Iluminação Cênica: obras George de La Tour

“Iluminação Cênica e artes visuais. Georges de La Tour é o pintor das velas e sombras com quem temos muito a estudar e aprender.” A. Azuos

 

Ser Iluminado…

Primeiramente, gostaria de dizer que, enquanto iluminadores na profissão da iluminação cênica, somos artistas visuais.

Por isso acrescento a isso a importância de estudarmos artes visuais ou pelo menos conhecer os grandes mestres mais renomados para que possamos criar com mais facilidade e ter uma compreensão técnica mais aprimorada em nossos projetos.

Caso você me acompanhe, tenha feito algum curso comigo, verá que cito sempre os grandes mestres como fator de referência visual na criação da iluminação cênica.

Não sou um especialista na área, porém conheço-os para que possa assim ter argumentação sólida e pautada em registros oficiais dentro do segmento que considero como “informação visual”, portanto:

  • o que me dá valores além da criatividade,
  • valores de conhecimento histórico e com uso das cores,
  • texturas, ângulos de luz, espacialidade visual,
  • comprometimento com o tema envolvido,
  • enfim, as artes visuais me ensinam acima de tudo.

 

” … a coordenar o espaço através da luz, fazendo com que a iluminação tome seu papel como co-assistente e não protagonista, como é o que tenho visto nestes últimos anos, depois da chegada de toda essa era digital da iluminação cênica.” 

Conhecimento para seus projetos

Hoje, sem dúvida, quero conheça um pouco sobre a pintura do francês Georges de La Tour (1593-1652), esteve presente com sua pinturas no Renascimento.

A princípio pintou um estilo Barroco, mais aprofundado em seus estudos optou pelo estilo chiaro-escuro em cenas e personagens do cotidiano, mas, posteriormente, foi a arte cristã que o levou a fama.

Só para ilustrar as fotos que seguem demonstram parte de sua obra. Na verdade as que considerei importantes para este post, mas vale a pena ler e estudar sobre ele para suas criações em iluminação cênica.

 

Por ter iniciado no Barroco, suas obras contém um único ponto de iluminação, vejamos com olhar técnico os estudo de iluminação nas obras de La Tour.
Reparem que o foco de iluminação em relação as fontes e reflexo, são bem realistas vindos uma única fonte de iluminação, não havendo “outras luzes” em nenhum dos lados dos personagens, o que o define como pintor “chiaro-escuro”.

 

“São José Carpinteiro”

A obra que me levou a criar este post e falar um pouco sobre La Tour, dara de 1642. Atualmente está no Louvre.

Percebam que toda a luz do ambiente é provida através uma espécie de “lamparina” – improvisado através de uma garrafa, um líquido comburente e na ponta algum tecido (na época de Cristo, usavam o linho como pavio) – que o seu filho, Jesus, segura para que possa executar o trabalho de carpintaria, utiliza-se da técnica do tenebrismo para criar a cena, muito comum no renascimento:

 

link da foto: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:La_Tour.jpg
 
“Educação da Virgem”

Uma outra obra que considero importante conhecer, cerca de 1650. Imagine-se estudando à luz de velas!

Essa cena lumínica poderia ser facilmente reproduzida com auxílio de refletores com filamento e filtros corretivos próximos aos 3000K.
A iluminação cênica ficaria muito interessante e íntima, percebam que não se perde os detalhes do olhar voltado ao centro da luz no livro:

link da foto: https://en.wikipedia.org/wiki/Georges_de_La_Tour#/media/File:Georges_de_La_Tour_L%27Education_de_la_Vierge_The_Frick_Collection.jpg

 

“Santa Irene removendo flechas da perna de São Sebastião”

Outro quadro que adoro muito, a foto é do site especializado em obras religiosas Cristus Rex.

Percebam nesta pintura que ele focaliza o rosto de Santa Irene.
Portanto é possível perceber sua cautela e atenção voltada para a localização de onde encontram-se as flechas.

link da foto: http://en.wahooart.com/@@/8LJ2CY-Georges-De-La-Tour-St-Irene-Removing-Arrows-from-St-Sebastians’-Leg
 
“O recém nascido”

Essa obra encontra-se  no Museu de Artes de Renne (Franla) medindo 76×91 cm.

A obra é um tanto quanto polêmica, porque pode ser atribuída a qualquer criança. Visto que ele pintava muito as cenas e ações do cotidiano e pessoas do povo.

link da foto: http://www.clg-charles-peguy.ac-besancon.fr/page/7/?cat=-1
 
“São Gerônimo”

Para aguçá-lo e te mostrar o quanto o estudo da iluminação existe antes da chegada energia elétrica.

Por exemplo, aqui temos uma luz mais ampla, que talvez seja para demonstrar a penitência. 

link da foto: https://fr.wikipedia.org/wiki/Saint_J%C3%A9r%C3%B4me_p%C3%A9nitent

 

“Uma mulher à luz de velas”

A próxima obra encontra-se no Museu Histórico Lorrain em Nacy (França).

Sobretudo temos aqui uma iluminação cênica digna de um destaque único.
Sobretudo pode-se remeter a “luz” em duas hipóteses:
        • uma mulher grávida pronta para dar à luz e é iluminada à luz de velas

link foto: https://en.wikipedia.org/wiki/Georges_de_La_Tour#/media/File:Femme_%C3%A0_la_puce,_Georges_de_la_Tour.jpg

Sem duvida temos livros, youtube, blogs que são ótimos para conhecer mais profundamente esse universo fascinante das artes visuais. 

Nesse sentido o convido para conhecer outras obras para que você crie melhor e com mais conhecimento técnico.

 

Brindes especiais do post

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Agora poderá ouvir o Podcast do “Cartilha de Iluminação Cênica”, ouça no link abaixo:

BORA ILUMINAR O MUNDO!!!


Iluminação Cênica Alessandro Azuos

 

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