Iluminação Cênica: motivação em sua carreira

Muitos profissionais em Iluminação Cênica me procuram perguntando sobre o que é a motivação na carreira, explicarei um pouco nesse post.

Mas antes de tudo, saiba que esse processo deverá começar em você. Isso mesmo, saiba que você é o principal “motivador” para a posição em que você ocupa atualmente.

A palavra “motivação” é a união de 2 simples palavras: MOTIVO + AÇÃO.

vem do latim movere: “deslocar, fazer mudar de lugar” + agere: “colocar em movimento”, atuar, fazer, agir”

 

Como pode ver está ligado totalmente a você agir de alguma, e isso muitas vezes está ligado a você deixar sua zona de conforto da qual está adaptado e reorganizar sua carreira de alguma maneira.

Enquanto isso não acontece, os seus desejos parecem não fluir de alguma, você se sente mal. Da mesma forma que parece que o mundo desaba em você e parece não ter saída para nada.

Saiba que isso, isso ocorre com todo mundo, você não é o único a passar por isso. Por isso a mudança de certos comportamentos deve ser necessárias para que melhore este estado atual de espírito.

Algo muito interessante sobre a palavra comportamento:

do latim comportare: “trazer junto” + latim com: “junto”, + portare: “levar, portar”

 

Ou seja, mudar o comportamento através da motivação seria algo como: “abraçar uma causa, estudar sobre ela e tomar como uma nova ideia que o fará crescer tanto interno quanto externamente”.

 

Por exemplo, na prática, como isso pode acontecer:

Você está numa fase em que parece não conseguir nada; aproveite para entender onde está o erro: no seu preço? Em seus materiais? Em sua equipe? Ou em você mesmo?

Questionar-se requer um autoconhecimento grande e tomar a atitude para mudança mais ainda. Isso poderá levar desde pouco a muito tempo, dependerá de como irá encarar esse novo desafio.

Os desafios são os principais motivadores de comportamento para que você saia da zona de conforte e comece a ter atitudes que o façam crescer e voltem você a “ativa” novamente. 

 

A Iluminação Cênica

Muitas pessoas ficam na dúvida sobre como chamar os profissionais da área de Iluminação Cênica.

Isso porque existem dois termos bastante condizentes com sua profissão e são mais populares no meio, que são: Iluminadores ou Lighting Designers.

Ao pesquisar um pouco sobre artes visuais e artes plásticas, você percebe a grande confusão que as pessoas fazem com a palavra Designer, que surge da palavra “desígnio” que lá no século XVI os artistas acreditavam que era “Designados por Deus” todos aqueles que expressavam algo através de pintura ou arte.

Todas as artes visuais como arquitetura, pintura, escultura vieram do desenho. Já americanizando as informações Draw (desenho) e designer (projeto) os iluminadores conseguem compor de forma harmônica, cores, ângulos, luz sobre objetos de cena e isso tudo com base em desenhos e projetos de luz.

Sendo assim, ambos os termos podem ser usados, mas cada um no seu sentido da palavra, onde iluminadores e lighting designers são aqueles profissionais no momento em que começam a desenvolver um projeto para fazer a iluminação cênica.

 

O fazer da Iluminação Cênica

A arte de iluminar evoluiu muito desde os primórdios e se transformou de forma muito rápida devido aos equipamentos que foram surgindo, principalmente neste últimos anos.

A tecnologia foi responsável pelo grande avanço dentro da Iluminação Cênica, isso não se pode negar. O ato de intervir em um espaço com a luz e mais um conjunto de ações é fazer iluminação.

O iluminador tem como atividade várias ações que podem variar de acordo com cada tipo de espetáculo, assim como também existem profissionais que são contratados de empresas, especializados em programas e emissoras de TV.

Todo iluminador costuma ter assistente de iluminação, uma equipe de eletricistas e os operadores. Os assistentes são responsáveis por executar tarefas como alinhar refletores, orientar os eletricistas sobre a instalação de alguns equipamentos. Os eletricistas instalam e montam equipamentos, testam os sistemas para que não haja nenhum acidente.

Enquanto os operadores de luz são responsáveis por programar as mesas de luz, e operá-las durante os espetáculo. Quando há necessidade adaptar o mapa de luz, em acordo com o iluminador.

Isso quer dizer que existe toda uma equipe por trás do trabalho, mas quem desenvolve o projeto de iluminação cênica, seguindo o roteiro e com princípios de criação é o iluminador ou Lighting Designers e toda a motivação para esses profissionais está no resultado final do trabalho.

Quando a equipe trabalha junto e em união o trabalho tende a ficar impecável.

 

Uso das tecnologias e experiências na Iluminação Cênica

No mercado não existem cursos com diploma para iluminador ou assistentes para exercer as atividades. Já os montadores e eletricistas devem ter algum comprovante de formação na área elétrica que seja reconhecido pelo Sistema Oficial de Ensino, segundo uma norma Regulamentadora.

O setor tecnológico dessa área está sempre em crescimento e melhorando cada vez mais em avanços e melhorias de seus equipamentos.

Existem vários produtos que são lançados ano após ano para melhorar e facilitar o trabalho do iluminador, e que serve de grande motivação para esses profissionais da área.

Inclusive dentro do setor de iluminação residencial e itens de decoração que movimenta muito à área da arquitetura e dos lighting designers.

Os consumidores têm se preocupado cada vez mais em iluminar suas casas de maneira a valorizá-las e isso tem grande destaque em feiras nacionais e internacionais.

Quem pretende trabalhar nesse meio deve estar sempre se atualizando e buscando por informações, pesquisas e novas tecnologias.

Portanto, não existem cursos regulares para se trabalhar com iluminação, mas alguns cursos livres. Pela internet é possível buscar por cursos de especialização em iluminação para poder se aperfeiçoar ainda mais na profissão e adquirir mais conhecimentos na área.

 

Motivação para os profissionais em Iluminação Cênica
  1. Tenha humildade: o outro sempre saberá mais que você
  2. Todos tem sempre algo a te ensinar
  3. Crie metas para sua carreira
  4. Faça cursos sobre tudo que envolva a sua área
  5. Peça feedbacks, e também os faça
  6. Sempre tenha outros profissionais a seu lado que o ensinem
  7. Estabeleça networking (relacionamentos para crescer)
  8. Encoraje-se sempre, assim como quem estiver crescendo contigo
  9. Seja sempre agradável e esqueça a arrogância que não te leva a lugar algum
  10. Esteja sempre atualizado o máximo possível e repasse tudo que sabe

 

Site de ajuda

www. origemdapalavra. com.br

https://wall.alphacoders.com/big.php?i=114426&lang=Swedish

 

Brindes especiais do post

Saiba mais no maior canal sobre Iluminação Cênica do Brasil, inscreva-se GRÁTIS agora mesmo aqui.

Agora poderá ouvir o Podcast do “Cartilha de Iluminação Cênica”, ouça no link abaixo:

BORA ILUMINAR O MUNDO!!!


 

Iluminação Cênica Alessandro Azuos

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

© 2024 Todos os direitos reservados.