7 dicas para quem inicia na iluminação cênica

O projeto “CARTILHA DE ILUMINAÇÃO CÊNICA” está entre os canais mais antigos da internet no Brasil sobre essa temática, desde 2009.

Sempre busco o comprometimento com a originalidade em  posts e vídeos aos profissionais, com informações que acercam o universo lumínico em seu todo, é um projeto altruísta do iluminador Alessandro Azuos.

 

Ser iluminado,

Abro o canal de 2017 com essa conversa especial, discutindo sobre 7 fatores, dicas, coisas, o nome que você desejar, para quem está iniciando na carreira, e talvez sirva para muitos profissionais que se encontram há anos também na profissão.

É uma abordagem simples, porém com uma série de reflexões que o auxiliará a repensar em nosso ramo como uma verdadeira profissão, não somente um “bico”, um “trabalho esporádico”, um “trampo que tme artistas”, vai muito além disso.

Existe ainda uma ilusão por parte de muitos, novos e antigos na carreira, que é cheia de glamour por que muitos famosos tem iluminadores, artistas de TV, mas o universo é muito além disso, e como qualquer profissão exige-se um pouco dessas dicas que comentarei hoje no canal, que também encontra-se registrada por post em meu blog.

 

Vamos lá então:

1) VOCÊ ESCOLHE PORQUE AMA

Quando criança você fala em ser artista, mas depois de um tempo você ingressa primeiro numa escola de artes e depois, de alguma forma, você se fascina pelo mundo técnico e nunca mais deixa-o de lado.

2) NÃO EXISTE FORMAÇÃO ACADÊMICA

No Brasil ainda não possuímos formação acadêmica na área da iluminação cênica, temos a SP Escola de Teatro com um ótimo curso na capital São Paulo, mas voltado ao ensino técnico de nossa profissão.

3) “ESTRADA” É UMA GRANDE ESCOLA

“Estrada” é a montagem, desmontagem, viagens, resolver problemas técnicos do dia a dia, é chegar num local e não ter o equipamento que pediu e ter que improvisar.

É solucionar uma lâmpada que queima é o foco principal da obra, enfim, é onde você realmente aplica tudo que aprendeu em cursos ou com alguém de mais experiência que você.

4) CONHEÇA TECNICAMENTE O MATERIAL DE ILUMINAÇÃO

Quando digo conhecer é CONHECER A FUNDO o material que irá trabalhar, os refletores, softwares, APP são ferramentas que temos que dominar hoje em dia.

Até alguns anos atrás era possível dizer “não sei”, mas agora com vídeos tutoriais no youtube, canais especializados (como esse que você está agora), profissionais que se mostram prontos a ajudar em redes sociais e aplicativos, não existe mais desculpa para não conhecer a área.

5) NÃO EXISTE, DIA, NOITE, FERIADO, FINAL DE SEMANA….

Não caia na ilusão que terá os finais de semana livres, feriados também…. todo profissional passará noites em claro se não for em montagem, será pensando como solucionar a iluminação de sua obra, chegará cedo na montagem sem horários corretos para comer e dormir, será o último a sair do local.

Fará de tudo para entregar a obra a tempo do programado; trabalhamos no entretenimento que são esses horários, datas, então já saiba que terá muito trabalho pela frente.

6) ESTABELEÇA CONTATO (NETWORKING)

O contato é algo tão importante, assim como conhecer bem os equipamentos, estar sempre bem disposto, ter um marketing pessoal bem apresentável.

Isso é parte para que você mantenha sempre seus contatos sabendo sobre você, de forma positiva é claro, ainda mais se for freelancer, mais ainda que deverá ter esses quesitos em seu dia a dia, para assim ter novos trabalhos e clientes.

7) SEJA HUMILDE

Não confunda humildade com humilhação, ser humilde é por-se no lugar de que TODAS as pessoas tem algo a te ensinar, você deverá respeitar sempre a opinião do outro.

Isso porque existem conceitos diferentes em cima do mesmo assunto que são interferidos por questões sociais, éticas, morais, cultura, em que cada posição tem a sua, portanto, aprenda também a ouvir e aprender e pare de sentir a “última bolacha do pacote, que geralmente vem quebrada e ninguém mais quer)’.

Fico à disposição para quem quiser conversar sobre os tópicos, só entrar em contato pelos meus canais na internet.

Grato,

cartilha de iluminação cênica

LUZ SEMPRE!!!

obs: criação da foto: arquivo pessoal // foto rosto: Juliana Hilal

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *