Iluminação Cênica e aberração cromática

Ser iluminado e criador na Iluminação Cênica, tudo bem?   

No post anterior comentei sobre alguns fenômenos óticos que a física traz à nossa profissão na Iluminação Cênica.

O que é imprescindível conhecermos para que possamos ter argumentação técnica e também saibamos lidar com algumas situações quando aparecerem.

Clique na imagem abaixo para ler também a postagem anterior, que complementa esta:

 

Hoje comento sobre um fenômeno muito comum de encontrar em aparelhos que utilizam 2 ou mais lentes. Embora muitas vezes vemos e não tem muito o que fazer a não ser aceitá-lo e controlá-lo através das lentes.

Comento sobre a “aberração cromática” e sua interferência na iluminação cênica.  

 

Mas o que é a “aberração cromática”?

Para esclarecer, trata-se de um fenômeno físico em que diferentes comprimentos de onda originam em diferentes pontos focais. ou seja, é a luz que sofre a refração e esta depende exclusivamente dos vários comprimentos de onda da luz que “não se alinham”.

Iluminação Cênica

 

Perceba na foto acima que a lente não consegue unir os diversos comprimentos de onda num único ponto focal.

Isso pode ocorrer em diversos equipamentos que utilizamos na iluminação de entretenimento, podendo também ser encontrado em aparelhos usados para iluminação na arquitetura e utilizam lentes.

Acima de tudo, este fenômeno é muito comum em aparelhos que precisam do uso da ótica cabendo ao técnico manipular de forma a diminuir o “arco íris” que se forma nas bordas, como o que veremos a seguir:

 

Iluminação Cênica
Acima vê-se uma aberração cromática “bem formada”.

Em suma veja que na prática é mais compreensível:

  • enquanto isso, os comprimentos vermelhos, passando pelo branco (que na física é a soma de todas as cores) e chegando ao azul e violeta.
Aberração Cromática na prática da Iluminação Cênica

 

Distorção que ocorre em lentes que não conseguem fazer com que todos os pontos de luz fixem num mesmo local (ponto fixo), ocorrendo um anel cromático nas bordas do foco indesejáveis.

Também pode-se dizer que ocorre a dispersão dos índices de refração nos comprimentos de onda da luz que não são exatos num único ponto.

fonte: Dicionário de Iluminação Cênica, de Alessandro Azuos

 

Na Iluminação Cênica é comum ocorrer isso em instrumentos de Iluminação com mais de uma lente como os Elipsoidais, Seguidores e Movings.

Estes aparelhos requerem o uso de diversas lentes para que possam executar suas funções, mas não estranhe se isso ocorrer, é porque a lentes que você utiliza são de qualidade.

Caso você seja curioso, por exemplo, verá esse assunto muito difundido entre os fotógrafos devido as lentes  de trabalho.

No entanto existe um estudo muito grande nesta área para que possam compreender melhor esse efeito e como controlá-lo da melhor maneira possível.

 

Compreendendo melhor

Outras considerações importantes equivalem a entender a refração dos comprimentos de onda. Nos aparelhos de teatro é interessante observar que, citando como exemplo o Elipsoidal:

  • “Ao afinarmos esse aparelho, percebemos que existe uma espécie de “aura” mais azulada, isso ocorre devido ao tamanho da onda.
  • Os comprimentos de onda mais avermelhados são mais altos e mais rápidos fazendo com que se dispersem com mais facilidade.
  • Por outro lado, o seu oposto, os cumprimentos azulados tem uma onda menor, sendo mais lentos em sua propagação.
  • Devido a isso, as vezes são “difíceis de ajustar mesmo com aparelhos contendo lentes fabricadas com excelentes materiais”.  

 

Brindes especiais do post

Saiba mais no maior canal sobre Iluminação Cênica do Brasil, inscreva-se GRÁTIS agora mesmo aqui.

 

 

Agora poderá ouvir o Podcast do “Cartilha de Iluminação Cênica”, ouça no link abaixo:

BORA ILUMINAR O MUNDO!!!


Iluminação Cênica Alessandro Azuos

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

© 2024 Todos os direitos reservados.