Iluminação Cênica X Clientes e seus modismos

Iluminação Cênica e como entender o que o cliente deseja sem se render a modismos?

Iluminação Cênica dúvidaUm dos maiores desafios de uma carreira em que é necessário atender uma demanda artística é a necessidade de compreender quando o cliente sabe o que está pedindo. Sei que é díficil, mas sem parecer intransigente, deverá explicar a ele quais as limitações e visões técnicas que você pode acrescentar ao projeto original.

Hoje vou abordar esse aspecto do trabalho que muitos consideram um dos mais difíceis: a extração do briefing e o ajuste de expectativa.

Isto precisa estar relacionado  a uma série de situações indispensáveis, como:

  • limitações técnica do ambiente,
  • orçamento e,
  • obviamente, o que você pode acrescentar à visão artística originalmente pensada pelo cliente.

Além disso, é indispensável compreender a importância da afirmação do profissional em iluminação como um profissional artístico e não simplesmente técnico. Visto isso, já que muitos contratantes julgam estar simplesmente contratando um “eletricista glorificado”.

 

Como fazer uma excelente captação de briefing num projeto de Iluminação Cênica?

Antes de tudo, compreender que o cliente tem uma ideia que pode não ser a representação da realidade sobre o que é a iluminação seja tecnicamente ou financeiramente falando e isso precisa ser respeitado.

Caso o cliente soubesse todos os detalhes do nosso mercado, ele simplesmente não nos contrataria e faria a iluminação ele mesmo,

Ou seja esse ajuste e essa adaptação é comum e precisa realmente acontecer. Mas é importante saber manter uma boa relação com o cliente.

Nessa situação de possível confronto.é importante mostrar, de forma didática, quais são os desafios e conceitos comuns dentro da proposta de pedido.

Quando existem pedidos despropositados ou fora do padrão:

  • é importante ter a mente aberta também no  momento do briefing,
  • e isso pode ser algo que acrescente muito mais no palco quando a iluminação acontece de forma coerente.

Ou seja, é importante saber as técnicas centrais, e seguir os conceitos mais gerais. Portanto saber ousar e inovar em parceria com o seu cliente, para que seja possível um meio termo entre os envolvidos.

 

BRINDE ABAIXO

Abaixo uma sugestão de Briefing, clique na imagem para baixar um arquivo em excell:

Iluminação Cênica Alessandro Azuos

 

Iluminação Cênica X saber dizer não ao cliente

Quando o “cliente tem sempre razão”, deixa de ser um ditado e se torna um problema de comunicação. 

É importante saber traçar o limite.

Uma coisa é permitir um excentricidade, outra em prol da ousadia artística.

Mas cooperar com situações que claramente vão se tornar problemáticas ou que envolvam risco de saúde ou segurança já é algo bem diferente.

Por isso mesmo é indispensável saber exatamente até onde tem de partir seu limite de respeito ao que o cliente diz.

Já que muitas vezes ele vai pedir algo, perceber que está ruim e ainda colocar a culpa em você!

Cuidado com isso, pois infelizmente uma pessoa falando mal do seu trabalho pode prejudicar consideravelmente a sua carreira, já que esse é um mercado em que uma boa ou má reputação faz toda a diferença.

Uma maneira para dizer esse não é criar a empatia. Isso mesmo!

Com a empatia fica fácil solucionar algo e ainda você será reconhecido como um grande profissional.

Estou preparando um material grande para janeiro/2020 em que começarei a abordar os conhecimentos entre relação profissional e cliente. 

 

Links:

Foto capa: https://pixabay.com/photos/craftsmen-site-workers-force-3094035/

Imagem fundo: https://pixabay.com/users/alexas_fotos-686414/?utm_source=link-attribution&utm_medium=referral&utm_campaign=image&utm_content=3094035

 

Brindes especiais do post sobre Iluminação Cênica

Saiba mais no maior canal sobre Iluminação Cênica do Brasil, inscreva-se GRÁTIS agora mesmo aqui.

Agora poderá ouvir o Podcast do “Cartilha de Iluminação Cênica”, ouça no link abaixo:

BORA ILUMINAR O MUNDO!!!


 

Iluminação Cênica Alessandro Azuos

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

© 2024 Todos os direitos reservados.