Alessandro Azuos é profissional em iluminação desde 1999 (DRT Iluminador 36.106/SP e Técnico em Iluminação 4.576/SP) e empreendedor de projetos como “Cartilha de Iluminação Cênica”, “Iluminação Cênica On-Line” e “Arsenal da Iluminação”.
Pós-graduado e especialista em “Arquitetura e Lighting” pelo IPOG, graduou-se em “Marketing” pela UNICESUMAR e desenvolveu seus estudos em iluminação cênica com o professor argentino Maurício Rinaldi, no Estudio ARS LUX, em Buenos Aires/Argentina (intercâmbios em 2009 e 2012), que trouxe aprofundamento para suas pesquisas, estudos e projetos voltados à Iluminação Cênica (artística e funcional) junto ao entretenimento e arquitetura.
Foi professor convidado (2021/22) da matéria “Iluminação Cênica em Eventos” da pós-graduação da Faculdade Belas Artes, em SP, no curso de Lighting Design.
Atualmente, é produtor digital no ramo da Iluminação Cênica com diversos projetos on-line, como “Cartilha de Iluminação Cênica” e “Arsenal da Iluminação” (ambos conteúdos totalmente gratuitos) e o programa em sistema EAD: “Iluminação Cênica On-Line” que faze parte de seu curso com acesso através de área de membros.
É iluminador, professor, escritor e palestrante e técnico, passando também por Teatro Iguatemi, LUME Teatro (Unicamp), Instituto CPFL Cultura (sede em Campinas) e SESC Campinas/SP.
Profissional responsável por por assinar projetos de iluminação para teatro, dança, exposições, arquitetura construída, museus e galerias, além de ministrante e coordenador de oficinas, workshops e palestras sobre a temática da Iluminação Cênica na região de Campinas e diversos estados brasileiros.
Dentre seus trabalhos em iluminação cênica, destaca seu projeto luminotécnico para o Museu Arquidiocesano de Arte Sacra de Campinas (2015), sendo responsável pela instalação e processo técnico de adequação e estruturação da iluminação junto à arquitetura do prédio, totalmente iluminado com a tecnologia em LED, museu esse que abriga um riquíssimo acervo da arte sacra de Campinas e região – esculturas, telas, peças sacras e objetos que narram a história do surgimento da cidade desde a chegada dos primeiros cristãos a Campinas até os dias atuais.
Outro projeto de grande relevância para os profissionais em Iluminação no Brasil existe desde 2009, o blog “Cartilha de iluminação cênica”, que, além de ser um dos mais antigos blogs sobre o tema da iluminação em nosso país, é o seu primeiro projeto digital e tem como objetivo abordar, através de vídeos e artigos em blog, toda a temática que envolve a iluminação cênica e áreas correlatas, com finalidades didáticas e experimentais, dando acesso aos estudantes e profissionais em iluminação, assim como aos iniciantes nas áreas da iluminação, proporcionando-lhes informações técnicas no desenvolvimento da iluminação cênica nos mais diversos espaços.
O sucesso e visualização do blog foram os principais fatores que o motivou a criar seu canal pelo YouTube em 2015 e, nessa plataforma virtual, são postados vídeos comentados por Alessandro Azuos sobre o universo lumínico dentro de suas diversas áreas de atuação.
Na mídia, possui entrevistas e artigos assinados:
– revista “Luz e Cena”, intitulado “A nova luz do suspense”, (edição nº 128, de maio/2010);
– entrevista jornal “Correio Popular de Campinas”, no artigo “Que venha a luz” (18/01/2010)
– revista “LUME Arquitetura”, intitulado “Iluminação Cênica e sua influência na Arquitetura: um namoro através dos séculos” (edição 109 abr/maio de 2021);
– entrevista à Rede Globo, através da afiliada EPTV Campinas (maio/2021).
Todos estão disponíveis para leitura em seu site.