Iluminação Cênica: lâmpadas PAR

Ser Iluminado, as mais famosas Fontes de Luz na Iluminação Cênica: Lâmpada PAR.

Tenho certeza que você, assim como eu, já fiz uma confusão tremenda sobre as lâmpadas PAR, mas este post deixará muita informação clara sobre esse assunto.

Lâmpadas PAR Halógenas (atualmente algumas já estão adaptadas com tecnologia em LED para Refit)Iluminação Cênica lâmpada PAR

 
Curiosidades sobre a lâmpada PAR na Iluminação Cênica

Em meu primeiro livro “Dicionário de Iluminação Cênica” pesquisei mais de 17 anos sobre as palavras que mais usamos, nele descrevi histórias e etimologias, além de explicações de termos do dia a dia e gírias mais usadas entre os profissionais em Iluminação Cênica, e na sequência o trecho sobre a palavra LÂMPADA:

“essa palavra vem do grego LAMPAS: “tocha, raios de luz, meteoro luminoso”; de LAMPEIN: “brilhar”. 

 

Entenda as siglas e usos na Iluminação Cênica

LÂMPADA PAR: nome da nomenclatura em inglês “Parabolic Aluminized Reflector”, (Refletor Parabólico de Alumínio) uma lâmpada do tipo SEALED BEAM, ou seja, um refletor numa única peça composto de lâmpada de halogêneo + espelho parabólico + uma lente, numa unidade selada (ou lâmpada selada).

 

Estão disponíveis em diversos modelos, tamanhos e potências. Mas é comum vermos nos teatros e shows a PAR64 com potência de 1000W.

Entretanto, devido a seu formato de lente e lâmpadas seladas, produz um facho de luz muito forte e brilhante.

Possui o mesmo conjunto interno e variando em 04 tipos de lentes de abertura do facho:

 

Iluminação Cênica Alessandro Azuos
Iluminação Cênica lâmpada PAR 1 – Very Narow Spot – lente lisa
 

VNSP (Very Narrow SPot) – Lâmpada CP 60 – conhecida como PAR #1

Possui uma lente lisa com facho de luz muito forte e estreito, em torno de 12º a 15 º

___________________________________________________________________________________________

Iluminação Cênica Alessandro Azuos
Iluminação Cênica lâmpada PAR 2 – Narrow Spot – lente rugosa

NSP (Narrow SPot) – Lâmpada CP 61 – conhecida como PAR #2

Possui uma lente “fosca” com facho de luz estreito, variando entre 14º a 19 º

___________________________________________________________________________________________

Iluminação Cênica Alessandro Azuos
Iluminação Cênica lâmpada PAR 5 – Medium Flood – 8 gomos

MFL (Medium FLood) – Lâmpada CP 62 – conhecida como PAR #5

Possui uma lente com 8 “gomos” e com facho de luz mediano entre 24º x 34º

___________________________________________________________________________________________

Iluminação Cênica Alessandro Azuos
Iluminação Cênica lâmpada PAR 6 – Wide Flood – 12 gomos

 

WFL (WideFLood) – Lâmpada CP 65 – conhecida como PAR #6

Lente com 12 “gomos” e com facho muito aberto, entre de 50º a 70º

___________________________________________________________________________________________

 

Você encontrará esses termos em diversos modelos de lâmpadas e projetores de iluminação, principalmente com o uso do LED; são termos técnicos utilizados universalmente e é importe você, como profissional em iluminação saber as diferenças, que facilitará muito suas escolhas profissionais.

Iluminação cênica online Alessandro Azuos

Iluminação Cênica e uso de outros modelos de lâmpadas PAR

Iluminação Cênica

No ramo do entretenimento utilizamos outros modelos de lâmpadas PAR, mesmo com a entrada dos dispositivos em LED no mercado, ainda encontramos essas fontes de luz em uso, talvez leve alguns anos para que realmente deixem de ser usadas, mas por enquanto são encontradas no mercado e em perfeito funcionamento, vamos falar um pouco sobre essas lâmpadas:

PAR16 (ou MR16), 20, 30 e 38: esses modelos possuem base E-27, tem seu maior uso em iluminação residencial e comercial, utilizadas com spots de embutir, sobrepor, abajures de mesa; para seu uso em jardins são encontradas luminárias especiais com IP 65, possui variações em tamanhos e aberturas de lentes, variam conforme seu fabricante.

PAR DWE 650W: lâmpada para MINI BRUTE

PAR36 – PEAN BEAM: tem esse nome, que traduzido seria “pino de feijão” devido “pino” por ser usada aérea e “feijão” pelo formato que a luz da lâmpada forma.

PAR46 – ACL é usada em aviões (Aircraft Lighting – tradução do inglês “Farol de avião para aterrizagem”): e foram adaptadas para o uso em entretenimento, tem seu facho de luz bem fechado.

PAR56 – LOCOLITE (lê-se “locolaite”): leva o nome por ser usada em locomotivas, trabalha na tensão de 12V, necessitando transformador de rede.

 

Gostou das informações? Clique na imagem abaixo e aprenda mais detalhes:

Iluminação cênica online Alessandro Azuos

 
Cuidados para manipulação de lâmpadas na Iluminação Cênica

Quaisquer lâmpadas que você trabalhe, sempre tenha em mente a questão da segurança, mesmo sendo lâmpadas PAR procure sempre:

  • utilizar luvas para manuseio, evitando acidentes
  • evite contato direto com a fonte de iluminação em filamento sem proteção das mãos, sua pele deixa resíduos e isso pode provocar uma “corrosão” no bulbo, podendo ocasionar até a explosão da lâmpada
  • nunca abra um conjunto ótico de uma lâmpada PAR, caso ocorra deverá ser feito o seu descarte
  • em lâmpadas de vapor de alta pressão é muito comum o bulbo se desprender do soquete, quando isto ocorrer descarte-a com segurança
  • ao manipular as lâmpadas para encaixe no material, tenha muito cuidado para não se machucar, o corte com vidros de lâmpadas podem ser bem incômodos (eu mesmo já fiz isso e não foi legal)

Lembro que meu blog é um dos projetos online sobre iluminação cênica mais antigos do país, desde 2009 escrevo sobre o universo lumínico.

Através de meu blog abordo assuntos que são de muita importância e muitas vezes não são comentados nos cursos ou mesmo em discussões sobre essa temática.

 

Outra curiosidade sobre a palavra LENTE

Abaixo, trecho do livro Dicionário de Iluminação Cênica, de Alessandro Azuos:

Curioso que essa palavra vem do latim LENS: era o nome dado a “lentilha” devido a sua forma biconvexa – o nome no diminutivo “LENTICULA” acabou sendo nomeado para a leguminosa.

 

Vidro ótico com um ou ambos os lados curvos, que tem como finalidade direcionar a luz, concentrando ou dispersando, aumentando ou diminuindo seus raios; veja mais a frente a explicação da origem desse nome.As lentes que mais trabalhamos na iluminação cênica são:

Lente Plano Convexa: um dos lados é plano e o outro convexo, quando contida somente uma unidade, podemos controlar a abertura de foco; já os refletores que possuem duas lentes ou mais, podemos ajustar o foco e fazer uso de gobos.

Lente Condensadoras: tem seu uso em variados tipos de refletores, condensam os raios para que haja uma concentração de luz mais forte.

Lente Fresnel: leva o nome devido ao seu inventor Augustin Fresnel, essa lente possui em sua superfície vários anéis que auxiliam numa luz mais difusa, sem focagem.

 

O projeto “Cartilha de Iluminação Cênica” é feito para você, profissional e estudante em iluminação. Entretanto seja para a área artística ou para uma área mais funcional, esse projeto foi criado para interagirmos no universo online, então o convido a conhecer o canal também, no YouTube.

Iluminação cênica online Alessandro Azuos

Brindes especiais do post para Iluminação Cênica

Saiba mais no maior canal sobre Iluminação Cênica do Brasil, inscreva-se GRÁTIS agora mesmo aqui.  

Agora poderá ouvir o Podcast do “Cartilha de Iluminação Cênica”, ouça no link abaixo:

BORA ILUMINAR O MUNDO!!!


Iluminação cênica online Alessandro Azuos

 

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

© 2024 Todos os direitos reservados.