Iluminação Cênica e seu gosto pessoal

Ser-Luz, será que em meus projetos de Iluminação Cênica, devo colocar meu gosto pessoal?

 

Iluminação Cênica e sua Criação no Projeto

Como você começa a criação?

Eu não vou estar passando hoje aqui nenhuma técnica de como criar, nenhuma técnica de criatividade, não é isso que eu quero estar colocando aqui no momento…

Eu trabalho como uma técnica, desenvolvendo meus projetos, mas o que quero trazer é sobre a essência da criação.

  • Você costuma colocar o que dentro das concepções que você faz?
  • Você costuma colocar primeiro o seu gosto pessoal ou o gosto da pessoa que lhe pede a iluminação?
  • Nesse caso aqui eu vou chamar de cliente.
  • Você põe primeiro o gosto dele ou o seu gosto?
  • Você já parou para analisar isso?

Porque é muito comum quando a gente começa a criar, quando vamos ter alguma coisa muito rápida, a gente acaba colocando um gosto nosso.

Então, quando a gente está há muito tempo iluminando uma companhia, iluminando um certo grupo, iluminando certos locais, etc, é muito comum a gente ter aquele start e acabar colocando coisas nossas em primeiro plano.

E, muitas vezes, a gente se esquece que o cliente também tem um gosto dele, que a companhia tem, que o espetáculo tem… Isso dentro da arte a gente chama de dramaturgia.

É você ver a questão dramatúrgica do espetáculo pra poder estar trabalhando com ele, é pra você estar trabalhando a linguagem visual adequada àquela dramaturgia.

 

A Iluminação Cênica é para diversos projetos?

Na música e musicais é a mesma coisa, na arquitetura também…

Não é porque eu estou iluminando uma casa que é que eu vou colocar o meu gosto.

Entenda que você pode colocar o seu gosto, mas tem que primeiro saber o que o seu cliente precisa, o que ele quer ver num determinado espaço.

Já aconteceu comigo dentro da área de show e teatro, a pessoa vem:

“ah, eu quero determinada luz”,

e a pessoa vem a foto lá, e pergunta:

“tem como deixar dessa forma?”

 

E muitas vezes você olha para aquilo e você fala: “nossa, será que eu vou ter condições de fazer isso?”

Porque, de repente, pra eu estar com um determinado aparelho eu sei que tem um certo custo, e você sabe que não vai ter aquilo, mas dentro daquilo, o que eu consigo chegar?

Então, muitas vezes já aconteceu isso comigo, principalmente quando estou montando fora do meu trabalho.

Eu vou montar e às vezes o técnico que foi chamado para executar ele quer fazer o mais fácil para ele e, muitas vezes, ele está colocando o gosto dele em primeiro lugar.

Pra facilitar para ele, ele fala: “eu vou colocar isso daqui que vai ser a mesma coisa”, não, às vezes não é. Se você tem um aparelho disponível e você consegue colocar, por que não o fazer?

 

Mas e sobre as cores na Iluminação Cênica?

Eu sei que muitas vezes a gente acaba colocando, por exemplo, cor… 

Quando trabalhamos com cor…

Sempre tem certas coisas que nos animam muito mais que outras, mas pro cliente quando ele chega pra você e ele fala: “aqui eu quero um determinado azul, que vai ser desse tom… Um tom mais claro”…

 

Você tem que trabalhar aquilo de uma forma que ele vislumbre aquilo.

É uma coisa que eu sempre falo, na área do entretenimento, nós trabalhamos com sonhos.

O espetáculo ele é um sonho realizado ao vivo.

Em espetáculo nessa abrangência geral mesmo, em musical, em shows, em teatro, dança, enfim…

Seja lá a linguagem que você estiver trabalhando, o tipo de espetáculo que você tiver executando, a obra que você tiver executando…

O importante sempre é você entender o que o cliente quer para tentar traduzir isso da melhor maneira possível para aquele espaço dentro da linguagem visual com que você vai trabalhar com ele.

Com certeza você vai ganhar muitos pontos com ele, você vai ser muito bem falado, você vai ficar bem quisto, ou seja, eles vão gostar de você muito mais.

Você consequentemente pode ser indicado por outras pessoas também, porque é aquela pessoa que te contratou vai falar:

“nossa, olha, ele conseguiu fazer o que eu queria”.

Então acho que vai ser legal também para você.

 

Ufa… a compreensão dos profissionais envolvidos no Projeto em Iluminação Cênica

Veja que legal, a gente conseguir tentar transpor aquilo que o nosso cliente quer da melhor maneira possível para aquilo que ele precisa. Isso forma uma bola de neve.

É algo que começa aqui pequeno e vai andando, andando, quando você vê já está grande ali.

Ou seja, você está se tornando conhecido no meio, você está se tornando querido, você está sendo chamado para outros trabalhos…

Independente se você for iluminador, se você for técnico, se você for montador, se você, de repente, for [ininteligível 00:05:04], se você de repente só foi chamado para fazer uma pequena etapa.

Mas você vai estar lá dentro.

Por quê? Porque você soube respeitar o outro.

Você soube respeitar o que seu cliente queria ou o que aquela pessoa que te chamou queria.

 

Então, isso é muito importante para a gente sentar, pensar e repensar cada vez mais nisso. Deixar um pouco o nosso gosto pessoal.

Eu faço muito isso…

Quando eu tenho um briefing, que eu faço com todas as pessoas com que eu vou executar o trabalho, eu tenho um certo briefing mesmo dentro do meu trabalho.

Eu sempre chego e questiono, sempre tento estudar o que aquela pessoa gosta, se não iluminador, se já teve alguma iluminador…

Eu pergunto o que ocorreu com esse iluminador pra ter saído, ter trocado…

Então, tem diversas questões que você tem que levar, e você que faz isso no briefing.

O briefing é esse questionário que você tem antes de começar a executar qualquer trabalho, qualquer projeto.

Antes de você, realmente, apresentar as primeiras argumentações, o primeiro start do projeto pro seu cliente.

 

Na Iluminação Cênica é importante saber muito sobre a percepção 

Então fica essa dica de hoje. Vamos parar e analisar um pouco, vamos dar mais ênfase naquilo que o nosso cliente quer e não nossos desejos ou nossos anseios.

Pelo jeito eu tenho certeza que vamos querer o melhor produto pra gente poder estar trabalhando, só que, muitas vezes, ter um produto muito bom nem é necessário para aquilo.

De repente, você consegue resolver de uma maneira muito mais simples.

A partir do momento que a gente começa a questionar muito tecnicamente as coisas, aquilo se torna complexo…

Muitas vezes o complexo, gente, ele complica tudo.

 

O complexo põe certas limitações que acabam impedindo a sua criatividade de agir.

Vamos pensar muito nisso quando a gente for tratar novamente de um novo conceito.

Tenta mudar um pouquinho tudo aquilo…

De repente eu estou acostumado a trabalhar com tom de azul… Eu adoro o azul 079 para trabalhar, só que não é em todo lugar que eu posso usá-lo…

Quando eu posso, eu acabo até usando, como já usei diversas vezes, mas eu sempre tento buscar outras tonalidades também estar atrapalhando trabalhando.

Com isso você vai descobrir novas formas de iluminar.

Até a próxima. Luz sempre.

 

BORA ILUMINAR O MUNDO!!!

 

Fontes

foto: https://atalian.co.th/2020/02/14/ideal-lighting-in-workplace/

 

 

Brindes especiais do post

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Agora poderá ouvir o Podcast do “Cartilha de Iluminação Cênica”, ouça no link abaixo:


Iluminação cênica online Alessandro Azuos

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