Iluminação Cênica e sombras: 21 artistas – parte 4/5

A Iluminação Cênica e as sombras. Uma série especial em que o convido a aprofundar mais seus estudos para seus projetos em iluminação.

Ser Iluminado, comentarei nesta série sobre 21 artistas e seus trabalhos artísticos com luz e sombra. Certamente servirá para amplie seus instintos e suas idéias.

Caro ser luz, grato por estar acompanhando esta série de posts especiais, sobre Iluminação Cênica e Sombras.

Nesta terceira parte teremos artistas e designers que configuraram suas obras desde materiais de sucata a materiais mais sofisticados como filros dicróicos calculados, a utilização da porcelana estática que ganha vida, a frieza do aço que nos faz pensar e palitos com cookies que trazem Star Wars no jogo da luz e sombra.

, ao mesmo tempo, apresento Olafur Eliassun para quem ainda não o conhece, que talvez seja o maior em número de obras e instalações artísticas com luz que temos atualmente.

 

Neste quarto nossos próximos 5 estudos de sombra para nos ajudar a criarmos mais em iluminação cênica:

12 – Larry Kagan: americano, especializado em esculturas de aço

13 – Laurent Craste: francês, utiliza a porcelana como trabalho

14 – Olafur Eliasson: dinamarquês, trabalha com variados materiais refletivos

15 – Rashad Alakbarov: do Azerbaijão, utiliza-se de sucata para compor espaços com climas do “impressionismo”

16 – Red Hong Yi: arquiteta e artista nascida na Malásia, impressiona com os materiais que formam personagens de Star Wars

 


12 – Larry Kagan

Este artista americano trabalha com esculturas em aço, que a primeira vista, suas obras parecem não ter forma alguma mas quando iluminadas ganham um aspecto de imagens tridimensionais que você nem imagina.

Um trabalho de percepção visual incrível e sutil ao mesmo tempo imprevisível e chocante quando se enxerga a forma por completa.

Larry Kagan acrescenta em seu site:

 

Estamos mais ou menos conscientes da presença de sombras, uma vez que nos dizem algo sobre o nosso ambiente, mas não olhamos para eles – a menos que chamem a atenção para si mesmos por algum comportamento estranho ou inesperado.

 

Nesse vídeo poderá ver algumas obras e seus comentário sobre o processo para a criação:

 

 

Links para que possa pesquisar mais:

http://larrykagansculpture.com/

 


13 – Laurent Craste

O francês Laurent Craste trabalha com a porcelana e criou a obra que viralizou pela internet intitulada “PARADE”, consegue através de uma brincadeira em “balançar” uma lâmpada para fazer com que as imagens estáticas comecem a “brincar” pelo espaço.

Um ideia fantástica e muito irreverente, uma brincadeiras em que adultos voltam a serem crianças e vivenciar o lúdico.

Suas obras estão expostas em muitas coleções públicas e privadas, como a coleção permanente do Museu de Belas Artes de Montreal, a coleção pública do Departamento de Relações Exteriores e Comércio Internacional do Canadá, a coleção Cirque du Soleil, o Musée de Châteauroux (França) e coleções permanentes do Museu dos mestres e artesãos do Quebec, a cidade de Montreal e as coleções Loto-Quebec, entre outros.

Abaixo um dos vídeos viralizados pela internet:

 

 

Links para que possa pesquisar mais:

http://www.laurentcraste.com/  

 


14 – Olafur Eliasson

Olafur Eliassum, artista dinamarquês, creio que é um dos grandes representantes dos artistas visuais que trabalham com a luz de forma singular e original.

Dentre inúmeras obras, destaco “Multiple Shadow House” em que “brinca” com diversas fontes de luz dura e suas projeções na parede das salas, verá diversos formatos e cores; escolhi essa obra que poderá “brincar” com esses efeitos em seus projetos.

O artista Olafur tem uma variedade imensa de instalações em que utiliza a sombra como elemento de composição espacial juntamente com vidros dicroicos e diversos objetos espelhados que vale muito a pena conferir em sua página na internet.

Vamos ao vídeo selecionado para entender melhor a proposto dele:

 

 

Links para que possa pesquisar mais:

http://olafureliasson.net/archive/artwork/WEK100053/multiple-shadow- house  

 


15 – Rashad Alakbarov

Rashad Alakbarov, nasceu no Azerbaijão, artista visual que compõem com a sucata de diversos materiais composições incríveis em suas instalações.

Seus projetos vão desde canos, misturados tudo que possa imaginar, cria instalações aéreas e coloridas que nos remetem a um espaço artístico da arte do impressionismo, tamanha é a delicadeza e perspicácia visual com quem compõem sua arte com a sombra.

O vídeo a seguir mostra diversas esculturas e como ele trabalhou algumas delas, veja que interessante o processo de criação e o visual final que consegue em sua obra:

 

 

Links para que possa pesquisar mais:

Rashad Alakbarov

 


16 – Red Hong Yi

Essa artista plástica da Malásia, trabalha com os mais diversos materiais em todas as suas obras, e destaco o uso de de saquinhos de chá para criar retratos e alguns quadros em que utiliza o fogo para queimar palitos e criar desenhos.

Mas a obra que quero mostrar é a sombra que ela cria personagens da saga Star Wars. No entanto, o mais engraçado o material utilizado que mistura folha de alumínio, placas de computador recortadas, folhas secas, algodão, tecido jeans e biscoitos de chocolate.

Em entrevista (clique aqui para ler na íntegra) comenta sobre o uso dos diversos materiais:

 

Gosto de usar materiais que têm uma conexão com a pessoa ou assunto que eu estou pintando. Eu costumo começar fazendo muita pesquisa sobre uma pessoa que eu quero pintar, ou eu trabalho no sentido inverso … Eu recebo inspiração por um objeto, e penso como associá-lo.

 

Uma obra incrível que é interessante você conhecer e assistir:

 

 

Links para que possa pesquisar mais:

http://redhongyi.com/portfolio  

 


 

Aproveite e siga para o quinto post sobre Iluminação Cênica e Sombras. 

Leia o quinto e último post da série neste link.

 
Mais brindes especiais para seus estudos na Iluminação Cênica

Saiba mais no maior canal sobre Iluminação Cênica do Brasil, inscreva-se GRÁTIS agora mesmo aqui.

 

Agora poderá ouvir o Podcast do Cartilha de Iluminação Cênica, ouça no link abaixo:

BORA ILUMINAR O MUNDO COM MAIS ILUMINAÇÃO CÊNICA!!!


 

 


Atenção importante para os avisos a seguir:
  • Acima de tudo, os artistas mencionados fazem parte de meu projeto de pesquisas em iluminação desde o início dos anos 2000.
  • Portanto, tenho a função de apenas divulgar as diversas formas de trabalho com iluminação (como podem ver em meus posts).
  • Da mesma forma, não existe nenhuma remuneração neste post por nenhuma das partes.
  • Caso haja algum problema e algum artista não goste da publicação, peço a gentileza de entrar em contato comigo para que seja retirado da lista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo