Ser-Luz, no artigo anterior, comentei que “Ser Profissional em Iluminação Cênica sem conhecer o DMX é a mesma coisa que se formar em Direito e não saber o que é a “Constituição da República Federativa do Brasil”.
Esse post será dividido em 2 partes:
-
- parte 01: Protocolo DMX 512 (poderá ler o artigo clicando aqui)
- parte 02 : ArtNet E Interfaces
Bem-vindo ao mundo dos sistemas de controle de iluminação!
Nesta segunda parte do psot, veremos quatro conceitos populares usados nas instalações modernas de entretenimento e iluminação arquitetônica.
Nesta parte 02/02: ArtNET, sACN (Streaming ACN), RDM (Remote Device Management) e Multiplexação.
INTERFACES E SEUS AVANÇOS TENCOLÓGICOS NA ILUMINAÇÃO CÊNICA
À medida que a tecnologia de Iluminação Cênica avança, mais e mais locais estão recorrendo à ArtNet como uma forma de controlar suas luzes.
ArtNet é um protocolo baseado em Ethernet que permite aos usuários enviar dados entre diferentes dispositivos na mesma rede. Ao usar esse protocolo, os profissionais de iluminação de palco podem facilmente transferir informações entre interfaces para criar efeitos dinâmicos para apresentações ao vivo.
Usar uma interface com recursos ArtNet abre um mundo de possibilidades quando se trata de controlar seus refletores, movings e LED.
Com a configuração certa, você pode ajustar os parâmetros individuais do equipamento a partir de um local centralizado sem ter vários controladores conectados diretamente a cada fonte de luz ou pacote de dimmer individualmente.
Isso torna mais fácil e rápido para técnicos e diretores ao configurar shows complexos com muitos elementos diferentes envolvidos – especialmente se eles estiverem trabalhando remotamente uns com os outros!
O melhor de usar interfaces como as fornecidas pela ArtNet é que elas também permitem acesso por redes IP, para que você não precise estar fisicamente presente no próprio local para configurar as coisas corretamente antes ou durante a apresentação.
Todas as suas alterações de programação ainda terão efeito, mesmo que outra pessoa já tenha assumido o controle do sistema em outro lugar!
Além disso, alguns sistemas oferecem recursos integrados, como fusão DMX, que ajuda a garantir que todos os equipamentos permaneçam sincronizados, independentemente do tipo de ambiente de show com o qual você esteja lidando em um determinado dia (ou noite).
Todas essas vantagens fazem com que o investimento em uma interface compatível com os protocolos ArtNet valha a pena para quem trabalha regularmente na indústria de entretenimento – não apenas porque simplifica a quantidade de trabalho necessária, mas também devido à sua capacidade de reduzir os custos associados à execução de operações em grande escala.
INTERFACES E PROTOCOLOS NA ILUMINAÇÃO CÊNICA: ArtNet
Exploraremos cada conceito em detalhes para que você possa entender melhor como eles funcionam juntos para criar um sistema eficiente e eficaz para gerenciar e montar seus Projetos de Iluminação Cênica.
“As interfaces de Iluminação Cênica são dispositivos que permitem a comunicação entre o sistema de controle de iluminação e os dispositivos de iluminação. Essas interfaces geralmente se conectam ao console de iluminação usando um cabo DMX e permitem que os operadores de iluminação controlem como luzes e os efeitos de forma precisa e precisa.”
A interface é uma parte fundamental na Iluminação Cênica, pois é através dela que os profissionais da área controlam e programam os equipamentos de iluminação utilizados nos espetáculos. Existem diversos tipos de interfaces, desde as mais simples até as mais avançadas e completas.
Uma das principais funções da interface é permitir que os profissionais ajustem e gerenciem as configurações dos equipamentos de iluminação, como a cor, a intensidade e a posição das luzes.
Além disso, ela também permite criar e salvar cenários de iluminação, permitindo que os profissionais alterem facilmente a atmosfera do espetáculo.
As interfaces mais avançadas também incluem recursos como programação automática de cenários, sincronização com outros equipamentos de som e vídeo e controle remoto.
Algumas interfaces também permitem a conexão com outros dispositivos, como smartphones e tablets, permitindo que os profissionais controlam os equipamentos de iluminação de qualquer lugar do espetáculo.
Além disso, os protocolos de comunicação, como o DMX, ART-NET e sACN, são usados para a comunicação entre as interfaces e os equipamentos de iluminação, permitindo que as configurações sejam aplicadas a vários dispositivos simultaneamente.
Em resumo, a interface é um componente crucial na Iluminação Cênica.
INTERFACES E PROTOCOLOS NA ILUMINAÇÃO CÊNICA: RDM E sACN
A Iluminação Cênica é um componente crítico de qualquer apresentação ao vivo e é importante entender as nuances do RDM e do sACN quando se trata de configurar seu palco.
Ambos os protocolos desempenham um papel essencial no fornecimento de controle confiável sobre equipamentos de iluminação, permitindo ajustes precisos que podem fazer ou quebrar um show.
RDM significa Remote Device Management (tradução livre como “Gerenciamento de dispositivo remoto”), que permite aos usuários monitorar e gerenciar remotamente seus dispositivos de qualquer local com conexão à Internet.
