Para a Iluminação Cênica, essa é a pergunta que gostaria que pensasse a respeito neste post especial.
Você já parou para pensar e pesquisar sobre a função de iluminar qual seria o termo correto: ‘ILUMINADOR” ou “LIGHTING DESIGNER”?
Pesquisando e lendo sobre artes plásticas e visuais, me deparei com uma informação que já criou muita confusão entre seus usuários, a palavra DESIGNER, então, tomo a liberdade de escrever e dividir o que aprendi no livro (traduzido do francês) “A pintura: textos essenciais” no “volume 9 – O desenho e a cor” .
Designer: de onde surgiu essa palavra?
Podemos dizer que surge da palavra “desígnio”; até no século XVI diziam que os artistas eram “designados por Deus” na Terra, para expressarem sua pintura e sua arte, devido a isso o italiano Giorgio Vasari (1511-1574) estaleceu algo mais normativo para explicar melhor, e consta uma definição que acho muito interessante para isso:
“todas as artes visuais – arquitetura, escultura, pintura – procedem do desenho.”
Aqui Vasari joga um duplo sentido na palavra disegno (desenho em italiano), que significa ao mesmo tempo concepção e contorno, o projeto e a execução do traçado.
Até o século XVII os franceses expressavam a palavra dessein (desígnio), que espressava ao mesmo tempo o desenho e a idéia, ou o projeto formado no espírito (que é designado por Deus); atualmente os franceses destiguem dessin (desenho) e dessein (projeto) .
Vamos analisar a informação americanizando a palavra, então teremos: draw (desenho) e designer (projeto), o que nós iluminadores fazemos para composição harmônica entre cores, ângulos, incidência de luz nos objetos cênicos, e isso seria um desenho ou um projeto de luz?
Outras belas palavras de Vasari, do ano de 1568, de seu tratado “O primado do desenho”:
“Quer se trate do corpo humano, dos animais, das plantas, dos edificios das escultura ou da pintura, percebe-se a relação que o todo tem com as partes, que as partes se mantêm entre si e o conjunto.
Dessa percepção nasce um conceito, um juízo que se forma na mente, e cuja expressão manual denomina-se desenho.
Pode-se então concluir que esse desenho não é senão a expressão e a manifestação que existe na alma ou que foi mentalmente imaginado por outros e elaborado numa ideia” (página 20).
Abaixo uma das pinturas de Vasari que mais gosto, cliquem na legenda da imagem e percebam a delicadeza de contornos, bem como seu “desenho”, nessa época a pintura não era tão explorada como foi nas épocas posteriores, por isso as cores mais “palhas”:
Então estou aqui pensando ainda, que nosso trabalho não se limita somente no desenho, mas também no projeto de luz, são duas variantes que caminham juntas, e torna-se quase impossível separá-las, bem pelo meu ponto de vista é claro, mas respeito a opinião de todos meus amigos de profissão.
Pensem nisso….
Dicas e brindes especiais para este post:
Agora poderá ouvir o Podcast do “Cartilha de Iluminação Cênica”, ouça no link abaixo:
BORA ILUMINAR O MUNDO!!!