Iluminação Cênica: clientes e modismos

Entenda que a Iluminação Cênica, assim quaisquer outras áreas, têm seus modismos e clientes pedem as tendências.

A moda está presente em muitos segmentos, cabe ao profissional acompanhá-la, mesmo não a aceitando, deverá saber do que se trata.

Nestes últimos anos o ramo da Iluminação em Entretenimento teve um grande avanço tecnológico. Sei que é complicado acompanhar tanto avanço, mas o profissional deverá estar preparado.

Quando comento sobre acompanhar, não necessariamente quero dizer em saber tudo, mas acompanhar as tendências. Acompanhar os aparelhos hoje em dia é quase uma loucura, tamanho a demanda de fabricantes que existem.

Agora, acompanhar as “tendências” isso sim é possível e é praticamente algo obrigatório para o profissional em Iluminação Cênica.

 

Profissional e sua atualização no mercado

Em um certo dia, numa conversa informal …

Aluno: … mas não preciso usar a tecnologia em meu trabalho de ‘desenho de Iluminação’.”

Eu: “Tem certeza que não precisa da tecnologia em seu ‘Projeto de Iluminação’?”

 

Mas sei que vai me falar, como já ouvi muito: “Ah Ale, mas eu trabalho com teatro, não preciso de LED e nem Moving”.

Eu resumo esta frase em um pensamento: Limitação em sua Zona de Conforto”.

Oras, se quiser crescer em qualquer área da sua vida permita-se aprender e se renovar sempre. Agora se sua zona de conforto está bem para você, eu não sou o profissional mais indicado então para te falar algo.

Gosto de entender as tendências do mercado, talvez por isso eu trabalhe em diversas áreas da Iluminação, não me mantenho somente numa “linha de pensamento”. Eu crio tendências e novas formas de se compreender a Iluminação Cênica e repasso tudo isso em meus vídeos e materiais na internet.

Cabe somente a você, profissional em Iluminação Cênica, se definir o que prefere seguir: manter-se na sua zona de conforto, trabalhando de uma maneira analógica, ou crescer em sua carreira e buscar a inovação, sem medo e crescendo como profissional na área que decidiu atuar.

Pronto, agora vamos falar um pouco sobre CLIENTES, quantos clientes você possui atualmente e como você os atende?

Quando digo cliente, não falo de seu amigo que te chamou para fazer um projeto em Iluminação Cênica, digo alguém que nem te conhecia entrou em contato e você fechou um contrato?

Comigo aconteceu inúmeras vezes e tive que estar preparado para o novo projeto. 

 

Cliente: um grande desafio na Iluminação Cênica

Um dos maiores desafios de uma carreira em que é necessário atender uma demanda artística é a necessidade de compreender quando o cliente sabe o que está pedindo.

Posteriormente , e sem parecer intransigente, explicar a ele quais as limitações e visões técnicas que você pode acrescentar ao projeto original.

Hoje vou abordar esse aspecto do trabalho que muitos consideram um dos mais difíceis: a extração do briefing e o ajuste de expectativa.

Um bom briefing precisa estar relacionado  a uma série de situações indispensáveis, como:

  • limitações técnica do ambiente,
  • orçamento
  • e, obviamente, o que você pode acrescentar à visão artística originalmente pensada pelo cliente.

Além disso, é indispensável compreender a importância da afirmação do profissional em Iluminação Cênica como um profissional artístico e não simplesmente técnico. Visto que, já que muitos contratantes julgam estar simplesmente contratando um “eletricista glorificado”

 

Como fazer uma excelente captação de briefing?

Antes de tudo, compreender que o cliente tem uma ideia que pode não ser a representação da realidade sobre o que é a iluminação de palco. Acima de tudo, que seja tecnicamente ou financeiramente falando e isso precisa ser respeitado.

Se o cliente soubesse todos os detalhes do nosso mercado, ele simplesmente não nos contrataria e faria a iluminação ele mesmo.

 

Ou seja esse ajuste e essa adaptação é comum e precisa realmente acontecer.

 

Mas é importante saber manter uma boa relação com o cliente. Por outro lado, nessa situação de possível confronto, é importante mostrar quais são os desafios e conceitos comuns dentro da proposta de pedido.

Quando existem pedidos despropositados ou fora do padrão, é importante ter a mente aberta também no  momento do briefing.

Consequentemente isso pode ser algo que acrescente muito mais no palco quando a iluminação acontece de forma coerente.

 

Ou seja: é importante saber as técnicas centrais, e seguir os conceitos mais gerais na Iluminação Cênica.
Portanto saber ousar e inovar em parceria com o seu cliente, para que seja possível um meio termo entre os envolvidos.

 

Saiba dizer não ao cliente, num projeto de Iluminação Cênica

Quando o cliente tem sempre razão deixa de ser um ditado e se torna um problema de comunicação. Saber dizer não as vezes é necessário, principalmente quando se trata de valores ligados a seu profissionalismo.

 

 

O mais importante é importante saber traçar o limite.

 

Uma coisa é permitir uma excentricidade, no entanto a outra em prol da ousadia artística. Mas cooperar com situações que claramente vão se tornar problemáticas. Isso poderá envolver riscos de segurança já é algo bem diferente.

Por isso mesmo é indispensável saber exatamente até onde tem de partir seu limite de respeito ao que o cliente diz. Já que muitas vezes ele vai pedir algo.

O cliente percebe o que está ruim num projeto de Iluminação Cênica e ainda pode culpar você!

 

Cuidado com isso!

Certamente é algo muito ruim quando uma pessoa falando mal do seu trabalho. Isso pode prejudicar consideravelmente a sua carreira.

Uma vez que esse é um mercado em que uma boa ou má reputação faz toda a diferença.

 

Fontes:

capa: https://www.derivative.ca/Events/2015/KineticLights/

 

Brindes especiais do post

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Iluminação Cênica Alessandro Azuos

 

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