Software de iluminação LABLUX de Valmir Perez

SOFTWARE DE ILUMINAÇÃO CÊNICA LABLUX

Este artigo fazia parte de meu blog anterior, foi reeditado e com atualizações nesta nova plataforma.

 

Iluminados!!

É um dos meus posts mais especiais, nele comento o “Software de iluminação LABLUX” do grande lighting designer e responsável pelo Laboratório de Iluminação da UNICAMP, meu amigo Valmir Perez.

O Software foi desenvolvido há alguns anos sendo possível acessá-lo através de sua plataforma digital, nele é possível criar seu mapa de iluminação 2D para seu projeto com direito a muitos detalhes, como poderão ver no link abaixo:

http://www.iar.unicamp.br/lab/luz/lablux/principal.htm

Atualmente temos muitos softwares de iluminação na internet, grande parte pertencem a grandes fabricantes dos equipamentos de iluminação, tanto no ramo entretenimento quanto no ramo para a arquitetura, e o  LAB LUX auxilia de forma simples e rápida para que está iniciando no ramo da iluminação cênica e criação de projetos em software.

iluminação cênica sinal positivo

VANTAGENS:

São muitas as vantagens deste software:

  • software de código aberto e gratuito

  • programação fácil, simples e intuitiva

  • é todo em português

  • ótimo para quem está iniciando

  • possui os principais refletores, box truss e varas cênicas

  • possui “camadas” para desenvolver o projeto

  • possui desenho de alguns formatos de palco prontos e editáveis

  • como outros softwares é possível trabalhar posicionamento de forma simples, arrastando os objetos

  • é um software brasileiro, desenvolvimento para nossos propósitos e nossas necessidades

 

iluminação cênica sinal negativo

DESVANTAGENS

Diante de tantas vantagens, temos um pequeno inconveniente:

  • o projeto pode ser salvo somente em PDF, não podendo ser salvo para edição futura

 

 

Eu mesmo já utilizei inúmeras vezes e sempre indico ele em minhas oficinas e palestras, por ser um software livre e muito intuitivo todos os profissionais que de alguma maneira precisam dessa ferramenta, podem utilizá-la sem nenhum problema.

É um orgulho para nós brasileiro um software desenvolvido por aqui, sabemos que a grande maioria do que buscamos é em outras línguas, o que dificulta muito quem está iniciando e não conhece os termos técnicos de uma software CAD, e o LAB LUX preenche com maestria essa lacuna em nosso país.

Para sua curiosidade, o software surgiu durante o processo da dissertação do mestrado de Valmir Perez  em Multimeios intitulada “Desenho de iluminação de palco: pesquisa, criação e execução de projetos”, foi orientada pelo professor José Eduardo Ribeiro de Paiva, abaixo uma resenha sobre sua defesa, que acho importante compartilhar contigo:

O pesquisador lembra que o desenvolvimento só foi possível com a participação de Cláudio Martinez, funcionário do Centro de Computação (CCUEC) da Unicamp, morto em acidente automobilístico em 2006.

(…) o Lablux, criado especialmente para demonstrar os processos lógicos de criação de mapas e planilhas de projetos de iluminação cênica (…)

Em sua tese argumenta também quanto ao uso da tecnologia e o desenvolvimento digital que deverá estar presente cada vez mais em nossa profissão:

(…) Perez reflete sobre o presente e o futuro da iluminação no mundo. Em muitos espetáculos, acrescenta o autor, a cabine de operação já foi substituída por um computador.

“A mesa de iluminação tende a desaparecer”, enfatiza.

A tecnologia permite que a iluminação seja programada por meio de ‘softwares’, e pode ser operada por outro profissional no momento do espetáculo, fora das cabines, diretamente da plateia. (…)

E acrescenta:

(…) Na opinião de Perez, o “artista da luz” é aquele que considera todos os elementos das cenas, utiliza a luz como modeladora, pois é ela que dá as formas ao conseguir a tridimensionalidade ideal.”A luz deverá compor o visual”, explica.

Entre as argumentações bem-fundadas de Perez está a responsabilidade do “artista da luz” no efeito emocional e psicológico de cada cena ao obedecer a proposta do roteiro. Artista plástico, no capítulo dedicado à criação, Perez faz uma análise comparativa entre a arte pictórica e a arte da iluminação, mostrando que, embora as estruturas de suporte do artista plástico e do artista da luz sejam diferentes, o segundo deve saber utilizar suas ferramentas materiais para uma criação poética. (…)

Os trechos acima foram retirados da apresentação no site da UNICAMP, podendo ser lido na íntegra através do link:

http://www.unicamp.br/unicamp/noticias/software-permite-programar-o-desenho-da-ilumina%C3%A7%C3%A3o

Conheço o Valmir e seu trabalho bem de perto, é um profissional sempre disposto a ajudar e com uma humildade extraordinária em passar o que sabe e aprender sempre com todo mundo, muito competente e antenado em tudo que acontece no universo da iluminação cênica.

Acesse o link clicando na imagem abaixo, que o redirecionará para a plataforma:

software-de-iluminacao-valmir-perez-02

 

Caso haja alguma dúvida, só entrar em contato.

cartilha de iluminação cênica

LUZ SEMPRE!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *