Iluminação cênica e sombras: 21 artistas – parte 1/5

Venha aprofundar mais seus estudos na iluminação cênica e suas sombras nesta série especial

 

Fala iluminado, blz?

Apresento 21 artistas e designers, nacionais e internacionais, que são capazes de impressioná-lo com suas habilidades em trabalhar a iluminação e manipular a sombra de forma de forma original.

Esta série será dividida em 5 partes, em que o primeiro post será apenas com 1 artista e o outros 4 cada com 5 artistas cada, estarão em ordem alfabética para que seja mais justa a distribuição entre eles 🙂 .

Tamanha é a grandiosidade de suas obras para o seus estudos, que não quero evidenciar nenhum deles, apenas colocá-los de maneira a conhecer e mostrar suas obras, que mesmo diferentes utilizando o mesmo material que é a luz como corpo fundamental, nos apresentam em suas mais diversas técnicas, formas, cores e preenchimentos espaciais.

Dentre os 5 posts procuro mostrar a diversificada forma de trabalhos possíveis e imagináveis com a iluminação cênica e sua relação com a sombra.

Neste primeiro post será dedicado exclusivamente para um cineasta francês que “traz à vida uma sombra”, num curta metragem que achei fantástico para abrir esse nosso diálogo sobre as vertentes que a iluminação cênica nos proporciona.

Espero que você goste deste presente que estou te dando para o iniciar e ampliar seus estudos em iluminação cênica em 2017.

Acompanhe nesta semana toda a série no “Cartilhas de iluminação cênica”, que é um dos canais mais antigos em iluminação de nosso país.

Veremos nesta primeira parte estão:

1 – Alain Fleischer: francês, escritor, cineasta, artista e fotógrafo, num curta-metragem que dá vida a sombra

 

cartilha de iluminação cênica

 


1 – Alain Fleischer

Alain Fleischer nasceu em 1944, em Paris, é escritor, cineasta, artista e fotógrafo, vive e trabalha entre Paris, Roma e Tourcoing.

Tem estudos na literatura moderna, linguística, semiótica e antropologia na Sorbonne e na Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais. Lecionou em várias universidades, escolas de arte, cinema e fotografia, e tem levado inúmeros master classes na França e no exterior.

Abaixo o curta-metragem em stop-motion Les hommes dans les draps(livre tradução: “O homem em folhas”), com exímio e delicado trabalho de imagem e fotografia em que utiliza o recurso da sombra que “ganha vida com um lençol”, de forma irreverente e inspiradora:

Links para que possa pesquisar mais:

https://fr.wikipedia.org/wiki/Alain_Fleischer

http://www.galerielereverbere.com/ficheArtiste.php?id_artiste=30

http://www.imdb.com/name/nm0281477/

 


Atenção importante para os avisos a seguir:

  • Os artistas mencionados fazem parte de meu projeto de pesquisas em iluminação desde o início dos anos 2000.
  • Tenho a função de apenas divulgar as diversas formas de trabalho com iluminação (como podem ver em meus posts).
  • Não existe nenhuma remuneração neste post por nenhuma das partes.
  • Caso haja algum problema e algum artista não goste da publicação, peço a gentileza de entrar em contato comigo para que seja retirado da lista.

 

Até o próximo post ser iluminado.

cartilha de iluminação cênica

LUZ SEMPRE!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *