7 dicas para quem inicia na Iluminação Cênica

Fala Galera Iluminada, blz por ai? A Iluminação Cênica, se expande para outras áreas, ela não fica somente no teatro e na dança.

Hoje em dia, a iluminação cênica tomou proporções extremamente grandes, dando espaço para estar em outros ramos de trabalho, sobre isso que quero comentar neste blog especialmente criado para você, PROFISSIONAL EM ILUMINAÇÃO CÊNICA.

Caso você esteja conhecendo meu trabalho agora no Cartilha da Iluminação Cênica, ele está entre os canais mais antigos no Brasil que fala da questão da iluminação cênica em si.

Eu tenho um blog que mantenho desde 2009 – 2010 aproximadamente, onde falo exclusivamente da iluminação cênica.

 

Por quê essas dicas especiais?

Consegui montar depois de alguns cursos que fiz, muitos materiais que precisava utilizar de alguma maneira, se você não sabe, estudei fora do país e com isto, expandi muito na questão da iluminação cênica.

Hoje em dia a iluminação cênica não é mais tratada dentro das artes dos espetáculos, ela vai muito além disso.

Seja muito bem-vindo para entender e compreender um pouco mais do que é a iluminação cênica e todo esse universo lumínico que acompanha a nossa profissão.

Muitas pessoas me procuram para saber como iniciar a carreira, cursos e etc, então preparei sete tópicos relacionados a nossa carreira de iluminação, principalmente para quem está começando.

Sei que no início temos a ilusão, como em qualquer trabalho, mas aqui vamos falar especificamente dentro da carreira de técnico e da carreira de iluminador, que são as duas carreiras que temos no Brasil.

 

Vamos falar sobre as 7 dicas na Iluminação Cênica:

1) Escolha com amor:

Escolhemos a nossa profissão porque a amamos. Quando você é criança você não diz “ah eu quero ser iluminador ou técnico de iluminação”, você fala que vai ser artista, mas não fala que vai ser o técnico.

Essa é uma área que é descoberta com o tempo, onde você vai se apaixonando de tal forma, que nunca mais acaba largando.

Quando a gente faz o que ama, termina sendo feito com muito mais dedicação, carinho e as pessoas percebem isso.

2) Não temos formação acadêmica:

Nós não temos ainda uma formação específica aqui no Brasil, temos a SP Escola de Teatro em São Paulo que forma técnicos, que é uma escola extremamente interessante, mas com nível técnico ainda.

Existem diversos cursos acontecendo no Brasil e isso é muito legal, sempre que vejo cursos novos acabo colocando dentro na página.

3) A “estrada” é uma grande escola:

Por mais que você conheça tecnicamente, a estrada ainda é uma grande escola.

A “estrada” que eu digo, é o dia a dia, é montar e desmontar, é pegar refletor, é subir e descer, é você pegar um software, é você estudar aquele software, é você trabalhar em grupo, é você chegar nos teatros e entender que cada um trabalha de uma maneira, se você trabalhar num teatro particular será bem diferente de uma rede municipal, de uma rede estadual, de teatros, teatros privados, cada um tem à sua maneira. Então, a estrada é uma grande escola.

4) Conhecer tecnicamente todo o material:

É extremamente importante conhecer tudo aquilo que você vai trabalhar, se atualize.

Você quer conhecer o que é software, vai lá, baixa. Hoje você tem diversas formas de conseguir software.

Na internet tem muitos vídeos ensinando.

Hoje em dia você não tem desculpa para aprender, basta pesquisar na internet, onde temos muitas informações disponíveis, e se for o caso, faça um curso, vá atrás daquilo que você quer.

E com isso conheça todo o material, porque eles são as nossas ferramentas, eles são o que utilizamos no nosso dia a dia.

Então temos que conhecer tecnicamente, seja você técnico ou iluminador.

5) Não existe dia, noite, feriado…:

Se você quer entrar na área e quer trabalhar certinho, desculpa, mas você está na área errada.

Nós trabalhamos em uma área de entretenimento, por isso, costumo dizer que somos “iluminadores de entretenimento”, porque é muito ampla nossa área.

Trabalhamos onde todo mundo se diverte.

Quais os dias que todo mundo tem para se divertir?

À noite, feriados, finais de semana, que é onde temos o maior número de trabalho.

Você pode trabalhar na sua casa com projetos, estudos, mas se você quer trabalhar na área do entretenimento, teatro, danças, shows e áreas correlatas, com certeza você vai ter que esquecer um pouco dias, noites, feriados e finais de semana.

Outra dica que acho legal está passando, as vezes as pessoas têm uma ilusão de tudo isso, eu já encontrei iluminadores reclamando que iria trabalhar final de semana, infelizmente o nosso trabalho está dentro dessas datas, dentro destes horários e feriados.

Devemos aproveitar muito bem quando isso acontece, e lembre-se da primeira dica, quando a gente ama o que faz, terminamos abrindo mão de muita coisa.

6) Estabeleça contatos:

Tem uma palavra bonita, muito usada ultimamente, “network”, uma palavra que pegamos do inglês e acaba sendo utilizada nas nossas redes sociais, do nosso dia a dia.

Estabeleça seus contatos, principalmente se você for freelance. É com estes contatos que você vai conseguir novos trabalhos, novos clientes.

A partir do momento que você vai abrir uma porta e vai até o local, você já fez um novo cliente.

Temos que ter essa visão administrativa da nossa carreira.

Temos que ter noção que, quando você é freelance, é como se você fosse um microempreendedor individual, então você tem que saber empreender na sua carreira, além disso, é importante você estabelecer parâmetros para si.

7) Seja humilde:

Essa é a dica mais importante. Não quer dizer que vou chegar em um local morrendo de medo, pelo contrário, você vai chegar em um local que não é sua casa, então, procure conhecer o sistema do local, faz amizade com o técnico e as pessoas do local, já comece a estabelecer a network.

Comece a entender como é o funcionamento de trabalho daquela casa, pois cada local é diferente.

É aquilo que sempre digo “todas as pessoas tem algo para te ensinar”, todas sem exceção.

Existem pessoas que vão te ensinar a trabalhar muito bem, como também pessoas que nunca vão te ensinar a fazer algo. Mas elas vão te ensinar algo, então tenha humildade de aprender, porque um dia você também vai ter que ter humildade de ensinar.

 

É isso que tento fazer com Cartilha de Iluminação Cênica, estabelecendo este vínculo com você.

Eu me sinto comprometido de está ensinando, passando informações novas acerca do universo “lumínico”T Entretanto todo este universo que a gente trabalha, porque eu sei que em um curso não dá tempo de ver muita coisa.

Eu me sinto comprometido com você para estar passando esses assuntos ligados a toda essa linguagem visual que estabelece através da iluminação cênica.

 

Brindes especiais do post

Saiba mais no maior canal sobre Iluminação Cênica do Brasil, inscreva-se GRÁTIS agora mesmo aqui.

Poderá ouvir o Podcast do “Cartilha de Iluminação Cênica”, ouça no link abaixo:

BORA ILUMINAR O MUNDO!!!


 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo