Iluminação cênica e o mercado de eventos

Caro iluminado!!!

 

Já parou para pensar na importância da iluminação cênica para eventos?

Quando abordo a temática dos eventos abro um leque amplo de opções:

  • eventos corporativos
  • festas de aniversário
  • casamento (por completo)
  • eventos especiais (palestras, encontros, etc)
  • shows (desde os pequenos em praças aos grandes festivais)
  • eventos artísticos (encontros de teatro, dança, etc)
  • vernissages
  • festas temáticas e regionais
  • Ufa, a lista não para se for colocar tudo aqui corro o risco de escrever uma dissertação

A iluminação para mim sempre é pensada além de sua técnica física e envolvimento emocional, penso que ela está arraigada em nossa genética desde os tempos primordiais; por isso temos essas sensações com cores, ângulos de incidência, nos atrai ao medo ou a felicidade em que determinados hormônios são liberados em nosso organismo e nos faz sentir atração ou repulsão.

Desde os primórdios do homem na Terra, a luz sempre atuou como elemento de extrema importância para nós: a fascinação dos homens das cavernas pelo fogo, até chegarmos aos dias de hoje, onde temos formações acadêmicas para profissionais especializados na área de iluminação.

Seu lado social também não pode ser esquecido, como já dito em parágrafo anterior, desde que o homem descobriu o fogo e passou a dominá-lo adentrando a noite em volta de uma fogueira, ali começaram as manifestações de “festas e rituais”, seus agradecimentos a tudo que a natureza o fornecia para sua sobrevivência, e comparo tal fato ao que fazemos também hoje em dia quando comemoramos algo, celebramos a vida, a união, o encontro com pessoas que são especiais de alguma maneira, e a iluminação cênica (socialmente falando) está presente para ajudar a ambientar essa situação.

“Desfile bem na moda 2012”
Iluminação: Alessandro Azuos
Oraganização: Renata Podolsky

Qual é o conceito de “iluminação cênica” para eventos?

Quem me acompanha no canal e aqui no blog sabe que meu conceito da iluminação vem quebrando os paradigmas já existentes do que já se fala em iluminação cênica.

Perceba que faço você pensar um pouco além do descrevem, não comprometo a iluminação cênica somente a uma luz que ocorre num espaço de teatro, mas sim ela pode (E DEVE) ser pensada para além de palcos e espaços cênicos, visto que a iluminação é protagonista junto a situação em que está proposta a iluminar.

Com o tempo, o homem percebeu que era necessário substituir a luz natural em ambientes fechados (como teatros, shows etc), e então se deua busca por iluminações artificiais que fossem tão eficazes, de modo a permitir que o público pudesse visualizar todos os objetos que estivessem no palco.

A descoberta da iluminação cênica é um tanto quanto recente, visto que a primeira lâmpada incandescente foi criada apenas em 1879, por Thomaz Edson. A partir de então, o uso de lâmpadas para alterar o ambiente começou a se tonar uma prática cada vez mais popularizada. 

O objetivo da iluminação cênica é valorizar o cenário ao redor, um exemplo simples e eficaz é vermos como um ambiente (ou até mesmo uma pessoa) pode parecer completamente diferente dependendo da luz a qual é exposta.

Mas é claro, nem tudo é tão fácil quanto parece: para um bom resultado, é necessário que um profissional da área seja o responsável pela montagem dos equipamentos, evitando assim, riscos de acidentes, como explosões ou incêndios provenientes de super aquecimento da aparelhagem, sendo assim, evitem “gambiarras”.

A iluminação cênica pode ser empregada em diversos eventos, como festas de casamento, festas de debutantes, shows e até mesmo formaturas acadêmicas. Criatividade é algo que os profissionais da área de iluminação cênica esbanjam, por exemplo, iluminação com micro-lâmpadas com certeza deixará a sua festa mais bonita e charmosa.

 

Mas, porque a iluminação é objeto de estudo, e como a iluminação cênica pode fazer toda a diferença em eventos?

Falo muito a respeito do estudo da iluminação cênica, que não é simplesmente acender uma “luz” e pronto, mas sim entender seu propósito para aquela situação, os eventos em geral nos dão uma gama de trabalho incrível para que possamos trabalhar de maneira muito eficaz e criativa.

Não me limito e pensar  que a iluminação cênica é somente a uma arte que ocorre num espaço de teatro, deve ser parte da proposta a do que iluminar em diversos nichos, a iluminação está presente em tudo, penso que é algo muito estranho limitá-la a uma única alternativa, com tanta demanda que você como profissional em iluminação tem para atuar e trabalhar seus projetos.

 

“oficina de operação e organização de consoles em iluminação”
Organizado: Alessandro Azuos
Foto: Juliana Hilal

Porque procurar um serviço especializado em iluminação cênica?

Aparelhos com lentes e lâmpadas especiais que possuem efeitos como focagem, direcionamento preciso, e até mesmo lentes que simulam formas geométricas.

Também há projetores, gobos, que tornam a experiência do evento ainda mais intensa. Qualquer evento pode se tornar muito mais atrativo se a iluminação for aplicada corretamente, portanto, sempre contate um profissional, pois além de correr o risco de não obter os resultados esperados, o barato pode sair caro!

Um profissional da área (lighting designers, organizadores de eventos, cenógrafos, coreógrafos, etc) possui os conhecimentos necessários para o desempenho da sua função, não apenas conhecimentos técnicos, mas também conhecimentos sobre os aparelhos mais convenientes para cada caso, visando a valorização do evento, bem como a economia para o contratante.

 

Vale a pena o investimento?

Como profissional na área da iluminação desde 1999, com certeza minha resposta é SIM!  O valor que um profissional qualificado entrega junto com seu projeto é um investimento necessário para seu evento,por isso nunca deixe de pensar na “estética visual” através da iluminação em seus projetos.

Nestes últimos anos o ramo da iluminação cênica para eventos cresceu num exponencial gigantesco, mas junto o avanço da demanda nem sempre os profissionais acompanham, por isso surgiram muitas oficinas técnicas para suprir parte dessa demanda, principalmente por parte dos fabricantes internacionais, que pensando nessa situação, criaram cursos rápidos de seus produtos para que o mercado técnico da iluminação o consumisse para assim ganhar espaço e tornar-se conhecido no meio profissional.

O conhecimento técnico veio à tona, mas o estudo da estética visual ficou em segundo plano, fato este que criei em 2009 o “Cartilha de Iluminação Cênica”, que supre parte da demanda desse mercado através de posts especiais sobre o conceito de se iluminar e seu propósito visual, dentro do que se prentende trabalhar a iluminação cênica. 

Fazer a escolha certa é essencial para o sucesso do evento, pois como em um teatro, apenas o ator, o público e enredo não bastam: é necessário elementos como sonoplastia, iluminação, cenário, figurino, todos não são apenas meros complementos, mas partes essenciais para um evento memorável.

Com todas essas dicas fica fácil fazer a escolha certeza: aposte na contratação de um profissional, ele será capaz de te auxiliar na produção e no uso da luz cênica para ambientação da sua festa.

Quando quiser entre em contato comigo para saber mais sobre iluminação para seu evento.

 

Conheça mais sobre meus trabalhos acessando:

cartilha de iluminação cênica

LUZ SEMPRE!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *