Ingo Maurer: seu brilho na Iluminação

Ser Luz, já se passaram alguns dias, porém não posso deixar de homenagear esse profissional que tanto me inspira na Iluminação Cênica: Ingo Maurer, gratidão!!!

 

Iluminação Cênica ingo maurer
Ingo Maurer e sua obra “Porca Miséria!”: desbravando sua imensa criatividade numa luminária original e feita sob medida no local de aplicação.

 

A luz De Ingo Maurer: o brilho de um homem que viveu da iluminação.

Nestes tempos recentes perdemos um grande homem da iluminação, uma referência para qualquer iluminador, um dos grandes e mais interessantes referenciais do meu trabalho. Ingo Maurer, um designer de lâmpadas e uma pessoa que lidou com a luz de forma extremamente particular.

Ingo Maurer foi designer gráfico de profissão, mas sua fascinação e destaque desde cedo sempre foram as lâmpadas e a iluminação, que ele sempre apreciou, a ponto de que construir uma carreira inteira na arte de explorar a luminosidade e a escuridão.

Seus trabalhos sempre foram, em sua essência, aquilo que um designer realmente deveria buscar: a beleza e a plasticidade artística nos objetos do dia a dia. Suas luminárias e lâmpadas, em sua grande maioria pensadas para mercado de massa, tinham uma beleza e ousadia diferenciadas.

Suas instalações e luminárias têm um “que” de artístico despretensioso, do ousado, de criar uma ilusão de movimento com luzes e de trazer uma sensação de beleza e fascínio. Luminárias com asas, feitas para parecer apenas uma lâmpada sustentada por um fio ou ainda que existe algo se equilibrando de forma muito instável.

 

Iluminação Cênica Ingo Maurer
Lucellino NT: 1992. Outro produto da categoria “Essenciais” geralmente estão disponíveis imediatamente. Vidro, latão, plástico, asas de penas de ganso artesanais. lâmpada Com halogênio especial de 35 W, fabricado exclusivamente para a Ingo Maurer GmbH, só pode ser usado em modelos da família Lucellino. Fluxo luminoso: 600 lm, Eficácia luminosa: 17 lm / W, Potência: 35 kW / 1000 horas Vida média: 2000 horas Classe energética C. Versão E27. As lâmpadas são uma exceção ao abrigo do Regulamento da UE 244/2009. Dados técnicos Para 230 ou 125 volts, secundário 24 volts. Com transformador embutido, nenhum redutor embutido!

 

Chamado de “poeta da Luz”, ele também apostava na inovação, sendo que sua fábrica sempre lidava com tecnologias de ponta em relação à iluminação, sendo que os últimos projetos nos quais ele andou trabalhando estavam relacionados com biolumenescência, que pode vira se tornar uma tendência muito forte para o futuro.

Ele também foi o responsável por diversos projetos de iluminação em ambientes, fazendo iluminação para desfiles, galerias de arte e tantas outras atuações. Ele, definitivamente era apaixonado pelo que fazia, e isso é juntamente com todas as suas obras, a herança que ele deixa para nós, que seguimos levando a luz por aonde vamos.

 

O que você pode aprender sobre a vida e obra de Ingo Maurer?

Uma vida tão repleta e cheia de descobertas e atividade como a de Ingo Maurer é um verdadeiro arcabouço de conhecimento. Vou dividir com vocês algumas das lições que ele me deixou:

  • Inovação é bom, mesmo que não funcione: Ele sempre INOVAVA, na verdade ele chegou a quase falir nos anos 80 devido a um investimento em uma nova tecnologia de iluminação que acabou não vingando, mas isso não lhe tirou o desejo de sempre ver o novo, porque ele também foi um dos primeiros a investir no LED.
  • Busque inspiração no dia a dia, e refaça o óbvio: as obras mais marcantes de Ingo Maurer eram aquelas que comunicavam de forma marcante.
  • Projetos como “Porca Miséria!” e “Bulb” (abaixo) fizeram sucesso exatamente porque eram acessíveis e ainda assim diferenciados e inspiradores. Busque na simplicidade a potência da sua arte.
  • Você nunca deixa de aprender: Ingo sempre trabalhou com designers mais jovens e de menos reputação em diversos projetos.
  • Sempre acessível e disposto a aprender, ele nunca se trancou em uma torre de marfim e sempre estava disponível para todos ao seu redor.
Iluminação Cênica ingo maurer
Porca Miseria! :1994. Produção limitada. Cada peça “Porca Miseria!” é adaptada às condições da sala para a qual foi projetado e é criado em elaborado trabalho manual.

