Ser-Luz, a fonte de luz (lâmpadas e dispositivos eletrônicos – LED) é a principal responsável pelo visual que irá trabalhar.
Todas as fontes de luz (Filamento, Vapores e LED) possuem características que são típicas de cada uma delas, isso devido a fatores físicos e químicos que ocorrem no seu interior, e assim nos proporcionem a iluminação, para que possamos controlá-la para diversos fundamentos, como funcionais e artísticos.
Esse post é parte de uma das minhas aulas fundamentais para o profissional que opta em trabalhar com iluminação.
De nada adianta você dominar sistemas integrados, trabalhar com alta tecnologia, importar-se com o design do instrumento para seu projeto, se ainda não entende nem o básico, e nem mesmo a diferença, entre a luz e iluminação.
Digo isso porque qualquer fonte de luz possui: COR, QUANTIDADE, QUALIDADE, UNIFORMIDADE e CONTRASTE.
COR
Sua Temperatura de Cor e escolha de uma determinada frequência do espectro de cores (o uso de LED possibilita isso numa única fonte). A cor é determinada pelo Kelvin, veja a tabela abaixo:
QUANTIDADE
Pode ser medida em Lúmens, Lux, Candela. Sendo:
LÚMENS: quantidade que a fonte de luz possui
CANDELA: quantidade de luz numa determinada direção
LUX: quantidade que chega da luz num determinado obstáculo
QUALIDADE
Seu IRC (ou Ra), determina a cor real ou muito próxima do que se Ilumina, ou seja, é capacidade que a fonte de luz apresenta de reprodução com fidelidade as cores no material em que ela incide. Sua variação vai de 0 (menos fidelidade) e pode chegar até 100 (maior a fidelidade). Abaixo uma foto com fonte em LED com IRC (ou Ra) acima de 90, percebam a qualidade das cores e sua fidelização.
UNIFORMIDADE
Sua correta distribuição auxilia numa melhor visualização do local. Entenda que sombras erradas podem acarretar problemas. Existe normatização para determinados ambientes e deverá ser estudado caso a caso, sem pensar em generalização.
CONTRASTE
Possibilita a criação de atmosferas e organização visual do espaço, selecionando o que precisa de mais ou menos atenção. Saiba diferenciar os diferentes tipos de fontes de luz, entender a maneira com que cada uma dará sua “performance” no ambiente que está preparando para seu projeto. Compreenda as formas de iluminação direta e indireta.
Acesse o TREINAMENTO FONTES DE LUZ E LÂMPADAS, só clicar na foto abaixo:
Brindes especiais do post
Saiba mais no maior canal sobre Iluminação Cênica do Brasil, inscreva-se GRÁTIS agora mesmo aqui.
Agora poderá ouvir o Podcast do “Cartilha de Iluminação Cênica”, ouça no link abaixo:
BORA ILUMINAR O MUNDO!!!