Ser iluminado, tudo bem?
Pego carona num experimento feito na década de 20 do século passado, quase 100 anos se passaram e ainda temos muitas informações a sanar sobre a psicologia da iluminação e a acrescento nos estudos da Iluminação Cênica.
Caso não saiba, tenho formação acadêmica em Marketing, então passarei com conhecimento a informação a seguir, pois. Tratam-se de registros estudados na história da administração moderna.
O experimento que comentarei, ocorreu para entender o comportamento humano em condições fisiológicas, mas compreenderam que as questões davam-se mais pelo psicológico.
Esse programa foi coordenado pelo psicólogo Elton Mayo, entre 1926 a 32. É considerado o pai da Teoria da Administração das Relações Humanas, e queria melhorar as condições de trabalho e aumentar a produção das indústrias.
A variável da “sensação” da iluminação
Esse experimento ficou conhecido como “Experiência de Hawthorne”, houveram várias fases mas a que nos importa é a primeira, que estudou o comportamento diante da mudança de iluminação.
Na primeira fase da experiência, pretendia-se verificar o efeito da iluminação sobre o rendimento dos operários.
Para isso, tomou-se dois grupos de operários em salas diferentes, que faziam o mesmo trabalho, em condições idênticas sendo um grupo experimental ou de referência, que trabalhava sob luz variável e o outro grupo, o de controle, que trabalhava sob a mesma iluminação o tempo todo.
Para surpresa dos pesquisadores, não foi encontrada uma relação entre as duas variáveis, (iluminação e rendimento dos operários) mas sim a existência de outras variáveis como o fator psicológico.
Baseados em suas suposições pessoais, os operários se julgaram na obrigação de produzir mais quando a iluminação aumentava, já quando diminuía a iluminação o mesmo ocorria com a produção.
A prova de que as suposições pessoais (fatores psicológicos) é que influenciavam a produção, veio quando os pesquisadores trocaram as lâmpadas por outras de mesma potência (fazendo os operários crerem que a intensidade variava) e o rendimento variava de acordo com a luminosidade que os operários supunham trabalhar. (trecho do site: http://www.posgrad.net/2008/03/experincia-de-hawthorne.html)
Iluminação Cênica trata diretamente com as sensações e emoções
Acima de tudo é interessante avaliar essa questão, sei que se passaram quase 100 anos. Provavelmente talvez essa experiência não funcionasse da mesma forma, mas a essência pode captada para considerarmos importante para seus estudos em iluminação.
Hoje em dia temos uma série de aparelhos que nos dão condições de fazer praticamente tudo em nosso trabalho.Enquanto que na época desta experiência, a iluminação estava se expandindo.
Deixo também dois questionamentos para trazemos aos duas atuais:
- Como resultado atual, quais seriam os pressupostos psicológicos com o uso de LED?
- Além disso, a compreensão do que vê num ambiente, interfere no trabalho?
Entenda que o LED é outro tipo de relevante para nossos dias. Da mesma forma que os funcionários “diminuíam ou aumentavam a produção em relação a luminância do ambiente”, ocorre o mesmo hoje em dia.
Estudos de antropologia apontam tal informação como:
“pela razão que o homem primitivo entendia que estava no hora de descansar”
Acredito também nesta hipótese, da mesma forma que carregamos parte da genética destes nossos ancestrais.
É fato que sempre deverá entender seu cliente, consequentemente essa compreensão evitará problemas futuros da mesma forma correções inesperadas do projeto em iluminação
Abaixo comento mais informações na dica de vídeo. Entenda sempre a importância de se conhecer outras áreas que podem nos agregar informações conscientes e coesas para nossa arte de iluminar.
Fontes dos dados
Para a pesquisa desta postagem, destaco os seguintes dados:
livros online:
Introdução Geral à administração – Chiavenatto – 7ª edição – Ed. Campus/Elsevier (2004)
capa:
http://www.leaders-model.com/efeito-hawthorne-pessoas-organizacoes/
site:
http://www.posgrad.net/2008/03/experincia-de-hawthorne.html
http://teoriarelacoeshumanas.blogspot.com.br/2012/11/a-experiencia-de-hawthorne.html
http://admgroup.blogspot.com.br/2012/05/teoria-das-relacoes-humanas-ateoria-das.html
https: //www.youtube.com/watch?v=pUsh97YIX64
Brindes especiais do post
Saiba mais no maior canal sobre Iluminação Cênica do Brasil, inscreva-se GRÁTIS agora mesmo aqui.
Agora poderá ouvir o Podcast do “Cartilha de Iluminação Cênica”, ouça no link abaixo:
BORA ILUMINAR O MUNDO!!!