 

Iluminação Cênica ingo maurer
Bulb: 1966. Um dos produtos da categoria “Essenciais” geralmente estão disponíveis imediatamente. Metal cromado com alto brilho e cristal de Murano. Fonte de luz: Versão de 230 volts: com lâmpada LED espelhada LED, E27, 8 W, 2700 K, 800 lm, EEC A +. Soquete E27, máx. 100 W, adequado para lâmpadas das classes de energia A ++ – E. Versão de 125 volts: Com lâmpada incandescente de 100 W, revestida por lâmpada. Originalmente, com lâmpada incandescente de cúpula, 100 W, CRI 100, EEC E. Dados técnicos Para 230 ou 125 volts massa Comprimento do cabo 200 cm.

 

Essa é a minha tentativa de homenagear esse homem tão incrível, que foi uma influência na minha carreira e que sempre vai ser lembrado quando as luzes forem acessas de uma forma diferente da tradicional.

 

Mais algumas obras de Ingo Maurer
Iluminação Cênica Ingo Maurer
Holonzki: INGO MAURER 2000 Holograma de vidro, metal. lâmpada Com ponto de LED 24 °, 7 W, 2700 K, 200 lm, EEC A +. GU4 base. Dados técnicos Versão LED: 100 – 240 Volts, secundário 12 Volts. Com entrada ampla. Lastro eletrônico. massa Holograma 13 x 18 cm. Cabo têxtil preto com 250 cm de comprimento.

 

Iluminação Cênica ingo maurer
Broken Egg (Sketch): Objeto feito sob medida. A forma de alumínio é martelada à mão e revestida com um material especial feito com casca de ovo. Fonte de luz Halogênio ou LED Dimensões Comprimento aprox. 115 cm.

 

Iluminação Cênica ingo maurer
Exposição “Ingo, Piero e l’uovo” na Fundação Carispe: O ovo no retábulo de Piero della Francesca exerce um fascínio muito especial sobre Ingo Maurer. O ovo é uma forma perfeita e independente: um símbolo universal e arcaico. Este objeto foi projetado especialmente para o quarto da Fondazione Carispe. Quando Ingo Maurer visitou o local, ele imediatamente teve a idéia de projetar um ovo grande e pendurado – também para expressar seu próprio apego à Itália e a admiração pelo trabalho de Piero della Francesca. Mas o ovo deve ter rachaduras. Um ovo bonito e sem falhas não era o que ele queria criar – seria perfeito demais! Ele começou a experimentar cascas de ovos quebradas, examinando a tensão criada por rachaduras e fragmentos. A superfície do objeto consiste em cascas de ovos moídas, que foram processados ​​com um aglutinante em uma pasta. A instalação também inclui dois espelhos de parede grandes que continuam a imagem até o infinito. (Tradução do texto do catálogo.) O catálogo da exposição ainda está disponível em nosso showroom de Munique.)

 

Iluminação Cênica ingo maurer
Luzy Take Five: Luvas de borracha azul com lâmpadas opacas na ponta dos dedos. Surpreendente e incomum, livre de restrições criativas e o tédio de sempre o mesmo. Polêmica e uma declaração clara. Material: plástico, metal, lâmpada LED de baixa tensão ou halogênio. lâmpada 5 x 1,5 W LED, 5 x 100 lm, 2700 K, 15000 h, CRI 85, CEE A +, E27. Dados técnicos Versão LED para 220 – 240 V ou 110 – 130 Volts. Disponível desde o final de agosto de 2018 cor Cada luva é pintada à mão com uma cor azul especial. O Luzy Take Five é feito com luvas esquerda e direita.

 

Zettel’z Munari: Papel japonês, aço inoxidável, vidro acetinado resistente ao calor. Zettel’z Munari é uma nova edição limitada de Zettel’z. Com o alfabeto ilustrado de Bruno Munari, o Zettel’z Munari é perfeito para salas em que as crianças vivem e estão cercadas de criatividade e prazer de idiomas. Mas não apenas: a beleza atemporal dos gráficos é um prazer para qualquer faixa etária. Para os Zettel’z Munari, Ingo Maurer recebeu a permissão da editora Maurizio Corraini srl para usar o alfabeto do artista italiano. Edição limitada, 200 peças. Com 80 folhas de papel japonês, impressas nos dois lados com gráficos do “Bruno Munari’s ABC” de 1960.
Referências Ingo Maurer e dados técnicos

https://www.ingo-maurer.com/de/

 

Brindes especiais do post

Saiba mais no maior canal sobre Iluminação Cênica do Brasil, inscreva-se GRÁTIS agora mesmo aqui.

Agora poderá ouvir o Podcast do “Cartilha de Iluminação Cênica”, ouça no link abaixo:

BORA ILUMINAR O MUNDO!!!


 

Iluminação Cênica Alessandro Azuos

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

© 2024 Todos os direitos reservados.