Iluminação Cênica 'chiaro-escuro' com Fritz Lang

Caro iluminado, grandes diretores nos brindam com suas excelentes fotografias nos filmes. Fritz Lang é um mestre de técnicas aplicadas ao visual cinematográfico, por isso comento hoje sua obra inspirada em Brecht.

Sabe aquele filme que antes de assistir já criamos um pré-conceito dele, mas ao final agradecemos por tê-lo assistido, e chega a arrepender-se por não conhecê-lo antes?

Pois é assim que me sinto hoje, neste momento. Após assistir “Os carrascos também morrem” (Hangmen Also Die!) – 1943 – direção de Fritz Lang e obra de Brecht e Lang, com roteiro de John Wexley.

 

O roteiro

É uma obra de arte, conta a invasão nazista na Checoslováquia no período da segunda guerra mundial.

Através de personagens da resistência quanto ao regime em seu país, no qual manipulam investigações para enganar a Gestapo que busca o assassino de seu líder, o autor do crime – que logo no início já sabemos quem é – busca refúgio na casa de um professor, que também é procurado pelos alemães, criando a partir daí toda a trama, numa obra cinematográfica que mistura a ficção e a realidade da qual sabemos que o regime ditatorial de Hitler agiu por onde passou.

  • o filme demonstra claramente, assim como a maioria das obras de Brecht, o quanto é importante unir-se com inteligência para derrubar um comando forte e sem piedade como foi o de Hitler;

  • uma abordagem muito inteligente da forma com que um povo desprovido de armamento e poder, deve usar o poder da palavra, influência informal e principalmente, a manipulação de situações através de situações perspicazes com ousadia e muita inteligência organizada para derrota de um poder que oprime o seus cidadãos.

 
Iluminação Cênica, nunca julgue antes…

Mas voltemos agora a algo que nos interessa muito, eu disse que assisti com um pré conceito por causa do diretor, lembro de seu filme Metrópole, que confesso não ter gostado, e julguei por esse motivo, mas o respeito pela forma com que “re”criou o cinema e sua importância dentro dele, bem como a forma ousada e vanguardista com que dirigia toda sua equipe, criando um cinema além de seu tempo, e técnicas que deram início a uma nova visão dos filmes e gravações, e neste filme não foi diferente!

A direção de câmera, os personagens em quadros perfeitamente encaixados, isso sem contar na fotografia, digna de ser minuciosamente estudada, mas aqui farei apenas um esboço para atiçar a sua curiosidade em assisti-lo.

Como em meus comentários o que importa é a cena visual, não falarei sobre os personagens, mas sobre a cena em si, como um todo.

Busquei diversas fotografias das cenas que tenho guardado na memória, e achei apenas algumas das quais comentarei aqui:

Esta cena apresenta-se logo no início, após o crime que o personagem comete, e aparecesse fugindo da Gestapo, reparem que ele aparece num “quase escuro”, com apenas uma incidência de luz em praticamente metade de seu corpo, e as sombras que demonstram seu semblante de cautela.

 
 

Outra cena que comento passa-se dentro do escritório da Gestapo, em que uma senhora é interrogada e “quase” manipulada a comentar sobre ocultar informações do matador do líder da organização. Preste atenção na fotogrfia acima, em que “brinca” com a sombra, num clima de suspense. Causa a impressão que esses “generais da Gestapo” fossem seres ocultos, com uma “alma escura”, uma cena muito interessante, uma fotografia maravilhosa.

 
A importância da fotografia em preto e branco e Iluminação Cênica

Ver toda a fotografia, num filme em preto e branco, nos mostra:

  • o quanto a luz, mesmo sendo somente a cor branca, nos possibilita trabalhar com o contraste “chiaro-escuro”, que foi um dos princípios de iluminação do grande encenador, também tcheco, Svoboda, e…

  • posso citar também os estudos de Adolph Appia, suiço, nos deixou em seus escritos.

Cabe a nós iluminadores sabermos trabalhar com isso, não adianta enchermos de cores se não sabermos nem como o branco age em nosso campo físico-material, para que possamos entendê-lo como ela age em nossa psique-semântica, para depois de toda essa compreensão, iniciemos nossa trajetória da pesquisa cromática nas cenas em que trabalhamos.

 Na sequência, uma série visual da bela fotografia deste filme, que nos inspira em nossos projetos da iluminação cênica:

 

 

 

 

Deixo aqui 2 sugestões de meus posts para complementar à leitura:

Iluminação Cênica é a engrenagem da ação visual

Iluminação Cênica: obras George de La Tour

Links de fotos e comentários de base para o texto:

http://www.adorocinema.com/filmes/filme-6168/

http://rubens-oscarrascostambemmorrem.blogspot.com.br/

http://blogs.estadao.com.br/luiz-carlos-merten/a-parceria-brechtlang/

http://maniacosporfilme.wordpress.com/2010/11/15/os-carrascos-tambem-morrem-uma-propaganda-de-guerra-com-falhas-mas-que-entretem/

http://memorialdafama.com/cinemania/C/CarrascosTambemMorrem.htm

https://quixotando.wordpress.com/2007/09/12/os-carrascos-tambem-morrem-hangmen-also-die-1943/1943-hangmen-also-die-os-carrascos-tambem-morrem-011/

https://dicasdefilmespelascheila.blogspot.com/2018/10/filme-os-carrascos-tambem-morrem-1943.html

Os Carrascos Também Morrem (Hangmen Also Die!, 1943)

 
 
Brindes especiais do post

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Agora poderá ouvir o audio no “LIGHTCAST” do CARTILHA DE ILUMINAÇÃO CÊNICA:

BORA ILUMINAR O MUNDO!!!


Iluminação Cênica Alessandro Azuos

 

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