Iluminação cênica para eventos

Iluminação cênica para eventos tornou-se uma grande área de investimentos para as locadoras de equipamentos de iluminação, sonorização e projeção nestes últimos 5 anos.

Vamos conversar sobre esse mercado de trabalho e um pouco do que penso a respeito.

Uma das grandes vertentes para trabalho em nossa área com certeza é a área de eventos, após a abertura econômica há mais de 10 anos, o Brasil tem sido alvo na abertura de grandes shows internacionais até eventos para integralização de muitas empresas no ramo da iluminação.

A área do entretenimento é fundamental para este tipo de intercâmbio entre setores e cria uma diversidade gigante de contextualização no que refere-se a aproveitamento através da arte.

Mas como todo o crescimento desenfreado, o Brasil – no meu ponto de vista – cresceu muito as oportunidade para se trabalhar com iluminação nessa área, porém, pouco tem sido o investimento agregando mais valor a nossa categoria e função.

Tornou-se banal ao ponto de eu mesmo ver e presenciar pessoas desqualificadas aproveitando a oportunidade de agarrar a fatia desse mercado de forma até muitas vezes amadora, muitas vezes por serem produtores, promotores com mais recursos financeiros, adquirem alguns equipamentos em iluminação e saem vendendo uma fórmula, ou receita, que iluminação é aquilo e pronto.

Grande parte dos produtores despreparados e encantados pelo prestígio e status que a função lhes garante, surgem aos montes com suas “checks lists“, seus “appoitment books” e “schedules“, todos com seus dados de requintes coloridos em planilhas complicadíssimas de excell, copiados de gringos, porém, que em sua maioria das vezes de nada serem a nossa cultura, que sempre foi uma cópia intercultural e parecendo não ter uma característica própria.

O mesmo ocorre com nossos profissionais, cercados de modismos e criações fragmentadas de shows internacionais, não havendo conhecimento técnico plausível ocorre uma cópia infiel e que deixa um visual bem desinteressante por não entender sobre a importância do estudo, além do técnico em equipamento, da arte visual aliada a conteúdo psicológicos e filosóficos dos estudos do que se pretende iluminar.

  • a originalidade tem que estar presente em qualquer novo projeto, claro que pode sim ser utilizado ideias do que vemos, aprendemos, assistimos, trabalhamos, mas tem que haver um pitada de ousadia e inovação em cada novo projeto;

  • lembrar que cada cliente que será atendido busca personificação única para seu projeto e isso cabe ao profissional de iluminação participar conjuntamente a equipe de criação para o trabalho seja ímpar nesse aspecto, criando personalidade especial a cada assinatura executada.

É assim que temos os destaques na profissão de iluminação, por profissionais que foram ousados e tiveram a coragem de fazer algo diferente e inovador.

Não digo em termos de tecnologia não, mas sim em criar com o que se tem em mãos.

Quero te propor uma autoanálise agora, vamos?

Imagine-se chegando num evento e surge um problema e queima uma parte dos equipamentos e você não tem tempo para a troca, baseado nas alternativas a seguir, pense e responda para você a você mesmo, não precisa falar para ninguém, como agiria neste caso:

  • pensando-iluminacao-cenica (   )  1 – desespera-se e chega ao produtor e diz que não ocorrerá por que a empresa locadora não cumpre com os compromissos.
  •  (   ) 2 – respira fundo, percebe que até consegue fazer mas chama o produtor e diz que não conseguirá fazer o que havia prometido por que não cumpriram com combinado.
  •  (   )  3 – tem um “start” e resolver com soluções mais práticas com seu conhecimento técnico, prático e artístico, chama o produtor de lado e explica detalhadamente que fará o melhor para que seja o melhor evento que ele já viu na vida dele.

Em qual questionamento acima você se encontra?

1) Olha, se for o primeiro meu amigo, penso para que repense muito antes de continuar em sua profissão, é como ver um dia numa praia ensolarada e paradisíaca e achar que o dia está nebuloso e nenhum pouco atraente, infelizmente essa é a gama que a maioria dos profissionais se encontram, recomendações:

Pela experiência que tenho em montagens de diversos eventos que executo e sou responsável como iluminador e técnico, profissionais que dominam um software mas não tem a capacidade de argumentação sem fazer uma cara feia ou mesmo em permanecer na humildade quando questionado as melhorias e adaptações da planta da iluminação.

Caso esteja na primeira questão peço para que reavalie e leia livros de auto-desenvolvimento pessoal para crescimento em sua carreira, está precisando saber que você é substituído assim como eu, ou qualquer outro profissional em qualquer setor de atuação.

2) Caso esteja na posição da segunda questão está a caminho de um futuro promissor, nunca se esqueça que todas a pessoas tem algo a te ensinar e que você nunca será o único com a informação correta, recomendações:

O trabalho em grupo é para que haja coesão de informações e para que todos tenham o objetivo de apresentar os melhores resultados, ninguém entra num projeto para que este seja derrubado ou ocorra de forma negativa.

Recomendo sempre trocar ideias com outros profissionais e manter-se sempre na posição do eterno aprendiz, por mais que esteja sendo o gerenciador técnico do evento, sabe que o outro poderá ter uma ideia melhor que a sua para a solução e com certeza ele será reconhecido por isso.

3) Para a terceira questão, você é capaz de trabalhar em grupo e com as melhores soluções, você faz parte de um seleto grupo de profissionais que são raros de se ver, sabe que a benevolência e altruísmo estão contigo e faz dessas virtudes algo engajador para sua profissão, recomendações:

Assim como às pessoas que estão a seu lado e com certeza fazem questão de tê-lo sempre, sabe-se que você soluciona sempre de forma genial as intempéries que possam surgir.

Foco na solução é um de seus lemas, você é um profissional que todos procuram e com certeza nunca faltará oportunidades de trabalho para um profissional que tenha seu perfil.

Caro iluminado, cara iluminada, espero que este post ajude muito em sua carreira, quaisquer questionamentos sabe que poderá entrar em contato comigo quando quiser.

Forte abraço,

cartilha de iluminação cênica

LUZ SEMPRE.

PS: Caso queira conhecer mais sobre meus trabalhos o convido a conhecer o canal totalmente dedicado à iluminação cênica na internet, clique abaixo:

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *