Iluminação Cênica e sombras: 21 artistas - parte 1/5

Iluminação Cênica e as sombras. Uma série especial em que o convido a aprofundar mais seus estudos para seus projetos em iluminação.

Ser Iluminado, comentarei nesta série sobre 21 artistas e seus trabalhos artísticos com luz e sombra. Certamente servirá para amplie seus instintos e suas idéias.

 

 

Grande Ser Iluminado, tudo bem contigo?

Apresento 21 artistas e designers, nacionais e internacionais. Eles serão capazes de impressioná-lo com suas habilidades em trabalhar a iluminação e manipular a sombra de forma de forma original.

Esta série será dividida em 5 partes, em que o primeiro post será apenas com 1 artista e o outros 4 cada com 5 artistas cada, estarão em ordem alfabética para que seja mais justa a distribuição entre eles.

Tamanha é a grandiosidade de suas obras para o seus estudos, que não quero evidenciar nenhum deles. O mais importante é colocá-los de maneira a conhecer e mostrar suas obras, que mesmo diferentes utilizando o mesmo material que é a luz como corpo fundamental, nos apresentam em suas mais diversas técnicas, formas, cores e preenchimentos espaciais.

 

ILUMINAÇÃO CÊNICA E SOMBRAS

Penso o quanto é importante saber e estudar a Iluminação em todos os seus aspectos. Portanto esta série especial vem tratar sobre isso.

Todavia, o iluminador atual deve estar preparado para o mercado de trabalho. Na escola que estudei e a prática me ensinaram que o iluminador está no topo da linguagem visual com a luz e iluminação.

Consequentemente ele deve saber lidar com muitas ferramentas, softwares, diversos estilos de espetáculos. Entender diferenças e usos corretos das funções sobre:

  • Iluminação Funcional
  • Iluminação Artística 

Caso queira saber mais sobre o meu comentário acima, acesse essa aula especial neste link.

 

O primeiro artista

Dentre os 5 posts procuro mostrar a diversificada forma de trabalhos possíveis e imagináveis com a iluminação cênica e sua relação com a sombra.

Neste primeiro post será dedicado exclusivamente para um cineasta francês que “traz à vida uma sombra”. Em seu curta metragem que achei fantástico para abrir esse nosso diálogo sobre as vertentes que a iluminação cênica nos proporciona.

Acompanhe nesta semana toda a série no “Cartilhas de iluminação cênica”, que é um dos canais mais antigos em iluminação de nosso país.

Veremos nesta primeira parte estão:

1 – Alain Fleischer: francês, escritor, cineasta, artista e fotógrafo, num curta-metragem que dá vida a sombra

1 – Alain Fleischer

Alain Fleischer nasceu em 1944, em Paris, é escritor, cineasta, artista e fotógrafo. Ele vive e trabalha entre Paris, Roma e Tourcoing.

Tem estudos na literatura moderna, linguística, semiótica e antropologia na Sorbonne e na Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais. Depois disso lecionou em várias universidades, escolas de arte, cinema e fotografia, e tem levado inúmeros master classes na França e no exterior.

Abaixo o curta-metragem em stop-motion Les hommes dans les draps(livre tradução: “O homem em folhas”), com exímio e delicado trabalho de imagem e fotografia em que utiliza o recurso da sombra que “ganha vida com um lençol”, de forma irreverente e inspiradora:

 

 

Links para que possa pesquisar mais sobre Iluminação Cênica e Sombras:

https://fr.wikipedia.org/wiki/Alain_Fleischer

http://www.galerielereverbere.com/ficheArtiste.php?id_artiste=30

http://www.imdb.com/name/nm0281477/  

 


 

Aproveite e siga para o segundo post sobre Iluminação Cênica e Sombras. 

Acesse este link para  o segundo post aqui.

 

Mais brindes especiais para seus estudos na Iluminação Cênica

Saiba mais no maior canal sobre Iluminação Cênica do Brasil, inscreva-se GRÁTIS agora mesmo aqui.

 

Agora poderá ouvir o Podcast do Cartilha de Iluminação Cênica, ouça no link abaixo:

BORA ILUMINAR O MUNDO COM ILUMINAÇÃO CÊNICA!!!


Iluminação Cênica Alessandro Azuos

 


Atenção importante para os avisos a seguir:
  • Acima de tudo, os artistas mencionados fazem parte de meu projeto de pesquisas em iluminação desde o início dos anos 2000.
  • Portanto, tenho a função de apenas divulgar as diversas formas de trabalho com iluminação (como podem ver em meus posts).
  • Da mesma forma, não existe nenhuma remuneração neste post por nenhuma das partes.
  • Caso haja algum problema e algum artista não goste da publicação, peço a gentileza de entrar em contato comigo para que seja retirado da lista.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

© 2024 Todos os direitos reservados.