Iluminação cênica e a ausência de luz necessária

Caro iluminado, vamos falar do escuro, do contraste, da sombra, ausência de luz na Iluminação Cênica.
Fazendo uma analogia à “falta de luz”, falo um pouco sobre a sombra (tecnicamente é a ausência de luz) e também podemos brincar com este ângulo em cenas mais dramáticas.
Provavelmente o escuro aguça nossa criatividade do mágico, do imaginário, do mesmo modo que em filmes de terror tudo ocorre a noite, em locais escuros.
Já perceberam, que mesmo num dia ensolarado, caso estivermos prontos para explorar uma caverna, por exemplo, ainda temos receio de entrar?
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E quando eu quero enfatizar determinada silhueta na Iluminação Cênica?
Quando quero causar uma sensação de desconforto visual ou mesmo deformar um corpo ou objeto em cena?
Certamente, existem estudos de ângulos para incidirem de maneira que criem as sombras propostas na cena.
 
 

 

Iluminação Cênica: 2 tipos de Projetos, ou é Funcional ou é Artístico

Podemos manipular essa ausência de luz, conhecendo um pouco sobre artes visuais, acredito que Caravaggio, pintor barroco, soube expressar isso muito bem em suas obras.

Abaixo sua obra “A vocação de São Mateus” ou “Invocação de São Mateus” (1599-1600).

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“Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: “Segue-me!” Ele se levantou e seguiu Jesus.” (Mateus 9,9)

 

No quadro acima, temos uma obra do período barroco, baseada num texto bíblico em que São Mateus é chamado por Jesus Cristo a tornar-se postulado.

Caravaggio demonstra, enquanto isso, duas situações visuais:

  1. através da expressão nos rostos e,
  2. nas sombras que os permeiam.

Percebam que:

  • temos a luz como significado e personagem da cena, o ângulo que incide da janela direita;
  • no plano superior, como se fosse uma luz divina, faz uma luz bem “focada” na parede, demonstrando bem os rostos das pessoas na mesa;
  • ao mesmo tempo em que segue o gesto da mão de Jesus; uma luz colocada propositadamente para melhorar tais expressões, e consequentemente o rico vestuário de seu desenho.

Já oposto a esta luz:

  • podemos perceber uma luz “frontal” para enxergar melhor a cena, é uma luz mais leve (ou soft), somente para delinear um outro lado.
  • mas o destaque é São Mateus, sentado ao lado posterior da mesa com os cobradores de impostos.

 

Sombra, Contraste e Volumetria

Este estilo de contrastes tem um nome: tenebrismo, foi uma técnica aprimorada por Caravaggio, que possui as características:

  • nada mais é que o efeito de projetar a luz sobre as formas com violência e em contraste intenso e brusco com as sombras;
  • usando sempre fundos planos e sem luminosidade nenhuma, destacava sempre intensamente o primeiro plano, geralmente os rostos;
  • marcando o início de uma grande conquista da pintura barroca, e já exacerbando uma reação ao naturalismo, frente ao idealismo renascentista.
Pensemos esse quadro como seria sem esse contraste de luz, sem formar as sombras, se fosse com mais intensidade, mais brilho, (uma luz “chapada” como falamos) será que os traços dos rostos dos personagens em cena continuariam da mesma maneira?

Teríamos mais a mesma sensação de um convite divino?

Provavelmente não, porque a luz que entra pela janela nos remete ao significado transcendental.

Como resultado de uma chamada: “Venha comigo, estou no seu aguardo.”,

Essa é a razão pela qual deve-se destacar a peça principal da cena em que ocorre ação, nesse caso o chamado, a convocação por Jesus para que Mateus tornasse apóstolo.

 

Percepção da sombra

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  • a escolha da fonte assim como o estudo de seu ângulo, são importantes para o contraste do efeito desejado à cena.
  • devido a isso é imprescindível estudá-la de maneira minuciosa.
  • a ausência de luz também pode iniciar ou finalizar alguma apresentação.iluminação cênica e sombra 5
 
 
 
Além disso, termino o post dizendo que:
“Do mesmo modo em que a ausência de luz é reprimida,
Consequentemente sua permanência é quase que obrigatória no sentido poético.
É a razão pela qual é responsável pelo ‘acabamento’ na cena quanto ao tema proposto.”
 
 
 

Brindes especiais para este post:

Agora poderá ouvir o Podcast do “Cartilha de Iluminação Cênica”, ouça no link abaixo:

BORA ILUMINAR O MUNDO!!!


Iluminação Cênica Alessandro Azuos

 

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