Este protocolo fornece resposta em tempo real sobre o status do dispositivo, bem como informações de configuração detalhadas para que você possa solucionar problemas rapidamente sem ter que estar fisicamente presente no local onde as luzes estão localizadas.
Além disso, o RDM permite a programação remota de equipamentos para que possam ser facilmente ajustados fora do local, se necessário – tornando as alterações de última hora muito mais fáceis do que nunca!
Já, o sACN (Streaming ACN) é outro protocolo usado em sistemas de iluminação de palco que oferece benefícios semelhantes, mas com algumas diferenças importantes dignas de nota também: ao contrário do RDM, que funciona apenas em um sistema/local em rede.
O sACN permite que vários locais ou redes conectadas em longas distâncias (até vários quilômetros!) compartilhem dados entre si simultaneamente – tornando possíveis shows complexos em vários locais!
Em vez disso, oferece recursos avançados de gerenciamento de cena que permitem aos usuários controle total sobre a aparência de suas sequências de luz, não importa onde estejam localizadas geograficamente – permitindo sempre performances verdadeiramente dinâmicas!
Resumindo: saber como esses dois protocolos funcionam juntos ajudará a garantir uma operação suave durante os processos de configuração e desmontagem, economizando tempo e dinheiro preciosos – sem falar em proporcionar ao público experiências inesquecíveis noite após noite!
Aprenda a criar projetos de iluminação cênica incríveis com nosso treinamento exclusivo.
Clique na imagem abaixo e conheça mais…
RESUMÃO DO POST DMX ILUMINAÇÃO CÊNICA: ArtNet, RDB E sACN
DMX (Digital Multiplexing):
É um protocolo que permite que dois ou mais dispositivos conectados em uma única linha de dados se comuniquem sem interferir nos sinais um do outro – tornando-os ideais para uso em produções teatrais complexas onde grandes números de luzes são necessários de uma só vez, mas precisam de comandos individualizados enviados rapidamente sem qualquer interferência entre canais ou dispositivos que compartilham a mesma linha. A principal característica que os diferencia dos multiplexadores analógicos tradicionais é a capacidade de enviar instruções detalhadas sobre níveis de escurecimento, velocidades de movimento, mudanças de cor etc., permitindo aos usuários maior flexibilidade ao criar shows de luz dinâmicos.
DeMultipleX:
Refere-se ao processo pelo qual vários sinais digitais são combinados em um único fluxo e enviados por meio compartilhado, como serviços de transmissão de TV a cabo – tornando muito mais fácil gerenciar grandes quantidades de tráfego e, ao mesmo tempo, garantir um serviço de qualidade entregue ao usuário final devido à sua capacidade de dividir a largura de banda disponível entre várias fontes uniformemente evitando assim que qualquer fonte particular sobrecarregue outras que competem contra ela, use esses recursos de forma eficaz.
ArtNet:
É um protocolo de rede projetado especificamente para transmitir dados DMX512 em redes Ethernet. Ele permite que os usuários enviem até 512 canais de dados DMX de um dispositivo ou computador na rede diretamente para outro dispositivo ou computador na mesma rede sem a necessidade de nenhum hardware adicional. Isso o torna ideal para controlar um grande número de luzes em vários locais com facilidade, além de fornecer informações de feedback sobre seu status por meio do mesmo ponto de conexão.
sACN (Streaming ACN):
É um protocolo padrão da indústria que permite a transmissão confiável de sinais de controle em tempo real entre dispositivos conectados em redes IP, como conexões Ethernet ou Wi-Fi, usando tecnologia multicast em vez de unicast como o ArtNET – o que significa que apenas um sinal precisa Enviando em vez de individuais enviados separadamente, o que economiza tempo e recursos ao lidar com projetos maiores, onde há muitos componentes diferentes envolvidos, todos precisando de instruções sincronizadas simultaneamente.
RDM (Remote Device Management):
Significa Gerenciamento de dispositivo remoto; é um conjunto de protocolos desenvolvido pela ESTA que permite aos usuários descobrir, configurar, monitorar e diagnosticar remotamente equipamentos compatíveis conectados em seu sistema para garantir que tudo funcione corretamente sem ter acesso físico a cada peça individualmente – economizando tempo e esforço durante os processos de configuração, mas também permitindo que eles tomem medidas preventivas caso algo dê errado na linha descendente também, pois eles podem detectar problemas antes que se tornem problemas mais sérios, exigindo reparos/substituições mais caros, etc.
Em conclusão, esses quatro conceitos formam a espinha dorsal das instalações modernas de entretenimento e iluminação arquitetônica, permitindo que os projetistas criem configurações complexas com rapidez e facilidade.
Ao mesmo tempo em que mantêm a confiabilidade de desempenho de alto padrão durante toda a vida útil do projeto, não importa quão grande seja, graças aos poderosos recursos de combinação oferecidos por todos os protocolos para gerenciamento de seus Projetos de Iluminação Cênica.
CLIQUE AQUI PARA LER A INTRODULÇÃO DO POST 01/02
Brindes especiais do post
Saiba mais no maior canal sobre Iluminação Cênica do Brasil, inscreva-se GRÁTIS agora mesmo aqui.