Vela e sua história na Iluminação Cênica

Galera ilumina, nesse post ” Vela e iluminação cênica “, quero contar um pouco da história deste instrumento que há anos está presente nos palcos e em nossas vidas.

Para isso, busco no “Dicionário de Iluminação Cênica, de minha organização”, sobre o surgimento da palavra:

 

 

VELA (iluminação): deriva do Latim vigilare, “cuidar, observar, vigiar”. Veio de uma raiz Sâncrita vag’ayami, que quer dizer: “incito, turno alerta, alegre”  (fonte: Dicionário de Iluminação Cênica, de Alessandro Azuos)

Conhecendo sua história

A luz de velas para a iluminação, tanto no sentido funcional quanto simbólico, está presente no mundo,.

Assumidamente, em torno de 2.000 anos, não sabe-se ao certo quando as velas foram criadas, o que sabe-se através de escritos bíblicos, é que foi introduzida a liturgia cristã em 300 DC.

Há vestígios também, de que foram achadas nas pirâmides um certo instrumento muito parecido com a vela que era fabricado por um resíduo em que era aproveitado os restos das lucernas.

Colocavam um cordão no meio e a finalizavam com uma espécie de breu em volta deste material para que não se desfizesse, e assim pudesse criar uma iluminação.

As Velas

As velas estão entre as fontes de uso da antiguidade.

O fato de terem sido introduzidas nas religiões. Principalmente a cristã, deve-se ao fato que os muitas pessoas realizavam seus cultos em cavernas, escondidos devido a proibição.

Utilizavam velas para iluminar os locais, motivo que as utilizam até os dias atuais dentro de seus simbolismos sagrados (por isso vem do latim “vigilare” e significa cuidar, observar, vigiar).

 

Outro fato interessante da presença simbólica da iluminação de velas está no bolos e começou na Grécia antiga.

Os gregos costumavam acender velas no bolo oferecido à deusa Artemis (deusa da caça) que era associada ao luar e à magia, e para eles, as chamas das velas simbolizava a luz do luar.

 

Idade Média

Esse costume chegou à Alemanha, então os camponeses faziam festas que começavam ao raiar do dia. Então as velas eram acesas e as crianças acordavam com a chegada do bolo.

Nessa época o bolo não vinha com a quantidade de velas da idade, porém recebia uma vela a mais para representar o simbolismo da iluminação com referência a: “luz da vida”.

No teatro podemos citar também seu grande uso em espetáculos, porque a iluminação cênica era feita em salas fechadas até o advento da luz elétrica.

Imaginem assistir a um espetáculo em que a luminosidade fica oscilando devido a chama, ou pior, os grandes castiçais que iluminavam a sala toda do teatro.

Respingavam cera em quem estava abaixo dele, não é a toa. Por isso foram criados os camarotes para os nobres e o povo permanecia abaixo.

Independente de sua origem, a vela é uma fonte de iluminação que inspira a momentos aconchegantes. Num jantar a dois, um momento romântico, a brincadeiras de contar histórias.

Entretanto, sabe-se que são utilizadas em rituais em diversas culturas.

É uma forma de energia simples e usarmos na decoração de uma casa. Ora é simplesmente para enfeite ora para causar um charme ao local.

 

Outra curiosidade:

Ao lado, vemos o que podemos chamar de “primeira tentativa de dimerização da luz na história”.

Foi uma idéia que ocorreu na idade média. Sabattini (referência em criações de maquinaria teatral da idade média) deixou em seu livro uma maneira de como diminuir a luz da cena, utilizando dois cones.

Entende-se que quando manipulados para cima e para baixo, alterava-se a intensidade da iluminação.

Um detalhe, não tem-se a certeza se isso foi utilizado ou não por ele.

 

Dicas de vídeos:

Reconstrução do dimmer de Sabatini:

 

Reconstrução do teatro barroco e Velas na Iluminação Cênica

 
Fontes:

https://www.youtube.com/watch?v=j6SKVgOTCxs

https://br.pinterest.com/pin/304485624777171659/

https://www.bristol.ac.uk/drama/jacobean/research3.html

 
Brindes especiais do post

Caro iluminado, cara iluminada, espero que este post ajude muito em sua carreira, quaisquer questionamentos sabe que poderá entrar em contato comigo quando quiser.

Agora poderá ouvir o Podcast do “Cartilha de Iluminação Cênica”, ouça no link abaixo:

Saiba mais no maior canal sobre Iluminação Cênica do Brasil, inscreva-se GRÁTIS agora mesmo aqui.

BORA ILUMINAR O MUNDO!!!


 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo