Iluminação Cênica: Dominando Tudo!

Domine a Iluminação Cênica

Dentro do entretenimento em geral, os poucos profissionais em iluminação cênica, sabem a real necessidade de se dominar todo o sistema de iluminação, desde toda sua compreensão técnica de aparelhos e consoles, até o domínio de todo seu processo visual e estímulos psicológicos.

Tais sistemas técnicos aliados a conhecimentos como psicologia e compreensão do sistema visual, servem para desempenhar várias funções no palco ou em cena.

Deve-se compreender também que esses instrumentos de fontes luminosas não são usados apenas no teatro, mas em diversos tipos de espetáculos, como shows, óperas, balés, musicais, etc, por isso chamo de iluminação para entretenimento.

 

Sobre a Iluminação Cênica

A técnica surgiu na Grécia Antiga, por meados do século V a.C, durante as primeiras encenações de comédias e tragédias que eram encenados ao ar livre nos anfiteatros. A luz do Sol era a principal fonte de iluminação usada para criar os efeitos cênicos.

No decorrer dos anos, os primeiros edifícios foram sendo criados, no século XVI, já na era Renascentista, e os encenadores começaram a ter novas ideias. Foi Leoni Di Somi (1627 – 1692) um dos pioneiros a pensar em escurecer a plateia e deixar somente o palco iluminado, para que a atenção fosse toda voltada para lá.

Nesse época era o fogo o responsável pela função da iluminação cênica através de tochas, candelabros ou velas suspensas, e por causa do cheiro forte do óleo, derretimento das velas, o risco de incêndio era muito grande e a prática era bem arriscada.

Até então não existia no teatro a função de iluminador, quando era necessário algo do tipo, o responsável por isso era o cenógrafo, e muitos deles até eram arquitetos. Que também tinham papel importante durante o desenvolvimento dos dispositivos e colaboraram significativamente em todo o processo de desenvolvimento da iluminação cênica.

 

Quais os objetivos da Iluminação Cênica?

Um projeto de Iluminação Cênica é usada principalmente com o princípio de conseguir várias coisas, entre elas:

  • Foco – Volta a atenção do público para o ponto iluminado.
  • Enredo – A luz também pode integrar o próprio roteiro, com efeitos especiais de raios, piscando as luzes, e assim integrando a parte da ação.
  • Composição – A iluminação nesse caso integra a própria cenografia, e isso pode ressaltar ou ocultar os elementos.
  • Iluminação – Faz com que o espectador veja o que se passa no cenário e ilumina parte dele e escurece outras para que o público não veja.
  • Cor – As cores acentuam o momento na hora do espetáculo, o vermelho, por exemplo, tem efeitos diferentes do verde. Tudo para que o ambiente fique mais emocional.
  • Destaque de cenário – Deixa algumas formas dentro do cenário mais destacadas.
  • Elementos de projeção – Podem ser usados para criar algo no fundo do cenário.
  • Descentralização – Tira o foco do cenário e foca nos atores.
  • Espaço e tempo – Serve para criar uma ilusão de tempo, como o pôr do sol ou o amanhecer.

Hoje em dia a quantidade de informações que temos na palma da mão é muito mais fácil entender como funciona a iluminação cênica. O estudo ajuda a compreender melhor qual a melhor forma de usá-la de acordo com o que você deseja, assim como através de testes.

 

Use um padrão em cada projeto de Iluminação Cênica

O padrão de um projeto está diretamente ligado na forma com que o conduzirá e deverá estar relacionado por completo com o espetáculo iluminado.

Entendo que muitas vezes você, profissional em Iluminação Cênica, quer utilizar diversos recursos e templates, mas isso deverá ser feito com cautela para que não fique muito destoando com a obra a ser iluminada.

Cansei de ver projetos em que a luz aparece muito mais que o artista, ou que ela se torna a atração principal, enquanto que deveria ser o contrário, claro, salvo isso caso o espetáculo seja somente a luz, ai é outra história.

Padronizar também significa atribuir cores que o “discurso” pede. Obedecer a uma sequência lógica do que um texto pede, uma música canta, as cores do patrocinador num evento.

Tudo isto é uma maneira clara e óbvia de fazer uso de uma padronização para seu projeto.

Outra informação importante sobre o uso da cor e sua padronização: é selecionar uma paleta de cores para uso, fazer uso das cores de maneira técnica, com conhecimentos de sua harmonização.

Por isso é tão importante antes do início de qualquer projeto, entender o que se vai iluminar, sempre busque e pergunte sobre “o que” iluminar, saiba pesquisar muito antes de iniciar o projeto e terá muito sucesso! 

Foto capa: https://www.pinterest.co.uk/amp/pin/101823641556851055/

 

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Iluminação Cênica Alessandro Azuos

 

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