O poder da iluminação cênica

Já analisou sobre o poder que você tem em suas mãos utilizando a iluminação cênica em seus projetos?

Iluminado,

A iluminação cênica tem sido alvo de estudos mais amplos nestes últimos anos, sua utilização ultrapassou a barreira dos palcos e do entretenimento e percebeu-se uma função importante de seu uso também na arquitetura.

Essa destreza e habilidade em lidar com um espaço e preenchê-lo com “luz”, é função do iluminador, ou lighting designer (caso você goste mais de chamado assim), e entender tecnicamente ensinamentos básicos como as leis da física, mixagem de cores em sistemas RGB ou CMY que são fundamentos iniciais e que qualquer profissional da iluminação deve dominar.

Foi-se o tempo da ideia em que somente diretores e encenadores de teatro criavam iluminação para seus espetáculos, hoje em dia essa nova função (entende-se nova por ter sido estudada e explorada com a chegada da energia elétrica) é atribuída a profissionais que dedicam-se cada vez a utilização da iluminação mais aprimorada em projetos.

Generalizo projetos de iluminação, aumentando o leque de estudos tanto para as áreas mais funcionais como a arquitetura e engenharia, quanto para o desenvolvimento de áreas mais artísticas como o teatro, dança, ópera, show, museus e galerias, performance artística em geral, seja qual for sua área de atuação a iluminação estará presente, querendo ou não.

Com base nessa ideia argumento no vídeo a seguir a real importância do poder que a iluminação cênica exerce em nossa profissão, seja você um profissional que esteja iniciando ou já tenha muito tempo de carreira, entenda a importância dos estudos técnicos e artísticos e o poder que tem em suas mãos.

Como pode ver no vídeo a iluminação cênica pode, e deve ser entendida, com um poder fantástico de preenchimento espacial, deve ser totalmente controlada e compreendida em todo seu universo de atuação.

Caso tenha alguma dúvida, fico à disposição para questionamentos para que possa entender essa força e energia que a profissão requer, entendendo de forma técnica e artística e agregando às suas habilidades do dia a dia.

cartilha de iluminação cênica

LUZ SEMPRE!!!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *