Iluminação Cênica: função "Ser Iluminador" (parte 3/3)

Ser-Luz,  outra função de extrema importância na Iluminação Cênica: o iluminador.

Esse post é parte 3/3 de uma trilogia sobre as funções no ramo da Iluminação Cênica.

Seu sucesso foi tão grande entre meus vídeos que agora o trouxe para cá também, registrando mais uma nosso setor de trabalho.

Para que eu não seja repetitivo, vou pedir para ler sobre a Lei 6533/78 explicada no post anterior, clique aqui.

 

Atenção: esta trilogia comentando sobre as funções são opiniões pessoais, não nenhuma ligação de forma acadêmica ou com algum SATED.

 

Função: SER ILUMINADOR na Iluminação Cênica

Ser-Luz, terminando essa trilogia sobre as funções, agora o “Ser Iluminador”, que baseado na lei 6533 lá de 1978, é artista que o profissional que cria, interpreta ou executa obra de caráter cultural de qualquer natureza”.

No Dicionário de Iluminação Cênica, de Alessandro Azuos, encontramos a seguinte descrição:

ILUMINADOR: é o profissional capacitado para criar projetos de iluminação em diversas situações funcionais ou artísticas, alguns adotam o nome em inglês Lighting Designer. Esse profissional tem a responsabilidade de criar seu projeto visual para espetáculos em geral, arquitetura e quaisquer espaços que necessitem de uma iluminação artística ou funcional, faz uso de diversos instrumentos de iluminação, podendo utilizar fontes convencionais, robóticas ou mesmo desenvolvê-las originalmente para um determinado projeto; este mesmo profissional deverá detalhar sua obra através de uma documentação de iluminação para que outros profissionais tenham acesso e possam necessitar das informações técnicas de seu projetos de iluminação, sejam para montagens ou compreensão técnica de sua obra.

Infelizmente temos aqui no Brasil uma visão as vezes errada sobre a função do iluminador:

      • muitos acham que por “escolherem uma cor, colocar um determinado refletor ou mesmo decidir e opinar por um determinado ângulo no espetáculo”, já se torna iluminador, o que considero um grande engano.

Já participei de muitas montagens em que esse profissional acaba sendo substituído por outra pessoa, sem conhecer absolutamente nada sobre a área do design de luz,

ou pior ainda, muitas vezes sem ser do ramo artístico e técnico; essa substituição, na maioria destes casos, alega optar em não contratar um profissional qualificado por questões financeiras.

Muito triste saber, mas, é comum que a busca pelo lucro prevaleça sobre a qualidade do trabalho em muitos setores, incluindo o entretenimento.

É importante destacar que em muitos casos, isso resulta em profissionais sem qualificação adequada sendo contratados para realizar tarefas em áreas para as quais eles não possuem conhecimento especializado, como é o caso de um iluminador ser substituído por outra pessoa não da área.

Essa situação é preocupante, pois a iluminação é um aspecto fundamental na produção de espetáculos teatrais e de dança, e uma equipe mal capacitada pode prejudicar seriamente a qualidade final do produto. Além disso, a falta de experiência pode colocar em risco a segurança dos artistas e dos equipamentos.

É necessário que as produções invistam em profissionais capacitados e especializados, mesmo que isso signifique um investimento maior, isso garantirá a qualidade do espetáculo e a segurança de todos envolvidos.

A escolha do profissional certo pode fazer a diferença entre um espetáculo bem-sucedido e uma apresentação medíocre.

 

Função Iluminador na Iluminação Cênica

Eu sempre costumo dizer que a função de “Ser Iluminador” é o profissional que entende do operacional e técnico, mas com uma visão e mais ampla e alinhada no processo de criação técnica através da arte.

Enquanto um operador se preocupa em seguir um roteiro de espetáculo,

o técnico se baseia na montagem através de uma planta de iluminação,

o iluminador cria toda essa estrutura com base em conhecimentos técnicos na iluminação de espetáculos alinhados ao estudo das artes e design visual.

Certamente tudo isso para compor visualmente e trazer emoção e clima com uso das cores, posições, seleção de aparelhos, tempo.

Esclarecer que é o profissional que entende sobre percepção, forma e movimento, que para mim formam a base da criação de um Projeto de Iluminação Cênica.

Atualmente quem se propõem a criar a iluminação de um espetáculo, tem que entender que não é possível criar um visual somente através do “instinto criativo”.

Contudo deve ter um conhecimento técnico alinhados às suas necessidades.

E esse novo perfil profissional do iluminador de hoje em dia, não pode ter o mesmo pensamento que se tinha 15 anos atrás, que era um mundo mais analógico, muito mais simples de se criar um projeto de Iluminação Cênica.

Portanto sabemos que a Iluminação Cênica é um elemento fundamental em todos os tipos de espetáculos.

Sejam eles teatrais, musicais, dançantes ou eventos ao ar livre, e que um profissional criará o clima, a atmosfera e dará vida ao palco, transformando a apresentação em uma experiência única para o público.

Acima de tudo o iluminador, ou iluminadora, deverá ter noção que é o principal responsável pelo visual a ser aplicado às cenas dos espetáculos.

Criar um Projeto de  Iluminação Cênica para qualquer espetáculo é muito mais do que simplesmente escolher lâmpadas e ajustar refletores.

Em conclusão é preciso ter um vasto conhecimento técnico e artístico para criar projetos de luz impactantes e funcionais para espetáculos teatrais, musicais e corporativos.

 

7 Habilidades Do Iluminador Na Iluminação Cênica, Por Alessandro Azuos 

Aqui destaco 7 competências e habilidades que considero mais importantes para se tornar um Iluminador bem-sucedido:

      1. Conhecimento técnico em luz e iluminação: o profissional precisa ter conhecimento técnico em várias áreas para criar projetos de luz de alta qualidade para espetáculos e instalações, desde compreender conceitos básicos de luz, como cor, intensidade e direção, e como esses conceitos podem ser aplicados a cenários diferentes. 
      2. Conhecimento sobre design: isso inclui compreender princípios de design, como equilíbrio, contraste, proporção, etc., e ser capaz de aplicá-los na criação de projetos de iluminação, ter habilidade para criar projetos visuais impactantes e alinhar as cores e a luz ao estilo e estética do espetáculo. 
      3. Visão criativa: é a capacidade de compreender e interpretar a mensagem que se deseja transmitir através da iluminação e criar soluções inovadoras e atraentes para enriquecer a experiência do espectador, é necessário ter conhecimento sobre percepção, forma e movimento, bem como ter habilidades para experimentar e combinar diferentes técnicas de iluminação para criar diferentes atmosferas e efeitos. 
      4. Habilidade de comunicação: a habilidade de comunicação é vital para o sucesso profissional, é preciso ser capaz de expressar suas ideias claramente e de maneira efetiva tanto com os membros da equipe quanto com o diretor ou o cliente. Também é conveniente ser bom ouvinte e capaz de entender as necessidades e expectativas de seus colegas e clientes para produzir trabalhos satisfatórios. 
      5. Trabalhar em equipe: deve ser capaz de trabalhar com outros profissionais envolvidos no projeto, incluindo diretores, designers de cenário, técnicos de som e luz, produtores e artistas, isso inclui uma boa comunicação entre todas as áreas para garantir que suas ideias sejam compreendidas e que as decisões sejam tomadas de forma eficaz. 
      6. Conhecimento da indústria do entretenimento: o conhecimento da indústria do entretenimento inclui compreender as tendências atuais, conhecer os equipamentos e tecnologias disponíveis, e ter uma boa compreensão das restrições financeiras e logísticas que podem impactar o projeto, além de ser capaz de trabalhar em estreita colaboração com outros profissionais, como diretores, técnicos de som, coreógrafos e atores, para garantir que suas criações sejam realizadas da melhor forma possível. 
      7. Organização: é algo fundamental para o iluminador no entretenimento, já que trabalha em diversos projetos complexos e dinâmicos com muitos elementos diferentes. É importante ter habilidades de gerenciamento de tempo e projetos, bem como capacidade de trabalhar de forma eficiente e colaborativa com outros membros da equipe, como engenheiros, técnicos e outros designers

 

Para Resumir A Função Do Iluminador Na Iluminação Cênica

A profissão de iluminador é dinâmica e exige uma série de habilidades diferentes, no entanto, se você estiver disposto a trabalhar duro e a desenvolver suas habilidades, poderá alcançar o sucesso e criar projetos incríveis de luz para espetáculos em geral.

A indústria do entretenimento é muito competitiva, mas a recompensa pela sua criatividade e dedicação é incrível, é importante lembrar que a jornada para se tornar um iluminador bem-sucedido não é fácil, mas vale a pena.

É necessário ter e desenvolver habilidades técnicas e intuitivas, desenvolver e estudar sobre design, ter visão criativa e habilidade de comunicação, conhecer sobre a indústria do entretenimento e ter organização nas produções.

Se você estiver disposto a trabalhar duro e a desenvolver essas habilidades, poderá ter sucesso como iluminador e desfrutar de uma carreira gratificante e criativa.

 

CONVITE ESPECIAL PARA ASSISITIR MINHA ENTREVISTA PARA A REDE GLOBO – REGIONAL CAMPINAS:

 

LEIA O POST 01, AQUI “SER OPERADOR”

LEIA O POST 02, AQUI “SER TÉCNICO”

BORA ILUMINAR O MUNDO!!!

 

Créditos

Fotos: Juliana Hilal

Arte: Alessandro Azuos

 

Brindes especiais do post

Saiba mais no maior canal sobre Iluminação Cênica do Brasil, inscreva-se GRÁTIS agora mesmo aqui.

 

Agora poderá ouvir o Podcast do “Cartilha de Iluminação Cênica”, ouça no link abaixo:

 

BORA ILUMINAR O MUNDO!!!


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