Iluminação Cênica: entrevista para Luz, Decor & Ação

Iluminação Cênica: entrevista para o canal Luz, Decor e Ação

Na última Expolux, em 2018, tive a honra de ser entrevistado por Bruno Mantovano, do canal Luz, Decor e Ação. O canal voltado totalmente ao estudo bem aprofundado da Iluminação, Luminotécnica e Designer de Luminárias.

Eu, Bruno Mantovani, Beto (da Ilunato) e Marina (da Arqflex) criamos um grupo chamado de LightTubers. Somos profissionais que temos como lema: ” #democratizandoaIluminação “.

Todos somos criadores de conteúdo (incessantes diga-se de passagem, rsrsrs) com foco na iluminação, cada um em sua área de atuação. Empreendedores da luz em diversas vertentes com os mais diversos assuntos sobre esta vasta área lumínica.

São profissionais que tenho um enorme orgulho em fazer parte desta inovação no mundo da iluminação brasileira.

Mas vamos para a entrevista.

Abaixo descrevo e na sequência a dica do vídeo para que possa assistir e o áudio caso prefira ouvir.

 

Iluminação Cênica e a Expolux 2019, um paralelo

Bruno: O que você tem achado dessa edição da Expolux?

Alê: Primeiramente eu queria agradecer muito pelo espaço no seu canal! Sobre o evento, eu vim para realmente procurar informações técnicas e também ligadas ao design.

Temos visto formas, cores e conceitos por aqui, coisas que até alguns anos atrás a gente não via. Além das luminárias, vemos o LED possibilitando muitas coisas.

Tudo isso não deixa de ser cenografia. Se pegarmos grandes referências da área, veremos que existem vários nomes trabalhando somente com iluminação na ambientação.

Isso que é bem legal, até citando alguns exemplos que vimos aqui, sendo algo que liga cenografia com a iluminação.

Parece que está havendo uma invasão desse mundo na arquitetura, o que é algo que me fascina demais!

Eu venho da iluminação cênica, como a de teatros e shows, e vejo que cada vez mais está havendo um caminho voltado para a iluminação artística.

Logo, é algo que vi evoluindo nessa feira. Foi mais ou menos isso que vi por aqui.

 

Iluminação Cênica e a mudança com a chegada do LED nos palcos

Bruno: Sendo oldschool, você sente uma diferença no tamanho de peças ao longo do tempo?

Alê: Bom, tem muita informação que posso utilizar em cima disso. O LED veio para ajudar cada vez mais a cenografia, além da iluminação em geral.

Antigamente a gente montava um efeito chamado “contra-luz”, que é aquela luz muito usada em shows e teatro, e era necessário montar 3 cores.

Hoje é possível fazer isso apenas com LED, trabalhando de uma forma minimalista. O resultado é tão bom quanto e algumas vezes é até melhor.

Existe um nuance de tons que te dá uma valorização muito melhor do espaço, além de praticidade. Creio que essa seja a maior diferença.

O mais complicado tem sido adaptarmos o nosso olhar. Sendo da velha escola, a gente é acostumado a ver a iluminação com tungstênio.

Quando começamos a ver o LED, ele é completamente diferente.

Se formos remontar à história, isso foi a mesma coisa que aconteceu com Tomas Edison.

Quando ele deu o start na iluminação comercial, deixaram de ser amplamente utilizadas velas, lâmpadas com querosene e outros artefatos do tipo. E nem bem aceito ele foi.

Como sabemos, demorou para o povo aceitar a criação dele.

Hoje estamos vivendo também um tipo de transição. Já que estamos mudando, temos que aproveitar o momento da melhor forma possível.

Hoje, além do LED, temos também o OLED, que vai miniaturizar ainda mais toda a questão da iluminação, inclusive na cenografia.

No mundo do entretenimento, trabalhamos com produtos de até 1.000 W, ou seja, é muita potência.

Quando trabalhamos com LED, conseguimos chegar num consumo de 100 a 150 W com o LED, para o mesmo uso. Esse alavancar do LED veio de uns 8 anos pra cá, e decididamente, veio para ajudar!

 

LED na Iluminação Cênica e cenografia

Bruno: Hoje consideramos que o LED está na sua 3ª geração. Isso também ocorreu para a sua utilização na cenografia?

Alê: Eu lembro que na primeira vez que o utilizei no teatro já havia o modo RGB.

Mas assim, no teatro é necessário ter luminosidade, senão a iluminação não funciona. Você trabalha com pé direito de 5, 6 metros, por isso a necessidade desse fluxo luminoso.

Os primeiros modelos de LED, conhecidos como chuveirinhos, não funcionavam pra gente, porque falta o fluxo luminoso necessário.

Antigamente tínhamos LEDs separados para a iluminação RGB. Hoje, em um dispositivo todas as cores necessárias.

Com isso conseguimos trabalhar até no tom do branco, trabalhando com o âmbar. Mas sim, a gente realmente sentiu a diferença entre as gerações.

Também acredito que essa mudança chegou mais rápido pra cenografia do que para a arquitetura e residencial.

 

Ainda têm dúvidas? Opa.. demorou.. só me chamar pelas redes sociais e conversamos mais sobre esse maravilhoso universo da Iluminação Cênica

 

Brindes especiais do post: Iluminação Cênica

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Iluminação Cênica Alessandro Azuos

 

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