Iluminação Cênica: ouça outros profissionais para crescer na profissão

aprendendo com a iluminação cênica

Vamos crescer na iluminação cênica?

 Caros iluminados:

Como você costuma lidar com as críticas que recebe em sua carreira de iluminação cênica? Você é um profissional que pergunta sobre os resultados de seu trabalho para outros que não estão na carreira artística? Como você age em relação as respostas recebidas, feedbacks e críticas em que é exposto?

cartilha de iluminação cênica
Diante destes poucos questionamentos gostaria de dividir com você sobre como repensar sobre seus resultados em sua carreira e sobre sua iluminação, você deve estar pensando: “Como assim”, e eu explico.

Costumamos não aceitar muito as críticas, mas confesso a você que aprendi muito mais sobre ter qualidade visual com profissionais que não são da área da iluminação do que com que é da área, e desenvolvo essa questão há alguns anos.

Não gostamos muito de receber críticas, mas devemos estar aberto a elas, principalmente de quem não é do ramo, quem é do ramo pode muitas vezes ser técnico demais e fica até chato.

Quem já não é da área tem uma amplitude maior sobre o que vê sem ser técnico demais, tudo dependerá da relevância e importância que você dá a tudo isso.

Interessante notar que quem está fora do não é desapegado com termos técnicos e também pode ter uma posição opinada que faça você crescer, ou até mesmo enxergar algum problema que pessoas mais próximas notaram e talvez nem tenham argumentado por “n” questões, então é sempre bom ouvir outros “terceiros” como segunda opinião.

Esses outros podem ser da família, amigos (de verdade) e próximos, se for de uma profissão bem divergente melhor ainda, tente fazer um teste, converse com um primo distante, um amigo que não é tão próximo, tenho certeza que você aprenderá muito, já fiz isso muitas vezes e sempre tive respostas ótimas.

Claro que você deverá saber peneirar o que te dizem, ponderar e relevar o que realmente importa, independente da crítica tudo deve ser  repensado e levado em conta se realmente quiser crescer como profissional e como pessoa.

A iluminação cênica, por ser uma área que temos profissionais tanto com desenvolvimento técnico voltado ao equipamentos quanto a área artística da criação do visual a ser explorado e desenvolvido em projetos de iluminação.

É legal saber encontrar e dosar esses dois pesos, buscar sempre qualificar-se para crescimento na função que você realmente goste e decidiu realizar na carreira.

Outra lição que aprendi pesando ‘fora da caixa’ é ler sobre tudo e co-relacionar as informações, já criei muitos projetos de iluminação cênica lendo livros que narram detalhes de uma casa, isso citando como exemplo.

Também para crescimento na profissão costumo ter referência em livros biográficos, desenvolvimento pessoal, e por ai vão tantos outros que faria um post gigante, mas prefiro comentar aos poucos, assim aprendemos, você e eu, juntos.

Desenvolvo em meu canal no youtube uma playlist com o objetivo de falar sobre a carreira da iluminação cênica, caso ainda não conheça, deixo o link e adoraria sua visita por lá, se gostar deixe comentário e repasse aos amigos:

Qualquer dúvida que eu possa ajudar, é só entrar em contato comigo.

cartilha de iluminação cênica

Forte abraço e LUZ SEMPRE!!!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *