Iluminador: a profissão do ‘visual’ para o entretenimento

Iluminador, esse post é especialmente desenvolvido para você,  meu caro iluminado!

Muitos profissionais e pessoas que desejam entrar na profissão me perguntam todos os dias sobre a função do ILUMINADOR. Entretanto, neste artigo vou comentar sobre essa função que causa tanta confusão e são ditas muitas besteiras em relação a ela.

Logo na sequência um vídeo especial que falo sobre o correto uso do termo ILUMINADOR e outras funções. Por outro lado é mais importante é entender esse conceito que existe há 40 anos em nosso país.

 

Qual a regulamentação na profissão do ILUMINADOR?

Quais as funções que ela exige e você se encaixa, como ela foi regularizada, dentre outras informações profissionais relevantes?

A iluminação cênica vem crescendo muito de uns anos para cá, devido a esse aumento e conhecimento em nossa área, houve a necessidades de realmente profissionalizar-se mais, lembro aqui que nossa profissão é regulamentada pela lei 6533 de 24 de maio de 1978 (fonte através do site da SATED SP).

 

Essa regulamentação está bem desatualizada diga-se de passagem. Portanto já se passaram quase 40 anos e não houve sequer uma modificação ou quaisquer alterações.

 

O ILUMINADOR além da Iluminação Cênica

Então, penso que nossa área é mais abrangente quando nos colocamos à disposição para aumentar projetos em nossa função enquanto iluminadores e lighting designers que somos.

Estudamos os equipamentos técnicos, todo seu processo físico (hardware) e digital (software). Portanto devemos sim começar a exigir de nosso sindicato nossos direitos.

Podemos também projetar iluminação para:

  • teatro, dança, eventos corporativos e
  • até  para galerias de arte juntamente com arquitetos e engenheiro.
Entendemos sobre iluminação cênica e tudo que aborda e permeia os assuntos a nossa profissão. Devido a isso defendo que somos ILUMINADORES PARA O ENTRETENIMENTO.

 

Isto envolve diversas áreas para que possamos ampliar nosso campo de investigações e processos de trabalho.

No vídeo, amplio mais essa minha defesa e argumento a importância de nos atualizarmos em nossa carreira juntamente com o SATED regional.

É um direito nosso previsto em lei, enquanto não nos unirmos nunca conseguiremos de forma alguma, melhorar nossas condições de trabalho em nosso pais.

 

Brindes especiais para sua carreira na Iluminação Cênica

Saiba mais no maior canal sobre Iluminação Cênica do Brasil, inscreva-se GRÁTIS agora mesmo aqui.

 

Agora poderá ouvir o Podcast do Cartilha de Iluminação Cênica, ouça no link abaixo:

Outros vídeos que comento sobre nossa carreira de ILUMINADOR na Iluminação Cênica (seguido do Podcast):

 

 

BORA ILUMINAR O MUNDO!!!


 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo