Ser-Luz, um dos assuntos mais comentados é sobre o uso da Cor na Iluminação Cênica.
Em meu CURSO ILUMINAÇÃO CÊNICA ON-LINE, comento em aproximadamente 2 horas de aula sobre este assunto, que é de tanto interesse dos Profissionais em Iluminação.
Em meu Instragram ( @alessandroazuos ) abro praticamente todos os dias para perguntas através dos Stories, e é um dos assuntos mais pedidos, por isso crio este post, tão especial.
A busca pelo uso da Cor na Iluminação Cênica é tão grande que descreverei diversos livros que possuo, outros não, ou que somente li em minha trajetória de 21 anos de carreira.
Quero que saiba que não existe um único livro específico, é uma pesquisa que deverá investir um certo tempo e dinheiro, pois, os livros para esta área requerem um certo investimento.
Deixo também um link junto as fotos e comentários, que o levarão ao site para aquisição, porém não é obrigatório.
Algo que adianto é poderá investir aos poucos nessas preciosidades, alguns até raros, por que você, como profissional deve dominar o uso da Cor na Iluminação Cênica.
Saiba que aquisição de livros físicos e digitais é um investimento na carreira, ou prefere ficar sem investir em algo que é tão precioso em sua vida?
Quero deixar claro que a lista abaixo é aleatória, não quer dizer que um é mais importante que o outro.
A bem da verdade, um complemente o outro, são de pesquisadores que costumam estudar alguma das partes, então eles se completam.
Livros nacionais para estudar a Cor na Iluminação Cênica:
DA COR À COR INEXISTENTE, de Israel Pedrosa
Este livro é do que considero um dos maiores pesquisadores sobre o uso da Cor do Brasil; Israel Pedrosa.
Livro raro de se conseguir é muito abrangente no estudo.
O título se refere a uma pesquisa dele em dizer que a nunca é mesma, que depende de diversos fatores (luz, local, ângulo, etc) e que dessa cor pode se tornar outras, por isso o nome “cor inexistente”.
Este segundo livro é do mesmo autor do primeiro, dispensa apresentações do grande autor Israel Pedrosa.
Em linguagem simples, explica seu complexo universo, harmonias e contrastes, traçando o que chama de decálogo do colorista.
Preparado e editorado pelo autor, que criou as ilustrações que apoiam teoria e técnicas de maior complexidade, o livro se propõe a contribuir para a formação de profissionais de diferentes áreas – do maquiador ao designer, do cabeleireiro colorista ao organizador de eventos, entre outros.
Já neste livro é abordada a relação das cores com os nossos sentimentos e mostra como as duas coisas não se combinam por acaso, já que as relações entre ambas não são apenas questões de gosto, mas sim experiências universais profundamente enraizadas na nossa linguagem e no nosso pensamento.
Organizada em treze capítulos, correspondentes a treze cores diferentes, a obra oferece um rico painel de informações sobre as cores.
A humanidade, como integrante destacado no Universo por ela conhecido, protagonizou ao longo da história diversos de seus momentos, nas mais diferentes áreas do conhecimento.
Destes tais momentos, pode-se mencionar a consolidação da família, o surgimento da sociedade e a adaptação do ser humano às diferentes regiões do planeta Terra.
Nos últimos séculos, o complexo fenômeno da cor foi estudado detalhadamente pelas disciplinas da física, da química, da fisiologia, da psicologia, da linguística e da filosofia.
No entanto, aqueles que mais profundamente se envolvem com a cor – os artistas visuais – quase não são procurados para dar sua opinião sobre esse tema sempre presente, mas irremediavelmente misterioso.
John Gage se propôs corrigir essa omissão.
Cada capítulo de ‘A cor na arte’ aborda um tema a partir de determinada disciplina científica, desenvolvendo-o, porém, do ponto de vista de artistas como Wassily Kandinsky, Vincent van Gogh, Anish Kapoor. Bandeiras, sinestesia, teosofia, cromoterapia, cromofobia e projetos para o teatro estão entre os muitos tópicos tratados nesta introdução abrangente e fascinante ao papel e poder da cor na vida e na arte.
Um livro de referência atual e abrangente para uma nova geração de usuários da cor digital.
O guia completo da cor reúne teoria da cor, prática e aplicações, tudo em um só volume, compreendendo desde a abstrata teoria da cor até as implicações mais práticas do uso de CMYK e RGB. Ideal para designers, fotógrafos, artistas – de fato, para qualquer pessoa que trabalhe com a cor e queira aprender mais sobre o assunto.
Do mesmo autor do livro anterior. A cor é, talvez, a mais poderosa ferramenta no arsenal no designer, e também a mais desafiadora.
Esse livro desvenda as teorias e os sistemas cromáticos e, partir daí, examina o modo como vivemos com a cor e forma de utilizá-la criativamente, no design de interiores, na publicidade e nos veículos de comunicação em geral.
Um guia fundamental na mesa de trabalho de quem quer fazer a diferença aplicando a cor de forma criativa, eficiente e estratégica.
Esta obra apresenta um novo domínio para a cor, voltado para a Informação produzida pela mídia jornalística.
Com esta abordagem, realiza uma análise crítica do uso da cor em jornais, revistas, sites e telejornais.
As cores influenciam o ser humano, e seus efeitos, tanto de caráter fisiológico como psicológico, intervêm em nossa vida, criando alegria ou tristeza, exaltação ou depressão, atividade ou passividade, calor ou frio, equilíbrio ou desequilíbrio, ordem ou desordem etc.
As cores podem produzir impressões, sensações e reflexos sensoriais de grande importância, porque cada uma delas tem uma vibração determinada em nossos sentidos e pode atuar como estimulante ou perturbador na emoção, na consciência e em nossos impulsos e desejos.
Como ainda são raros no Brasil os estudos sobre as manifestações artística e expressiva da cor, bem como sua importância nos diversos elementos de comunicação e design.
A autora inova ao mostrar, a partir do legado deixado pela Bauhaus, como a cor pode ser inserida no processo criativo e quais suas implicações na transmissão de sentimentos, sensações e mensagens.
Para isso ela avalia a metodologia didática de quatro de seus grandes mestres, além da marcante influência da obra de Goethe sobre a escola.
O livro ‘A interação da cor’ é um registro de uma maneira experimental de estudar e ensinar a cor.
Sua leitura produz um prazer pessoal ilimitado ao mesmo tempo que expande continuamente o modo como as cores são usadas e percebidas na arte, na arquitetura, na tecelagem, no projeto de interiores e na produção visual e gráfica para a mídia impressa em todos os níveis tecnológicos. Prefácio de Bruno Munari.
Nessa história da concepção das cores, a Doutrina de Goethe, (a que o leitor brasileiro tem agora acesso na tradução de Marco Giannotti) ocupa um lugar crucial.
Pertencendo ao gênero peculiar da Naturphilosophie (que seria privilegiado pelo Romantismo Alemão), a Doutrina das Cores contrapõe-se a uma perspectiva estritamente físico-matemática, sugerindo que a óptica de Newton é cega para as cores.
O volume 9 da “Coleção A pintura” traça um quadro amplo do conflito entre a cor e o desenho na pintura.
A discussão se inicia com a defesa do desenho por Giorgio Vasari, toma corpo nos debates da Academia Real de Pintura e Escultura da França nos séculos XVII e XVIII.
Ganha uma nova inflexão com os argumentos de Roger de Piles (que abre as portas para um entendimento moderno da cor), até desembocar nas tendências predominantemente coloristas dos séculos XIX e XX.
Essas quais vão encontrar, na obra de Matisse e nos ensaios de Clement Greenberg, duas de suas mais altas afirmações.
A “Coleção A pintura, em 14 volumes”, é uma antologia de textos fundamentais sobre a arte ocidental, reunindo 130 autores do século IV a.C. ao século XX.
Livros importados para estudar a Cor na Iluminação Cênica:
Conhecer e usar bem as cores é essencial não apenas para artistas, mas também para arquitetos, planejadores urbanos ou designers.
O sucesso do projeto e seu potencial para integrar-se ao cotidiano dos usuários dependem da percepção da cor: a cor representa uma oportunidade para aumentar substancialmente o valor funcional e cultural do projeto, além de melhorar seus efeitos na sociedade.
Jorrit Tornquist, um dos principais especialistas em cores da Itália atualmente, dirige sua pesquisa há quatro décadas para os aspectos paralelos da expressão artística e o projeto de cores para arquitetura, planejamento urbano e design.
Uma introdução ao uso da luz e iluminação por estudantes e artistas.
O primeiro trabalho que explora como a luz pode ser usada para criar efeitos realistas e fantásticos em uma ampla variedade de mídias visuais.
Uma fonte de referência indispensável para artistas de animação, ilustradores digitais, pintores, designers de interiores e artistas que trabalham em qualquer meio.
A primeira parte do livro relata as propriedades fundamentais da luz natural e artificial, sombras, a interação da luz em diferentes tipos de superfícies e seus reflexos, além de transparência, translucidez e efeitos da luz sobre a superfície. a cor.
Brindes especiais do post
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