Iluminador: a profissão do ‘visual’ para o entretenimento

“Iluminador: a profissão do ‘visual’ para o entretenimento”

Sobre isso que gostaria de argumentar contigo meu caro iluminado!

No vídeo logo na sequência, comento um pouco sobre a importância de nossa valorização na profissão, compreender melhor o que é nossa profissão e a função do iluminador.

Quais as funções que ela exige e você se encaixa, como ela foi regularizada, dentre outras informações profissionais relevantes?

A iluminação cênica vem crescendo muito de uns anos para cá, devido a esse aumento e conhecimento em nossa área, houve a necessidades de realmente profissionalizar-se mais, lembro aqui que nossa profissão é regulamentada pela lei 6533 de 24 de maio de 1978 (fonte através do site da SATED SP).

Essa regulamentação está bem desatualizada diga-se de passagem, pois já se passaram quase 40 anos e não houve sequer uma modificação ou quaisquer alterações.

Vejo também pouca luta por nosso Sindicato em relação a tudo isso, por isso argumento um pouco neste vídeo sobre a necessidade de nos informarmos melhor sobre tudo isso.

Penso que nossa área fica mais abrangente quando nos colocamos à disposição para aumentar projetos em nossa função enquanto iluminadores e lighting designers que somos.

Estudamos os equipamentos técnicos, todo seu processo físico (hardware) e digital (software), portanto devemos sim começar a exigir de nosso sindicato nossos direitos.

Podemos sim projetar iluminação para teatro, dança, eventos corporativos e até trabalharmos em galerias de arte juntamente com arquitetos e engenheiro.

Entendemos sobre iluminação cênica e tudo que aborda e permeia os assuntos a nossa profissão, por isso defendo que somos ILUMINADORES CÊNICOS PARA O ENTRETENIMENTO, que envolve diversas áreas para que possamos ampliar nosso campo de investigações e processos de trabalho.

No vídeo, amplio mais essa minha defesa e argumento a importância de nos atualizarmos em nossa carreira juntamente com o SATED regional.

É um direito nosso previsto em lei, enquanto não nos unirmos nunca conseguiremos de forma alguma, melhorar nossas condições de trabalho em nosso pais.

 

Caso queiram argumentar a respeito do assunto, que sei que é bem vasto, só chamarem e trocamos ideias.

cartilha de iluminação cênica

LUZ SEMPRE!!!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *