Conceito na Iluminação Cênica

Como poderá criar um conceito em seu projeto de Iluminação Cênica?

 

Ser Iluminado…

Um dos pontos mais importantes, sem dúvida nenhuma, de ser enxergado como um especialista de Iluminação Cênica e não apenas um “técnico em iluminação”.

Primeiramente esclarecer que aquele conceito de que a pessoa simplesmente entende componente elétricos e deve ser totalmente submissa ao diretor, que tem visão artística.

É expressar sua visão artística sobre o projeto, dando sugestões gerais.

Para Isso, é indispensável saber e entender o conceito de Iluminação.

Sobretudo, mais do que isso:
  • como esse conceito pode fazer com que você tenha ainda mais eficiência na sua busca por uma Iluminação mais perfeita por um espetáculo.

 

Vamos falar mais sobre esses conceitos e o quanto isso pode ser usado para melhorar a percepção que os seus clientes terão do seu trabalho. Todavia, isso permitirá que você seja chamado para cada vez mais projetos e ter cada vez mais reconhecimento no mercado.

 

Criar o conceito e expressá-lo da forma mais adequada na Iluminação Cênica

Para mim, um dos maiores erros que um iluminador pode ter é o de se limitar às especialidades do seu ofício.

 

Se você quiser realmente ser um iluminador reconhecido e com grandes chances de trabalhar em produções mais prestigiadas, você precisa ter uma visão do macro.

 

O que isso quer dizer?

Quer dizer que você pode ter sucesso conhecendo também sobre outras áreas do teatro, de comunicação e especialmente de conceitos de artes plásticas (sempre cito a pintura).

Grandes nomes da pintura e do design já disseram que muitas vezes, algo como: “A beleza não vem do que do que é mostrado, mas do que é escondido”.

Entretanto, nada melhor para recortar uma imagem acontecendo ao vivo do que suas luzes e suas ausências.

Estude esses conceitos também em cinema. Certamente as pessoas vão ver uma peça da mesma forma de um filme, acredito que já tenha pensado nisso.

Tudo acontece e será visto pelo público.
 Isso vai ser excelente não apenas para que você consiga desenvolver seu trabalho. Mas para falar dele com o diretor da peça e outras questões relacionadas.

Tente entender sobre o uso de instrumentos de iluminação diferenciados para cada situação. Isso trará a tona do espectador os sentimentos que precisam ser evocados.

 

É tudo uma questão de referências

A maioria das situações envolve, definitivamente, conseguir passar a informação adequada por meio de referenciais e por meio de sensações ágeis.

Caso o diretor ou o resto da equipe técnica precisar de 10 minutos para entender a sua sugestão, eles simplesmente passarão a te ignorar e com isso a sua visão para o projeto.

Nesse caso, se você conseguir resumir sua informação em uma ou duas frases simples.

Acima de tudo, tente definir, nessa velocidade rápida, quais são as expectativas e o que o resto dos departamentos artísticos de um espetáculo estão querendo expressa.

 

Você vai conseguir unir tudo isso em um conceito de Iluminação Cênica eficiente e direto.

 

Seja sempre simples e eficiente. Tenha o poder de sintetizar determinadas situações em palavras, imagens ou vídeos é uma excelente opção.

 

Vamos trabalhar no conceito em Iluminação Cênica?
  • Trabalhe uma forma dinâmica e didática de explicá-a.
  • Em suma, isso vai fazer com que as pessoas percebam que você não é apenas uma pessoa com conhecimento técnico.
  • Mas também com visão artística e versatilidade para apresentar ideias e também seguir preceitos. Trabalhe em harmonia com ideias dos outros.

 

Brindes especiais do post

Saiba mais no maior canal sobre Iluminação Cênica do Brasil, inscreva-se GRÁTIS agora mesmo aqui.

Agora poderá ouvir o Podcast do “Cartilha de Iluminação Cênica”, ouça no link abaixo:

BORA ILUMINAR O MUNDO!!!


Iluminação Cênica Alessandro Azuos

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

© 2024 Todos os direitos reservados.