicas-sobre-a-pascoa/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *