Qual a iluminação que, basicamente, um artista precisa?

Qual é a iluminação para um artista?

Galera  da iluminação cênica para entretenimento, blz?

Depois de algum tempo sem escrever (acho que passei por uma crise de criatividade, mesmo com 28 posts iniciados e nenhum terminado – rsrsrsrsrs).

Mas agora volto de vez minha atenção a dividir e trocar conhecimentos, aprendermos uns com os outros, pois de nada serve ter adquirido conhecimento senão dividi-lo.

Para essa nova fase, instigo e provoco com uma questão mais filosófica, bem existencialista diga-se rapidamente, e algo que me pergunto há alguns anos.

Sempre tirei conclusões que realmente não sei se estão corretas ou não, pois, respondemos de acordo com nossas convicções e aprendizagens, com as dosagens de conhecimento aprendidos em tudo que observamos, lemos, repassamos e agimos.

Então lanço a pergunto e seguido de minha particular reposta:

“QUAIS AS NECESSIDADES TÉCNICAS QUE, BASICAMENTE, UM ARTISTA PRECISA?”

Penso que para um artista aparecer necessita do que considero uma tríade básica:

  • uma grande e brilhante ideia, original e envolvimento de outros profissionais
  • um local que seja possível um suporte para sua alavancagem e demonstração
  • um ótimo iluminador, que o fará ser percebido e notado pelos seus fãs

 

Claro que dos três nos encaixamos no último tópico, gosto de ressaltar e explicar, como sabemos os iluminadores muitas vezes são chamados de última hora para salvar espetáculos, que já nascem errados.

Um iluminador tem que estar presente desde as primeiras conversas do projeto.

Juntamente com os outros membros profissionais de toda equipe técnica e de produção, seja qual for o espetáculo, ou mesmo, para os arquitetos, a função da iluminação deverá estar presente e ser pensada desde os primeiros esboços de seu projeto.

Hoje em dia a iluminação no Brasil, sinto que está tornando-se mais profissional, entendam que ser profissional não é somente dominar tecnologias, mas sim, saber utilizá-la de maneira coerente ao que será aplicada.

Isso sempre será o caráter primordial técnico num espetáculo da teatro, dança ou ópera, e parece que os shows estão começando a ter mais cautela na questão da estética visual de suas produções.

Cautelas de unir as imagens visuais de uma projeção junto a maquinaria e iluminação robótica.

Parabéns a todos nós que estamos agregando mais confiança para nossa profissão.

Outro fato importante é trazer mais interessados em tornarem-se profissionais após ver um trabalho nosso, dando-nos orgulho de exercer nossa profissão.

Voltando um pouco mais a questão da importância da iluminação e tentando mostrar que sem a luz um artista não aparece, a ausência da luz é a escuridão como todos sabemos.

Então como posso lançar um artista dentro do cenário da mídia sem que ninguém o veja? Ou mesmo, sem que tenhamos acesso através de nossos computadores, tablets, celulares, TV, aparelhos que diretamente utilizam-se de diversas formas de luz para nos causarem a sensação visual e podermos vislumbrar esses artistas?

Então deixo aqui um recado, e tomando a liberdade, em nome de todos os profissionais de iluminação, um lembrete a todos que tem ideias e são criadores iniciais de projetos:

Pensem desde o início em terem um profissional de iluminação, ele auxiliará em todo o aspecto visual da obra ou projeto que queiram criar; o visual dependerá integralmente da luz que nele será incidida, portanto, caso deixe para última hora, poderão faltar detalhes importantes e talvez seja tarde para corrigir.

Confesso que este post pode ser considerado um desabafo, depois de um tempo de profissão começamos a nos deparar com tantos erros primários, que fica complicado concorrermos com tantos profissionais que não sabem cobrar e comentem gafes e erros principiantes e amadores.

Última dica do post aos produtores, artistas, projetistas, criadores de alguma maneira, busquem profissionais que possuam o perfil para o projeto que irá criar, que tenham a identidade e capacidade profissional para exercer a profissão.

O convido para assistir um vídeo que fiz sobre a questão de nosso gosto pessoal nos projetos:

Até a próxima.

cartilha de iluminação cênica

LUZ A TODOS!!!

=============================================

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *