Galera da iluminação cênica para entretenimento, blz? Qual é a Iluminação Cênica para um artista?
Neste post além de dividir e trocar conhecimentos, sei que aprendemos uns com os outros, pois de nada serve ter adquirido conhecimento senão dividi-lo.
Para essa nova fase, primeiramente instigo e provoco com uma questão mais filosófica, bem existencialista diga-se rapidamente, e algo que me pergunto há alguns anos.
Sempre tirei conclusões que realmente não sei se estão corretas ou não.
Acredito nisso talvez por respondermos de acordo com nossas convicções e aprendizagens, com as dosagens de conhecimento aprendidos em tudo que observamos, lemos, repassamos e agimos.
Então lanço a pergunto e seguido de minha particular reposta:
“QUAIS AS NECESSIDADES TÉCNICAS QUE, BASICAMENTE, UM ARTISTA PRECISA?”
Penso que para um artista aparecer necessita do que considero uma tríade básica:
-
- uma grande e brilhante ideia, original e envolvimento de outros profissionais
- um local que seja possível um suporte para sua alavancagem e demonstração
- um ótimo iluminador, que o fará ser percebido e notado pelos seus fãs
Claro que dos três nos encaixamos no último tópico.
Gosto de ressaltar e explicar, como sabemos os iluminadores muitas vezes são chamados de última hora para salvar espetáculos, além disso ainda querem colocar preços em seu trabalho.
Um iluminador também tem que estar presente desde as primeiras conversas do projeto.
Juntamente com os outros membros profissionais de toda equipe técnica e de produção, seja qual for o espetáculo, ou mesmo, para os arquitetos, a função da iluminação deverá estar presente e ser pensada desde os primeiros esboços de seu projeto.
Hoje em dia a iluminação no Brasil, sinto que está tornando-se mais profissional.
Entendam que ser profissional não é somente dominar tecnologias, mas sim, saber utilizá-la de maneira coerente ao que será aplicada.
Da mesma forma depende o caráter primordial técnico num espetáculo da teatro, dança ou ópera, enquanto que os shows estão começando a ter mais cautela na questão da estética visual de suas produções.
Do mesmo modo, ao criar seu projeto, pense num resultado utilizando da melhor maneira o que se têm em mãos.
Parabéns a todos nós que estamos agregando mais confiança para nossa profissão.
Outro fato importante é trazer mais interessados em tornarem-se profissionais após ver um trabalho nosso, dando-nos orgulho de exercer nossa profissão.
Sem a iluminação um artista não aparece
Voltando um pouco mais a questão da importância da iluminação e tentando mostrar que sem a iluminação um artista não aparece, a ausência da luz é a escuridão como todos sabemos.
Então como posso lançar um artista dentro do cenário da mídia sem que ninguém o veja?
Ou mesmo, sem que tenhamos acesso através de nossos computadores, tablets, celulares, TV, aparelhos que diretamente utilizam-se de diversas formas de luz para nos causarem a sensação visual e podermos vislumbrar esses artistas?
Então deixo aqui um recado e tomando a liberdade, em nome de todos os profissionais em Iluminação Cênica, um lembrete a todos que tem ideias e são criadores iniciais de projetos:
Pensem desde o início em terem um profissional de iluminação, provavelmente:
- ele auxiliará em todo o aspecto visual da obra ou projeto que queiram criar;
- o visual dependerá integralmente da luz que nele será incidida
- caso deixe o projeto de Iluminação Cênica para última hora, poderão faltar detalhes importantes e talvez seja tarde para corrigir.
Como conclusão…
Confesso que este post pode ser considerado um desabafo!
Além disso depois de um tempo de profissão, notei alguns amadorismos por colegas da classe, pela razão que:
- profissionais que não sabem cobrar.
- profissionais que comentem gafes e erros principiantes e amadores.
- profissionais que não tem qualificação suficiente.
Como resultado, talvez seja essa a razão pela qual muitos não duram muito na carreira.
Última dica do post aos produtores, artistas, projetistas, criadores de alguma maneira:
“busquem profissionais que possuam o perfil para o projeto que irá criar, que tenham a identidade e capacidade profissional para exercer a profissão.”
Finalmente, acredito que falte mais qualificação a produtores, conhecimento técnico e adequado, da mesma forma que falta respeito ao profissional em Iluminação Cênica.
Brindes especiais do post
Saiba mais no maior canal sobre Iluminação Cênica do Brasil, inscreva-se GRÁTIS agora mesmo aqui.
Agora poderá ouvir o Podcast do “Cartilha de Iluminação Cênica”, ouça no link abaixo:
BORA ILUMINAR O MUNDO!!!
Galera da iluminação cênica para entretenimento, blz? Qual é a Iluminação Cênica para um artista?
Neste post além de dividir e trocar conhecimentos, sei que aprendemos uns com os outros, pois de nada serve ter adquirido conhecimento senão dividi-lo.
Para essa nova fase, primeiramente instigo e provoco com uma questão mais filosófica, bem existencialista diga-se rapidamente, e algo que me pergunto há alguns anos.
Sempre tirei conclusões que realmente não sei se estão corretas ou não.
Acredito nisso talvez por respondermos de acordo com nossas convicções e aprendizagens, com as dosagens de conhecimento aprendidos em tudo que observamos, lemos, repassamos e agimos.
Então lanço a pergunto e seguido de minha particular reposta:
“QUAIS AS NECESSIDADES TÉCNICAS QUE, BASICAMENTE, UM ARTISTA PRECISA?”
Penso que para um artista aparecer necessita do que considero uma tríade básica:
-
- uma grande e brilhante ideia, original e envolvimento de outros profissionais
- um local que seja possível um suporte para sua alavancagem e demonstração
- um ótimo iluminador, que o fará ser percebido e notado pelos seus fãs
Claro que dos três nos encaixamos no último tópico.
Gosto de ressaltar e explicar, como sabemos os iluminadores muitas vezes são chamados de última hora para salvar espetáculos, além disso ainda querem colocar preços em seu trabalho.
Um iluminador também tem que estar presente desde as primeiras conversas do projeto.
Juntamente com os outros membros profissionais de toda equipe técnica e de produção, seja qual for o espetáculo, ou mesmo, para os arquitetos, a função da iluminação deverá estar presente e ser pensada desde os primeiros esboços de seu projeto.
Hoje em dia a iluminação no Brasil, sinto que está tornando-se mais profissional.
Entendam que ser profissional não é somente dominar tecnologias, mas sim, saber utilizá-la de maneira coerente ao que será aplicada.
Da mesma forma depende o caráter primordial técnico num espetáculo da teatro, dança ou ópera, enquanto que os shows estão começando a ter mais cautela na questão da estética visual de suas produções.
Do mesmo modo, ao criar seu projeto, pense num resultado utilizando da melhor maneira o que se têm em mãos.
Parabéns a todos nós que estamos agregando mais confiança para nossa profissão.
Outro fato importante é trazer mais interessados em tornarem-se profissionais após ver um trabalho nosso, dando-nos orgulho de exercer nossa profissão.
Sem a iluminação um artista não aparece
Voltando um pouco mais a questão da importância da iluminação e tentando mostrar que sem a iluminação um artista não aparece, a ausência da luz é a escuridão como todos sabemos.
Então como posso lançar um artista dentro do cenário da mídia sem que ninguém o veja?
Ou mesmo, sem que tenhamos acesso através de nossos computadores, tablets, celulares, TV, aparelhos que diretamente utilizam-se de diversas formas de luz para nos causarem a sensação visual e podermos vislumbrar esses artistas?
Então deixo aqui um recado e tomando a liberdade, em nome de todos os profissionais em Iluminação Cênica, um lembrete a todos que tem ideias e são criadores iniciais de projetos:
Pensem desde o início em terem um profissional de iluminação, provavelmente:
- ele auxiliará em todo o aspecto visual da obra ou projeto que queiram criar;
- o visual dependerá integralmente da luz que nele será incidida
- caso deixe o projeto de Iluminação Cênica para última hora, poderão faltar detalhes importantes e talvez seja tarde para corrigir.
Como conclusão…
Confesso que este post pode ser considerado um desabafo!
Além disso depois de um tempo de profissão, notei alguns amadorismos por colegas da classe, pela razão que:
- profissionais que não sabem cobrar.
- profissionais que comentem gafes e erros principiantes e amadores.
- profissionais que não tem qualificação suficiente.
Como resultado, talvez seja essa a razão pela qual muitos não duram muito na carreira.
Última dica do post aos produtores, artistas, projetistas, criadores de alguma maneira:
“busquem profissionais que possuam o perfil para o projeto que irá criar, que tenham a identidade e capacidade profissional para exercer a profissão.”
Finalmente, acredito que falte mais qualificação a produtores, conhecimento técnico e adequado, da mesma forma que falta respeito ao profissional em Iluminação Cênica.
Brindes especiais do post
Saiba mais no maior canal sobre Iluminação Cênica do Brasil, inscreva-se GRÁTIS agora mesmo aqui.
Agora poderá ouvir o Podcast do “Cartilha de Iluminação Cênica”, ouça no link abaixo:
BORA ILUMINAR O MUNDO!!!