Iluminação Cênica : agregue valor à sua função para conversar sobre preço
A Iluminação Cênica e outros assuntos importantes para você, meu caro/a iluminado/a.
Já têm alguns anos que lancei um vídeo que teve um acesso incrível e indico caso ainda não tenho visto.
Neste vídeo comento a necessidade de conhecer os diferenciais entre valor e preço de seu trabalho e/ou serviços.
Tenho formação em marketing, desde que se instituiu essa disciplina o objetivo sempre foi estudar um produto (seja ele qual for) para que se torne vendável e compreender formas de entregá-lo de maneira rentável junto a um determinado mercado.
O crescimento na área da Iluminação Cênica
Neste últimos anos, posso dizer com conhecimento de causa, que a iluminação cênica tem sofrido um processo mais mercadológico. Descobriram um certo nicho neste mercado, os investidores estrangeiros passaram a investir no Brasil e trazer equipamentos de ponta para nossa área de entretenimento.
Um exemplo bem prático que cito são os festivais musicais que temos por aqui.
Nestes últimos 10 anos cresceram o número de projetos que trazem artistas internacionais em diversos segmentos do entretenimento (teatro, dança, shows, etc). Grande parte trouxe consigo o acesso à tecnologia na iluminação cênica, o que para nós profissionais da área é excelente.
Mas como todo produto, temos os aproveitadores e empresas que com um pouco mais de recurso “querem esse nicho de qualquer maneira”. Compram materiais com baxia qualidade e contratam pessoas nem tanto qualificadas.
Pois entram com preço baixo no mercado, porém com valor agregado chegando a quase zero.
Qual é o seu diferencial em sua carreira na Iluminação Cênica?
Acredito que você já tenha perdido trabalho para uma concorrência desse tipo, por isso a importância de se conhecer tecnicamente a iluminação.
Por isso é necessário criar um diferencial como profissional. Isso é criar VALOR.
A partir desse seu potencial qualificado você poderá adicionar um PREÇO para suas horas trabalhadas. Seus serviços prestados e ganhar mercado em ambos os sentidos que comentei.
Vejo muitos profissionais iniciantes, que aprenderam a dominar um software e sentirem-se profissionais. Mas não questiono a função de programador, mas o fato de conhecer um software não faz de você um profissional da área.
Muitos conhecem o Power Point, mas quanto realmente se dizem profissionais nesse segmento?
O fato de simplesmente dominar uma tecnologia não quer dizer que sou profissional nela.
O que acabei de comentar entra em VALOR e não preço. Porque conhecer um novo equipamento e saber utilizá-lo é agregar VALOR à sua carreira, e não PREÇO.
Academicamente aprender que o PREÇO é gerado a partir de uma série de questões e análises, mas sabemos que na prática isso é um pouco diferente, fator como indicações e para que é o serviço contratado, devem ser levados em conta quando tratar sobre valores monetários.
Percepção de VALOR e o PREÇO?
É isso que comento um pouco nesse vídeo. O quanto é necessário ter conhecimento e profissionais em sua carreira que gerarão valor na função que escolher.
Portanto quando for convidado a dar seu PREÇO tenha-o embasado nesses VALORES que irá agregar junto a seus trabalhos.
Assista o vídeo na sequência e entenda melhor o que proponho a conhecer.
Brindes especiais do post
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Agora poderá ouvir o Podcast do “Cartilha de Iluminação Cênica”, ouça no link abaixo:
BORA ILUMINAR O MUNDO!!!