Iluminação cênica: 5 táticas para o profissional

Iluminação Cênica com 5 táticas que todo iluminador pode ter para crescer na carreira.

 

Caro iluminado!!

Me escreveram há algumas semanas atrás sobre o que considero importante e se existem táticas para crescer como técnico ou iluminador na carreira de iluminação cênica, a pergunta parecia simples, mas fiquei imaginando o que responder.

Falar sobre erros é sempre muito complicado, pois sei que posso “pegar pesado” com alguns egos e muitos em nossa área não gostam de receber um feedback.

O que descrevei hoje não é motivo de crítica para ninguém e muito menos destinado ironicamente ao nosso mundo profissional, apenas comento sobre 5 táticas na iluminação cênica que utilizo e sei que servem para você e para mim.

Por eu ter uma formação ligada ao Marketing, sempre penso em nossa carreira como uma empresa que precisa “falar ao mundo e mostrar ao que veio”, então selecionei as atribuições para que você possa crescer comigo, vamos?

Vamos começar então, esteja preparado e leve isso como aprendizagem e não como um “alerta” ou “puxão de orelhas”:

1) SEJA HUMILDE: não confunda humildade com humilhação, as pessoas humildes sempre estão aprendendo, sempre agem com bom humor e sempre vêem o lado positivo de qualquer situação.

2) APRENDA COM PROFISSIONAIS QUE CONHEÇAM: sempre terá alguém do seu lado que sabe mais sobre determinado que você, tente aprender com todos, alguns até ensinam como não deverá agir.

3) PARE DE RECLAMAR DO MATERIAL QUE TÊM EM SUAS MÃOS NO MOMENTO: um profissional de verdade sabe ter resiliência e adaptar-se às novas situações, sabe “se virar” numa linguagem bem informal, veja tudo que tem em mãos o que poderá extrair desse material que possui no momento.

4) APROVEITE AS OPORTUNIDADES PARA CRESCER: as vezes cometemos erros e ficamos mal, mas tente sempre aprender com isso, todos nós erramos, os grandes líderes já erraram e aprenderam muito, não se sinta menor por ter cometido algo ruim, apenas pare, reflita e aprenda com a situação.

5) TODOS TÊM ALGO A TE ENSINAR: sempre digo isso em meus cursos, eu aprendo sempre com os mais novos e mais velhos na carreira, todos os iluminadores e técnicos que recebo sempre troco ideia, pergunto, questiono e me ensinam muito, até os mais chatos… pode ter certeza disso.

Espero que estas dicas possa te auxiliar em seu caminho iluminado para sua carreira na iluminação cênica.

Quaisquer dúvidas é só entrar em contato comigo.

cartilha de iluminação cênica

Forte abraço, luz sempre!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *