Iluminação Cênica é a engrenagem da ação visual

Iluminação Cênica e uma analogia as engrenagens de uma máquina! Galera iluminada, sendo direto neste post: SOMOS ENGRENAGENS!

Metaforicamente é claro, aliás, acho que seria uma ótima também termos o apelido ligado a essa peça que faz a união de outras peças e assim mantém uma “máquina em movimento” ao invés de peão.

 

Engrenagens em sua ação
Iluminação cênicaENGRENAGEM: As engrenagens operam aos pares, os dentes de uma encaixando nos dentes de outra.

Se os dentes de um par de engrenagens se dispõem em circulo. A razão entre as velocidades angulares e os torques do eixo será constante.

Se o arranjo dos dentes não for circular, variará a razão de velocidade. A maioria das engrenagens é de forma circular.

Para transmitir movimento uniforme e contínuo, as superfícies de contato da engrenagem devem ser cuidadosamente moldadas, de acordo com um perfil específico.

O trem de engrenagem atua de maneira a reduzir a velocidade e aumentar o torque. Se a roda maior está no eixo motor, o trem atua como um aceleradora velocidade e redutor do torque. (fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Engrenagem)

 

Já perceberam o quanto muitas vezes nós técnicos e iluminadores somos confundidos como seres que só sabem carregar pesos, refletores, movings, cases.

Sabemos que boa parte do espetáculo cabe à nossa responsabilidade e que sem nós (que considero sermos os “artistas do visual e montagens”) grande parte dos espetáculos, palestras, estúdios, enfim, tudo que envolva o procedimento de um técnico em iluminação.

 

Analogia e metáfora

Não seria possível sem que houvesse da nossa parte um certo grau de estudo, conhecimento, sabedoria técnica e prática na área em que nos dispomos a trabalhar. Principalmente, paciência para aguentar brincadeirinhas idiotas e de pessoas que indiretamente nos subjugam.

Na hora que surge um problema simples como “trocar uma simples lâmpada”, ou “trocar um mero parafuso no cenário”. Lá estamos nós, auxiliando tudo e a todos, ao mesmo tempo em que pensamos no espetáculo que está prestes a acontecer, já que conseguimos nos adaptar com flexibilidade e sermos profissionais competentes.

 

Acredito que sejamos peões sim, mas de xadrez, que vão para a frente da batalha e são extremamente essenciais para ‘abrir o jogo’. A. Azuos

 

Iluminação CênicaEssa peças no jogo de xadrez já saem a frente, em duas casas, podendo chegar do outro lado do tabuleiro, conquistando as peças do adversário no jogo.

Os peões do xadrez são astutos e corajosos, guardam o Rei e a Rainha,  Bispos, Cavalos e as Torres.

Consequentemente predominam em número no jogo, e quando deixam “sua casa”. Também o Rei corre o grande risco de xeque mate, por que não tem mais “quem o guarde, quem o proteja”.

 

O peão no xadrez é uma “engrenagem” importante para o jogo. Enquanto é ele quem faz a primeira separação e ao mesmo tempo, é o elo mais próximo do adversário.

Contudo depois de derrubada essa simples peça, toda a “engrenagem” pode desestruturar-se, seguindo de sua velocidade, o dinamismo e a jogada que havia sido arquitetada há momentos atrás.

 

Por fim…
Iluminação Cênica
Lembremos que o peão age de maneira diferente. Seu lance de captura é na coluna frontal pelas suas adjacências, ou seja, tem uma visão mais “panorâmica, mais aberta”.
Verifica o perigo não somente a sua frente, mas o percebe em suas diagonais e laterais.
Portanto, isso sim é agir com visão holística e sistêmica…
e ainda dizem que “essa peça é simples”. Mas tem os resultados mais espertos e a frente do restante do tabuleiro.
 
 Subestimados sim, mas fracos nunca!!!!

 

Brindes especiais do post

Saiba mais no maior canal sobre Iluminação Cênica do Brasil, inscreva-se GRÁTIS agora mesmo aqui.

Agora poderá ouvir o Podcast do “Cartilha de Iluminação Cênica”, ouça no link abaixo:

BORA ILUMINAR O MUNDO!!!


Iluminação Cênica Alessandro Azuos

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

© 2024 Todos os direitos reservados.