Iluminação Cênica e a Criatividade

Ser-Luz, entenda as técnicas da Iluminação Cênica antes de ousar criar, entenda mais o porquê neste artigo.

Criatividade:
O que ela é? Para que serve?

 

O que e como realmente ela faz parte da nossa vida no nosso dia a dia Ligado na nossa profissão de iluminação.

Então aguarde aí que a gente já vai conversar sobre isso.

Hoje eu quero escrever a respeito da criatividade.

Se a gente colocar no nosso computador e digital “criatividade”, “o que é criatividade”.

Existem diversos conceitos, e todos sempre falam da origem, que veio do:

latim creare: “produzir, erguer”, relacionado a crescere, “crescer, aumentar”, do Indo-Europeu ker-, “crescer” (fonte: site origem da palavra).

 

É sempre bom falar que é algo que você inova, que você que você cria… Mas vou falar um pouquinho do que eu acho que é ser criativo.

Para mim, a criatividade está ligada muito à questão da adaptabilidade. Muitas vezes a gente trabalha dentro de um conceito em temos que ter um jogo de cintura para poder lidar com ele.

Eu vou explicar qual é…

Vamos colocar o teatro, eu sempre jogo exemplos mais ligados ao teatro porque eu vim do teatro, da iluminação cênica voltada mais para os espetáculos, com entretenimento, conforme eu gosto de falar.

Então, muitas vezes, eles criam uma planta de iluminação, aí chegamos a um determinado local e muitas vezes não tem o que nós queremos. Por quê?

 

Iluminação Cênica e adaptação

Porque nós temos que ter uma questão de adaptabilidade, ou seja, para mim é criar no local.

Claro que a gente não pode deixar a essência do espetáculo sem mexer, porque todo espetáculo ele tem uma essência, ele tem o que eu chamo de “coluna vertebral”.

A gente tem que moldar conforme essa coluna vertebral, fazer as vias dela para poder nisso criar um corpo. Isso falando numa linguagem bem figurativa em questão da criatividade.

Só que muitas vezes, vai chegar no local e não vai ter como a gente puxar esse fio para um determinado efeito, para um determinado foco, a gente não tem essa capacidade de criar.

Quando criamos no local de estreia, ou seja, então ele vai lá no local e fala:

“…eu tenho tantos refletores? Então é isso que eu vou trabalhar”…

 

E nas viagens no dia a dia, muitas vezes não conseguimos pegar tudo o que se tem numa estreia ou tudo o que se tem numa gravação…

Por exemplo, os shows: a gente sabe que para gravação ele tem uma quantidade muito grande, por quê?

Porque além da iluminação do show, a iluminação artística, eu tenho que ter iluminação técnica para a gravação, que é completamente diferente da artística.

Eu vou estar fazendo a luz para uma câmera, para uma lente, e a lente ela capta de uma forma extremamente diferente do nosso olho. Bom, e por aí vai…

 

 

Então, devo ter criatividade na Iluminação Cênica?

Nós somos profissionais extremamente criativos.

Além de grande adaptabilidade que a gente tem que ter, nós somos extremamente criativos, porque muitas vezes a gente chega no local, você olha às vezes aquilo e fala:

“nossa, será que eu consigo fazer o meu espetáculo aqui?”
“Será que eu vou conseguir manter a coluna vertebral junto com o espetáculo?”,
“Será que eu vou conseguir manter a essência da iluminação que que o iluminador, que foi o primeiro criador, me passou?”

 

Então, o operador ele tem que ter uma criatividade tremenda para poder ficar lidando com isso.

Para mim isso é criatividade. É uma confusão muito grande entre o que é a técnica, o que é tecnologia junto com a criatividade.

Muitas vezes as pessoas acham que pra ser criativo você precisa de inúmeros aparelhos, você precisa de um monte de aparelho e muitas vezes não é.

A criatividade está ligada com isso.

Ela está muito ligada com a adaptação no seu dia a dia…

O teatro ele tem muito isso.

O teatro, às vezes, muitas companhias não tem muita grana para investir dentro da área de iluminação, então acabam se adaptando a um processo de iluminação, por exemplo, com outras fontes que não são tão usuais eles acabam se adaptando.

Por exemplo, acabam usando uma vela…

Só que, tecnicamente, você tem que saber que a vela ela tem uma determinada luminância que quem estiver muito longe pode não ver um detalhe que você queria. Então, isso não é ser criativo, isso é ser técnico.

A criatividade ela começa quando você entende a técnica daquilo que você está trabalhando e, sem perder a essência daquilo, você consegue transpor e adaptar de uma maneira com que todo mundo entenda aquilo, com que aquilo se torne uma linguagem convencional.

Você convence… Então aí é que está a questão da criatividade ligada pra gente.

 

Outras situação na Iluminação Cênica

Esses tópicos são muito importantes pra gente tentar entender.

Criatividade não é trabalhar com um grande número de aparelhos, criatividade não é trabalhar com algo de última geração, não é trabalhar com sistema 3D, porque você cria…

Não. Isso não é ser criativo, isso é ser técnico. Isso é você usar os mecanismos que a tecnologia te dá para você trabalhar com criatividade.

Então, gente, espero que vocês tenham entendido hoje um pouco.

Eu sei que é um conceito que pode gerar muita confusão, que pode gerar muita polêmica entre qualquer área profissional, não só na nossa área, mas no dia a dia, a gente vai ter contato direto com isso.

A gente vai ter que ser flexível, adaptável…

Porque é aí que a gente vai estimular a nossa criatividade, ou seja, você vai ser criativo, você vai simular de uma maneira com que não perca a essência daquilo que foi criado lá atrás.

Isso é importante. Isso é ser criativo.

Estou colocando para vocês a minha opinião, caso vocês tenham mais alguma informação, caso vocês tenham alguma coisa a adicionar podem estar deixando nos comentários, podem estar entrando em contato comigo…

Aproveito também e os convido, para quem ainda não se inscreveu, que se inscreva também no nosso canal, será muito, mas muito bem-vindo mesmo.

 

Têm dúvidas ainda para seus Projetos em Iluminação Cênica?

E estou aberto às discussões, galera…

Então, por hoje é isso, quero estar deixando essa discussão aqui…

Eu falo assim, como sempre, esse negócio de salpicar…

Eu gosto de jogar para vocês, para que a gente pense junto também.

É aquilo que eu sempre falo, esse é o nosso canal sobre a arte de iluminar. Iluminar não envolve somente material, não envolve somente lâmpadas, não envolve somente moving lights, não envolve só luminárias que estão dentro de sua residência e por aí vai…

Envolve um conhecimento muito maior do que a da própria técnica em si.

Ela está ligada a toda uma questão social, a toda uma questão antropológica, a toda uma questão artística…

E é isso que eu vou estar trazendo cada vez mais aqui para vocês.

Ser-Luz, agradeço e até a próxima…

 

BORA ILUMINAR O MUNDO!!!

 

 

Fontes de pesquisa:

Foto capa: https://wallpaperaccess.com/creativity

Site: https://origemdapalavra.com.br/?s=criar

 
Brindes especiais do post

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Agora poderá ouvir o Podcast do “Cartilha de Iluminação Cênica”, ouça no link abaixo:

BORA ILUMINAR O MUNDO!!!


 

 

Iluminação cênica online Alessandro Azuos

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