Iluminação cênica é diferente da iluminação comum

Ser iluminado!!!

Uma boa iluminação cênica voltada para os projetos em espetáculos para teatro é capaz de criar momentos e despertar emoções, como aquela meia luz de um jantar à luz de velas, utilizada para criar um ambiente romântico e despertar um clima sedutor em seus participantes; a total escuridão do momento do “parabéns para você”, quebrada apenas pela luz das velas do bolo de aniversário, uma coisa simples mas que tem a capacidade de transformar momentos.

Fala-se muito sobre a iluminação cênica para a arquitetura, em termos conceituais podemos dizer que a mesma forma de iluminação cênica para teatro é a mesma iluminação cênica para a arquitetura, claro que pensado para a situação e produtos bem diferentes dos que utilizados em termos de potência, fluxo luminoso, ângulo, incidência, cores, mas perceba que a fonte de luz é a mesma.

Se em momentos mais simples a iluminação possui tamanha importância imagine em apresentações de balé ou de dança em geral?
No cinema, a iluminação errada pode arruinar cenas importantes de um filme, já pensou se no clímax do filme o rosto dos atores estiver na penumbra e o telespectador não conseguir ver as expressões deles?

No teatro então a iluminação cênica apropriada possui uma importância vital, pois tudo acontece ao vivo, se a luz ficar forte demais pode acabar incomodando os atores e atrapalhando a atuação deles, ou se a luz ficar fraca demais, a plateia pode não conseguir visualizar a performance dos atores em sua totalidade.

Em apresentações realizadas nos teatros a iluminação cênica desempenha um papel primordial, pois não existe a possibilidade de se refazer uma cena ou de interromper a apresentação por conta de problemas com a iluminação. É justamente sobre isso que iremos tratar aqui, sobre a importância da iluminação para teatro.

Qual a diferença da iluminação cênica para teatro?

A maioria das pessoas está acostumada com a iluminação comum, presente em nossas casas e escritório, as quais não apresentam uma grande variedade nem dificuldades para manuseá-la, mas a iluminação para teatro possui uma infinidade de variações e cada uma tem uma utilização correta, podemos ter um contexto mais artístico em sua elaboração.

O profissional especializado em iluminação cênica para teatro sabe exatamente qual a luz apropriada utilizar em determinada cena, a iluminação correta pode auxiliar os atores a transmitirem as emoções desejadas, a temperatura ideal, o foco e a intensidade correta da luz podem transformar o cenário e as cenas que estão sendo realizadas ali.

Para quem desejar trabalhar com iluminação cênica para teatro saiba, primeiramente, que é necessário estudar e pesquisar muito sobre o assunto para poder transformar-se em um bom profissional.
Esse profissional dever ser especializado e conhecer a luz e a iluminação de forma técnica, teórica, estética e aplicada em diversos segmentos artísticos,  também deve ser atualizado e dedicado a conhecer e envolver-se com softwares, aparelhos e comandos digitais, pois com os constantes avanços da tecnologia, os equipamentos e as técnicas que o profissional utiliza estão sempre sofrendo mudanças e ele precisa se manter atualizado.
Saiba que isso demanda tempo, esforço, dedicação e também investimentos financeiros por parte de quem realmente quer especializar-se em iluminação, e ao contrário do que muitos pensam, esse profissional desempenha um papel de grande importância para todos os tipos de apresentações teatrais.
O que seria dos grandes musicais da Broadway, shows, museus, espetáculos de teatro e dança se não fossem os profissionais especializados na iluminação para teatro?

Com toda a certeza, esses musicais não teriam conseguido o sucesso que atingiram, e não seriam realizadas em vários países, alguns estão aí por anos e anos.

Tão importante quanto os cenários, os atores e as músicas, os estudos voltados à iluminação cênica apropriada, sem ela, todos as outras partes de uma apresentação teatral não possuem toda a magia que vemos quando assistimos à uma apresentação teatral.

Dizeres ‘preconcebidos’ como “é complicado”, ou “não gosto de mesas digitais”, ou “opero sem CUE, sou artista”, ou “teatro não precisa de luz de LED ou aparelhos robóticos”, e tantos outras frases podem ser descartadas para quem realmente quer ser iluminador para a área de teatro, esses ‘preconceitos’ já estão ultrapassados, é necessário a atualização constante e sem medo de agir.

Esses são alguns dos argumentos que sempre digo ao apresentar o meu desenvolvimento pela internet “Cartilha de iluminação cênica”, nele comento sobre assuntos que nenhum outro canal comenta abertamente, penso que já está na hora de quebrarmos alguns tabus de nossa profissão, por isso o convido a juntar-se e cadastrar-se no canal.

O canal é especializado em iluminação cênica, nele ultrapasso os pensamentos que é somente para o teatro, mas o apresento para a arquitetura, que tem ganhado e muito com as informações que apresento e cada vez mais arquitetos e engenheiros têm me procurado para auxiliá-los em seus projetos.

Venha também tornar-se um especializado em iluminação cênica, acesse abaixo para conhecer mais e receba as novidades:

cartilha de iluminação cênica

LUZ SEMPRE!!!!

2 Comentários

  1. Lucifranklin disse:

    Muito bom, para quem tem dúvidas ou é um curioso sobre a iluminação cênica, essa página é muito interessante. Parabéns, muita luz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *